Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/10/2023

29ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 7,18-25a Salmo: Sl 119(118) - Tu és bom e és quem faz o bem.
evangelho
Sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu; como, então, não sabeis interpretar o tempo presente? - Lc 12,54-59

Ele também dizia às multidões: “Quando vedes subir uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Vem chuva’, e assim acontece. E, quando sopra o vento do sul, dizeis: ‘Vai fazer calor’, e acontece. Hipócritas! Sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu; como, então, não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Assim, quando estás indo com teu oponente em busca do magistrado, esforça-te para resolver o caso com ele enquanto estão a caminho; senão ele te arrastará perante o juiz, o juiz te entregará ao oficial, e o oficial te lança- rá na prisão. Eu te digo: não sairás dali até que tenhas pagado o último centavo”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que hoje a Palavra nos apresenta.
Rezemos a oração composta por São João Paulo II
“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

Hoje, como nunca antes, somos capazes de ler os sinais meteorológicos do tempo, no entanto, parece sermos mais céticos e lentos para reconhecer os sinais da presença de Deus e de seu Reino.

Evangelho: Lc 12,54-59 Ele também dizia às multidões: “Quando vedes subir uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Vem chuva’, e assim acontece. E, quando sopra o vento do sul, dizeis: ‘Vai fazer calor’, e acontece. Hipócritas! Sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu; como, então, não sabeis interpretar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Assim, quando estás indo com teu oponente em busca do magistrado, esforça-te para resolver o caso com ele enquanto estão a caminho; senão ele te arrastará perante o juiz, o juiz te entregará ao oficial, e o oficial te lançará na prisão. Eu te digo: não sairás dali até que tenhas pagado o último centavo”.

“Os povos antigos sabiam interpretar os sinais, principalmente aqueles provocados pela própria natureza. No entanto, o grande sinal, Jesus de Nazaré, não é percebido, e ele próprio lamenta esse descuido. Não reconhecer Jesus como o Filho de Deus é negar a esperança que perpassou todos os passos do povo antigo. Hoje, a tecnologia sabe dizer praticamente com exatidão as mudanças climáticas. Meios não faltam, mesmo assim uma parcela elevada da humanidade fica indiferente diante das palavras de Jesus. Conforme as oportunidades recebidas, o julgamento vai acontecer. Que possamos prestar atenção aos sinais que estão cada vez mais evidentes. Mesmo que os olhos não vejam, o coração percebe e acolhe o Reino.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

É na história que podemos compreender as intenções de Deus, e não fora dela. Daí a atenção que devemos dar aos sinais dos tempos. Deus atua dentro do tempo. Ficar atentos aos sinais dos tempos é nosso dever.
Reconheço o Grande Sinal que é o próprio Cristo?
Na escola de Jesus Mestre estou apreendendo a ler os sinais de Deus?
Enumere algumas atitudes ou práticas que lhe ajudam a reconhecer os sinais de Deus.

Cura a minha cegueira, Senhor, e dá-me a luz do teu Espírito para ver os sinais de tua presença em minha vida e ao meu redor.

Oração (Vida)

Peçamos que o Espírito Santo transforme o nosso coração:
“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Papa São Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Para quem mora na Galileia, a oeste, está o mar, fonte de umidade e chuva; bem ao sul, estão os desertos, fonte de muito calor. Os moradores sabem interpretar corretamente esses sinais meteorológicos, mas não sabem interpretar “o tempo presente”. A grande dificuldade, para as gerações de todas as épocas, é interpretar a história, os fatos de nossa vida cotidiana, à luz da manifestação do plano da salvação, e discernir como deve ser a justa atuação dos cristãos em cada situação concreta que se abre a nossa frente. Deveríamos, em cada situação, perguntar: “Se Jesus estivesse aqui, como ele agiria, o que ele diria?”. Ter a justa medida do discernimento das situações, à luz da grande revelação do Evangelho, é o que significa ser sábio. Jesus, então, dá um exemplo concreto: se existe uma contenda com um adversário, cada um deve ponderar se leva o caso ao juiz ou se é preferível fazer um acordo. Pode ser que o caso levado ao tribunal tenha uma conclusão desfavorável. Os sinais estão aí. A hora do julgamento e da decisão está chegando. A partir daí, não há mais negociação.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.