Fundo
Domingo, 29 de Junho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/06/2021

10º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Gn 3,9-15 Salmo: Sl 130(129) - No Senhor toda a graça e redenção! 2ª Leitura: 2Cor 4,13-18;5,1
evangelho
Se uma família se divide internamente, ela não consegue manter-se - Mc 3,20-35

Jesus voltou para casa, e outra vez se ajuntou tanta gente que eles nem mesmo podiam se alimentar. Quando seus familiares souberam disso, vieram para detê-lo, pois diziam: “Está ficando louco”. Os escribas vindos de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Beelzebu e expulsava os demônios pelo poder do chefe dos demônios. Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino se divide internamente, ele não consegue manter-se. Se uma família se divide internamente, ela não consegue manter-se. Assim também, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, ele não consegue manter-se, mas se acaba. Além disso, ninguém pode entrar na casa de um homem forte para saquear seus bens, sem antes amarrá-lo; só depois poderá saquear a sua casa. Em verdade, vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um ‘pecado eterno’”. Isso, porque diziam: “Ele tem um espírito impuro”. Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe: “Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele respondeu: “Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?” E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Celebramos o décimo domingo do Tempo Comum. O Evangelho nos coloca diante da multidão que procura por Jesus porque reconhece que o que Ele ensina e faz dá sentido à vida e faz viver. Já para outros, tudo o que Jesus ensina e faz parece loucura. Agradeçamos ao Senhor este dia que Ele nos concede e sua Palavra que vamos meditar.


Leitura (Verdade)

Ao ler o evangelho preste atenção a quem Jesus está se dirigindo? Qual o contexto da narrativa? O que busca a multidão que procura por Jesus? Qual ensinamento Jesus quer transmitir com o exemplo da viúva? Qual é a crítica feita por Jesus?

Evangelho: Mc 3,20-35: Jesus voltou para casa, e outra vez se ajuntou tanta gente que eles nem mesmo podiam se alimentar. Quando seus familiares souberam disso, vieram para detê-lo, pois diziam: “Está ficando louco”. Os escribas vindos de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Beelzebu e expulsava os demônios pelo poder do chefe dos demônios. Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino se divide internamente, ele não consegue manter-se. Se uma família se divide internamente, ela não consegue manter-se. Assim também, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, ele não consegue manter-se, mas se acaba. Além disso, ninguém pode entrar na casa de um homem forte para saquear seus bens, sem antes amarrá-lo; só depois poderá saquear a sua casa. Em verdade, vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um ‘pecado eterno’”. Isso, porque diziam: “Ele tem um espírito impuro”. Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe: “Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele respondeu: “Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?” E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

"Toda a história humana é perpassada por uma luta tremenda contra as potências das trevas. A luta, começada na origem do mundo, durará até o último dia. Inserido nesta batalha, o homem deve combater, sem interrupção, para poder permanecer unido ao bem, e só pode conseguir isto – com grande esforço – com o auxílio da graça. A existência cristã começa com a vitória radical sobre o mal no Batismo. Prolonga-se, depois, com a participação dos outros sinais da vitória de Cristo: os sacramentos. Na vida comunitária, formamos a nova família de Jesus. Todos conhecemos o poder do inimigo; por isso, no Pai-Nosso pedimos que ele mesmo nos livre do mal e nos ajude a perceber as ciladas – as tentações – do inimigo." (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você, a sua vida? De que forma o gesto da pobre viúva nos serve de exemplo? Sabemos ofertar o que temos e partilhar o que somos com generosidade? Você confia na providência de Deus?

“A viúva do Evangelho [...] é vista como atitude interior de quem funda a própria vida em Deus, na sua Palavra, e confia totalmente n’Ele. A da viúva, na antiguidade, constituía em si uma condição de grave necessidade. Por isso, na Bíblia, as viúvas e os órfãos são pessoas das quais Deus se ocupa de modo especial: perderam o apoio terreno, mas Deus permanece o Esposo delas, o seu Pai. Contudo a escritura diz que a condição objetiva de necessidade, neste caso o fato de ser viúva, não é suficiente: Deus pede sempre a nossa livre adesão de fé, que se expressa no amor por Ele e pelo próximo. Ninguém é tão pobre que não possa dar algo” (Papa emérito Bento XVI).

Oração (Vida)

“Senhor Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai os nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão da vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando a nossa cruz e ungidos por vosso envio. Dai-nos sempre o fogo do vosso Santo Espírito, que ilumine as nossas mentes e desperte em nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, especialmente aos aflitos, e o ardor por anunciar-vos. Discípulos e missionários vossos, nós queremos remar mar adentro, para que os nossos povos tenham em Vós vida abundante e construam com solidariedade a fraternidade e a paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós. Amém” (Papa emérito Bento XVI, 2007).

Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os familiares chamam Jesus de louco, e os escribas dizem estar ele possuído pelo demônio. Muitos, no entanto, se reúnem em torno dele, tanta gente que nem ele nem os apóstolos tinham tempo de se alimentar. Os familiares de Jesus aparecem no começo e retornam no fim da cena, formando uma moldura em torno dos escribas, que acusam Jesus de ter um espírito impuro. Já ouvimos em Marcos, na primeira ação pública de Jesus na sinagoga de Cafarnaum, gritarem os escribas com a voz do demônio: “Vieste para nos arruinar?”. A batalha se define. Jesus se opõe ao poder demoníaco no demônio e em seus agentes. “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela”. Define-se também a família de Jesus, sua comunidade, que chamamos de Igreja, formada por todo aquele que faz a vontade de Deus. Por que disseram os escribas que Jesus tinha um espírito impuro e expulsava demônios pelo príncipe dos demônios? Mateus e Lucas contam o mesmo episódio a partir de seu início. Jesus tinha curado um possesso surdo e mudo, segundo Mateus. Lucas diz apenas que Jesus havia expulsado um demônio que era mudo. E ninguém se alegrou? Ao contrário, criticaram e atacaram Jesus! Sem se dar conta, colocam o demônio destruindo o demônio. Jesus, porém, leva a questão mais a fundo. Se vocês blasfemam contra mim porque não sabem quem eu sou, podem até ser desculpados, mas que não se alegrem com alguém que recuperou a forma humana, e que é igual a vocês, isso não tem desculpa. É pecar contra o Amor, é blasfemar contra o Espírito Santo. Terminamos o Tempo Pascal, celebramos a Trindade e Corpus Christi e entramos na décima semana do Tempo Comum. Nos domingos retomamos o Evangelho de Marcos e, na semana, começamos a leitura sequenciada do Evangelho de Mateus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.