Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/11/2023

33º Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64 Salmo: Sl 119(118) - Faze-me viver conforme tua lealdade.
evangelho
Recupera a vista! Tua fé te salvou - Lc 18,35-43

Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava à beira do caminho, mendigando. Tendo ouvido que passava uma multidão, perguntou o que estava acontecendo, e lhe informaram: “Jesus, o Nazoreu, está passando”. Então ele gritou: “Jesus, filho de Davi, tem com- paixão de mim!” Os que iam à frente repreendiam-no para que se calasse, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Jesus se deteve e mandou que o trouxessem até ele. Quando aquele se aproximou, perguntou-lhe: “Que queres que eu faça por ti?” Ele disse: “Senhor, que eu recupere a vista”. Jesus lhe disse: “Recupera a vista! Tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e começou a segui-lo glorificando a Deus. Tendo visto isso, todo o povo dava louvores a Deus.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Traçando o sinal da cruz sobre meu corpo eu abro meu ser para a Trindade: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


É eterna, ó Senhor, vossa palavra!
Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.
Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
Possa eu viver e para sempre vos louvar; e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!

Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho de hoje observe como o cego se dirige a Jesus..., o que fazem as pessoas ao seu redor? Qual o comportamento de Jesus para com o cego e com os que o cercam?

Evangelho: Lc 18,35-43 Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava à beira do caminho, mendigando. Tendo ouvido que passava uma multidão, perguntou o que estava acontecendo, e lhe informaram: “Jesus, o Nazareno, está passando”. Então ele gritou: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!” Os que iam à frente repreendiam-no para que se calasse, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Jesus se deteve e mandou que o trouxessem até ele. Quando aquele se aproximou, perguntou-lhe: “Que queres que eu faça por ti?” Ele disse: “Senhor, que eu recupere a vista”. Jesus lhe disse: “Recupera a vista! Tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e começou a segui-lo glorificando a Deus. Tendo visto isso, todo o povo dava louvores a Deus.

“Além de ser cego, aquele homem sentado à beira do caminho era mendigo. Ele ouviu o ruído da multidão e foi informado de que era Jesus que estava passando. Não hesitou, gritou por Jesus. Mesmo sendo intimado a se calar, gritou ainda mais. Jesus atendeu ao pedido e devolveu a visão àquele homem, afirmando que a ação de Deus aconteceria pela fé que o cego havia manifestado. É interessante observar que o cego não se calou, mas gritou ainda mais alto. Quando existe fé, sempre é possível achar outras saídas, gritar ainda mais alto e buscar socorro. Mas o ponto de partida é e sempre será a fé. Os milagres só acontecem onde a fé se evidencia. O cego, após a cura, mudou de vida e passou a seguir Jesus.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Coloque-se diante do Senhor, mantendo em sua mente e em seu coração aquilo que o Evangelho lhe transmitiu.

Você deixaria um mendigo, um excluído, participar ao seu lado, na missa, no culto ou outros espaços públicos? Como? Porquê?
Qual sua atitude quando a voz do mundo ou pessoas do seu convívio, lhe impede de gritar com fé para o Mestre Jesus?
Quais são as cegueiras pelas quais você gritaria se Jesus passar por seu caminho? Porque não grita agora?

Oração (Vida)

Aproxime-se do Senhor Jesus sem medo e faça a sua oração, pois Ele está sempre atento ao nosso grito e também nos pergunta: "Que queres que eu faça por ti?". Com a mesma fé do homem cego, peçamos: "Meu Mestre, que eu veja!" Reze com fé ao Mestre Divino e apresente-lhe suas preces e as intenções de seus irmãos e irmãs.

Contemplação (Vida e Missão)

Repita frequentemente a súplica: “Senhor, que eu veja!” Que eu veja com teus olhos. Que eu tenho um novo olhar sobre a humanidade. Dá-me uma visão nova dos teus mistérios; do teu amor e tua bondade....

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus está a caminho de Jerusalém. Jericó é a última etapa. O homem é cego, mendigo e está sentado à beira do caminho. Essa imagem tem uma força plástica impressionante. Ele está à margem da sociedade e da estrutura político-religiosa, que o exclui. Em Jesus, ele encontra sua única esperança. Ele reconhece Jesus como Messias. Isso contrasta com a verdadeira cegueira dos discípulos, que o afastam do Senhor. Primeiro, ele chama Jesus de “Filho de Davi”. Muitos esperavam um Messias que viesse restaurar a dinastia davídica e cuidar dos problemas cotidianos da população. Ele grita e pede piedade. Depois, o cego chama Jesus de “Senhor”. No final, depois da cura, ele dá graças e glorifica o Senhor, e ajuda outros a reconhecerem o poder de Deus. O cego, que no começo estava à beira do caminho, termina a cena seguindo Jesus pelo caminho. Na cura desse cego, está presente o processo catecumenal que conduz ao Batismo, além de inspirar o processo missionário e pastoral de nossas comunidades. O cego, um dia, já enxergou. Ele deseja enxergar de novo, reencontrar o encanto da fé, a presença amorosa de Jesus.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.