Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/08/2024

20ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Ez 24,15-24 Salmo: (Sl)Dt 32,18-21 - Esqueceram o Deus que os gerou.
evangelho
Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus; depois vem, segue-me. - Mt 19,16-22

–Alguém se aproximou dele e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para obter a vida eterna?” Jesus lhe disse: “Por que me perguntas a respeito do que é bom? Um é o bom, mas, se queres entrar para a vida, guarda os mandamentos!” Ele perguntou: “Quais?” Jesus lhe respondeu: “Estes: ‘Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não darás falso testemunho, honra o pai e a mãe’, e ‘amarás teu próximo como a ti mesmo’”. O jovem lhe disse: “Tudo isso tenho guardado. O que ainda me falta?” Jesus lhe respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus; depois vem, segue-me!” Tendo ouvido isso, o jovem foi embora entristecido, pois tinha muitos bens.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.




Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.

Leitura (Verdade)

Leia o texto do Evangelho de hoje com bastante calma, quantas vezes julgar necessário. Procure compreender o contexto do relato: o jovem, as perguntas que são feitas, os mandamentos, a proposta de Jesus. Que mensagem o texto transmite?

Evangelho: Mt 19,16-22 –Alguém se aproximou dele e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para obter a vida eterna?” Jesus lhe disse: “Por que me perguntas a respeito do que é bom? Um é o bom, mas, se queres entrar para a vida, guarda os mandamentos!” Ele perguntou: “Quais?” Jesus lhe respondeu: “Estes: ‘Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não darás falso testemunho, honra o pai e a mãe’, e ‘amarás teu próximo como a ti mesmo’”. O jovem lhe disse: “Tudo isso tenho guardado. O que ainda me falta?” Jesus lhe respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus; depois vem, segue-me!” Tendo ouvido isso, o jovem foi embora entristecido, pois tinha muitos bens.

“Um jovem pergunta a Jesus o que deve fazer de bom para ter a vida eterna. O evangelista diz que se tratava de um jovem rico, com a observância dos mandamentos em dia e uma pergunta existencial no coração. Jesus responde que só Deus é bom, fonte de toda bondade, e que a vida eterna é dom, não prêmio pelo cumprimento irrepreensível da Lei. Diante do desejo maior desse coração jovem, Jesus ultrapassa a normalidade da vida cristã e o convida a dar um salto de qualidade: desapego e seguimento. Para amar como se é amado por Deus, é preciso desapego. Talvez nós nem tenhamos riquezas das quais nos desapegar, mas certamente temos algo que exigirá de nós empenho e desapego para alcançar a vida eterna.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Procuro compreender o que o Senhor me diz por meio desse relato bíblico.
Em que direção bate meu coração? Qual meu apelo mais profundo?
Sou rico/a e estou extremamente preso/a ao que tenho, a ponto de desconhecer Deus e os irmãos? Sou pobre de dinheiro ou bens materiais, mas rico/a de coração?
Desejo seguir Jesus Cristo com radicalidade?
Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

O maior mandamento é o do amor vivido com radicalidade. Uma religião sem amor não tem razão para existir. Como você pretende viver os apelos que o senhor lhe revelou neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são parecidos, mas não são iguais. É recomendável lê-los com atenção, observando as diferenças. Não têm erros nem contradições. Ao contrário, cada evangelista tem sua maneira de apresentar os mesmos acontecimentos e ordená-los de forma a dar-lhes um sentido particular ou a fazê-los despertar interrogações na mente do leitor. Um jovem pergunta a Jesus o que deve fazer de bom para ter a vida eternal. Marcos e Lucas escrevem que alguém – uma pessoa de posição, diz Lucas – chamou Jesus de bom mestre e perguntou o que fazer para herdar a vida eterna. Em Marcos, a pergunta é “o que fazer de bom”. Jesus responde com outra pergunta e diz: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Só um é bom”. O que é bom? Quem é bom? Só Deus é bom! Nós fazemos o que podemos, tentando observar os mandamentos. Isso o jovem sempre fez. Faltava-lhe pouca coisa para ser perfeito. Pouca coisa que exigia muita coisa. “Vai”, diz-lhe Jesus, “vende todas as coisas que você tem, dá o dinheiro aos pobres, e depois vem e segue-me”.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.