Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/05/2024

7ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 20,28-38 Salmo: Sl 68(67) - Reinos da terra, cantai a Deus.
evangelho
Santifica‑os na verdade. Tua palavra é verdade - Jo 17,11b-19

Pai santo, guarda‑os em teu nome, que me deste, para que sejam um, assim como nós somos um. Enquanto estive com eles, guardei‑os em teu nome, o qual me deste, e os defendi, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. Agora, porém, vou para junto de ti e falo estas coisas no mundo para que eles tenham, neles mesmos, minha alegria completa. Eu lhes tenho dado tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Santifica‑os na verdade. Tua palavra é verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Por eles, eu me santifico, a fim de que também eles sejam santificados na verdade.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.
Que possamos acolher a Palavra em nosso coração e concretizar em nossa vida a oração que Jesus faz ao Pai: “Pai Santo, guarda-os em teu nome para que sejam um como nós somos um”.


Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”.

Leitura (Verdade)

Observe a oração de Jesus para os que ele envia a missão. O que ele pede ao Pai? Qual a sua promessa? Que missão lhes confia?

Evangelho: Jo 17,11b-19 “Pai santo, guarda‑os em teu nome, que me deste, para que sejam um, assim como nós somos um. Enquanto estive com eles, guardei‑os em teu nome, o qual me deste, e os defendi, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. Agora, porém, vou para junto de ti e falo estas coisas no mundo para que eles tenham, neles mesmos, minha alegria completa. Eu lhes tenho dado tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Santifica‑os na verdade. Tua palavra é verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Por eles, eu me santifico, a fim de que também eles sejam santificados na verdade.”

“Nesta magnífica oração, Jesus se dirige ao Pai como nosso irmão maior. Ele veio do Pai para cuidar de nós e nos assumiu como irmãos. Realidade que nos enche de alegria. Ele fala ao coração do Pai em nosso nome e fala para nós com os sentimentos de pai/mãe, em um momento de ter que se ausentar fisicamente. Roga ao Pai que nos cuide, proteja, nos mantenha unidos, nos livre do maligno. Pede ainda que o Pai nos dê força e lucidez para atuar no mundo como ele fez: com amor, justiça e misericórdia. Ele quer que sejamos sal, luz, fermento no meio do mundo. Assim como o Pai o enviou para salvar o mundo, agora ele nos delega a mesma missão salvadora. Sigamos confiantes e amparados por esta oração de Jesus.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Leia novamente o texto e deixe-se tocar diretamente pelo Evangelho. Percebi o que o Senhor pede ao Pai em sua oração?
O que é ser testemunha de Cristo no mundo de hoje?
Quem foram as pessoas que lhe transmitiram a fé cristã?
Quais pessoas você recorda como testemunhas dos valores cristãos?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.>br> Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Deixe-se provocar pela ação de Jesus. Qual será sua ação concreta de hoje, a partir da escuta, meditação e contemplação do Evangelho?
Viver e testemunhar a Fé em Cristo, no Amor do Pai e no Sopro do Espirito.
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O Espírito que vem no dia de Pentecostes é o Espírito da Verdade. Rezamos com Jesus ao Pai para sermos santificados na verdade. Não somos do mundo, mas estamos no mundo e temos que ficar no mundo. Que sejamos preservados do mal, que Deus nos guarde do Maligno e não nos deixe cair em tentação! O demônio age e divide. Assimilamos os seus valores e nos dividimos movidos pela soberba, que impede de sermos um como o Pai e o Filho são um. Assim como Jesus foi enviado ao mundo, ele também nos envia ao mundo e deseja que sua alegria seja plena em nós. Ele nos enche de alegria e nos envia ao mundo como mensageiros da alegria de Deus. Jesus fala de seus discípulos ao Pai com imenso carinho, sabendo que não serão fáceis os dias da sua Igreja no mundo. Pede que vivam na verdade, não na mentira, e na verdade continuem a sua obra.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.