Fundo
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/01/2023

1ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Hb 3,7-14 Salmo: Sl 95(94) - Não endureçais vosso coração.
evangelho
Se queres, podes purificar‑me - Mc 1,40-45

Veio até ele um leproso suplicando‑lhe, de joelhos: “Se queres, podes purificar‑me”. Compadecido, estendendo a mão, tocou‑o e disse‑lhe: “Quero, sê purificado”. Logo se afastou dele a lepra e ficou purificado. Tendo‑o advertido severamente, logo o despediu. Disse‑lhe: “Vê, não digas nada a ninguém, mas vai, mostra‑te ao sacerdote e oferece por tua purificação o que ordenou Moisés, como testemunho para eles”. Ele, porém, saindo, começou a proclamar intensamente e a divulgar o acontecido, de modo que já não mais lhe era possível entrar publicamente em uma cidade, mas ficava fora, pelos lugares ermos. E vinham até ele de toda parte.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra. Na cura do leproso, que vamos meditar, encontramo-nos com o Senhor da vida que nos liberta e cura. Confiemos no poder e no querer de Deus a nosso favor se nos aproximarmos humildes e fé.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Medite com esta canção:



“Ó Espírito Santo, luz que ilumina a escuridão, vem nos iluminar. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, destacando as palavras e as atitudes que mais lhe chamam atenção. Vale lembrar que, neste primeiro passo da leitura orante, é importante compreender o texto. Por isso, atente-se aos personagens e a suas ações. Observe o que está acontecendo na narrativa.

Evangelho: Mc 1,40-45 Veio até ele um leproso suplicando‑lhe, de joelhos: “Se queres, podes purificar‑me”. Compadecido, estendendo a mão, tocou‑o e disse‑lhe: “Quero, sê purificado”. Logo se afastou dele a lepra e ficou purificado. Tendo‑o advertido severamente, logo o despediu. Disse‑lhe: “Vê, não digas nada a ninguém, mas vai, mostra‑te ao sacerdote e oferece por tua purificação o que ordenou Moisés, como testemunho para eles”. Ele, porém, saindo, começou a proclamar intensamente e a divulgar o acontecido, de modo que já não mais lhe era possível entrar publicamente em uma cidade, mas ficava fora, pelos lugares ermos. E vinham até ele de toda parte.

“Graças ao avanço das ciências, muitas doenças são curadas e a maioria já dispõe de prevenção. A lepra vitimou muita gente, ceifando vidas e colocando à margem um número incontável de pessoas. Além do perigo, a lepra representava culturalmente a chaga do castigo divino. Um leproso se apresenta diante de Jesus. Ele não exige a cura, mas não deixa de solicitar a possibilidade de ser curado. Nas palavras do leproso, a divindade de Jesus é reconhecida e o milagre acontece. A condição para o milagre é justamente a fé. Muitos desejam apenas os milagres, sem o compromisso com o seguimento a Jesus. Sejamos capazes de apresentar nossas necessidades sem exigir que o Senhor faça nossa vontade”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

"Se queres podes curar-me". Jesus enche-se de compaixão por um leproso, estende a mão para ele e o toca. É a mesma Palavra de Cristo que pode nos curar e salvar.
Somos convidados/as a sermos atenciosos e compassivos como foi jesus. Ele nos ensinou e espera de nós essa atitude de compaixão para com os sofredores e necessitados.
Avalie como esta sua fé em Cristo e sua solidariedade com os irmãos.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, você é convidado(a) a dizer ao Senhor o que a sua Palavra provocou em você. Apresente a Deus, Pai de amor e bondade, seu louvor, súplica ou agradecimento.
Senhor, cura os doentes, consola os tristes, dá pão aos que tem fome e força aos que estão na luta pelo bem comum. Amem.

Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Na terra de Jesus, havia um sistema legal de pureza muito rígido. A lepra é uma das coisas que mais transmitem impureza. Além da dor física, os leprosos sofrem a solidão, o preconceito e a discriminação, até no seio da família (Lv 13,45-46). Ao se aproximarem das pessoas, deveriam avisar, gritando. Moravam fora das aldeias e cidades. Perdiam as referências afetivas, familiares e comunitárias. Quem os tocasse ficava impuro. Um deles teve a ousadia de romper com essas normas tão rígidas. Ele se aproxima de Jesus. E Jesus permite. Ele vive a ousadia da fé. Apresenta ao Senhor a oração mais humilde e bela: se queres, tu podes. Jesus se revolve em suas entranhas, se comove no mais profundo do seu interior. E o cura. Ele precisa apresentar-se ao sacerdote e realizar as prescrições da Lei (Lv 14). Jesus o proíbe de falar. Não deseja a fama de um curandeiro. Ele deseja adesão de fé, pois o milagre é sinal do Reino. Quanto mais o proíbe que fale, mais o fato se espalha. A atração se dá pelo testemunho. Ao final, Jesus fica fora. É como se ele se tornasse leproso para sanar as dores da humanidade.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.