Fundo
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/12/2020

2ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 41,13-20 Salmo: Sl 145(144) - Misericórdia e piedade é o Senhor!
evangelho
Quem tem ouvidos, ouça - Mt 11,11-15

“Em verdade, eu vos digo, entre todos os nascidos de mulher não surgiu quem fosse maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. A partir dos dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e violentos procuram arrebatá-lo. Pois até João foi o tempo das profecias – de todos os Profetas e da Lei. E, se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos, ouça.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No início desta leitura orante, abra seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós:
“Espírito Santo, concede-nos a ousadia de São João Batista no anúncio do Reino. Que neste tempo do Advento sejamos tocados pelo testemunho do precursor do Messias e preparemos o nosso coração para a vinda do Senhor. Amém.” br>

Iluminados pela Palavra de Deus, deixemo-nos conduzir por seus ensinamentos e preparemos o nosso coração para a solenidade do nascimento de Jesus .

Leitura (Verdade)

Qual é o contexto da narrativa? Quem é João Batista? Qual é a sua missão? De quais elementos da vida de São João Batista, presentes em outras narrativas, você se recorda?

“João anunciava a proximidade do Reino de Deus, mas entrar nele é possível somente com a adesão a Jesus. Enquanto o Reino era apenas promessa, todos se declaravam a favor, mas quando ele se faz presente com suas exigências de mudança e justiça, os círculos de poder usam de violência – oposição, prisão e morte – contra seus principais agentes. A vida cristã – ontem e hoje – não é um caminho de flores, mas precisa ser marcada pela cultura da resistência. É o caminho estreito que supõe a cruz, a renúncia e o último lugar. Não podemos querer um reino poderoso, mas acolher a pequena semente, que a seu tempo produzirá frutos. Somos um pequeno rebanho, o resto de Israel, mas temos a garantia do Espírito Santo.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Qual palavra encontrou sintonia em minha vida? Qual convite o Evangelho me faz? De que forma o testemunho de João Batista me ajuda na vivência deste tempo de espera do Senhor?

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos. Rezemos: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém” (São João Paulo II).

Contemplação (Vida e Missão)

O que é pedido à sua vida, aqui e agora? Ao concluir sua reflexão e sua oração, em quais realidades você percebe a necessidade de uma maior abertura? O que você pretende fazer para que isso aconteça? Que outro apelo a Palavra de Deus lhe faz hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

João Batista é uma figura proeminente no Tempo do Advento. É o precursor, o anjo do deserto, que prepara o caminho do Senhor. Jesus o elogia dizendo que ele era o maior dos que até então tinham nascido. Jesus se refere ao tempo desde a criação do mundo e ao início do fim dos tempos. O início do fim dos tempos é o início do Reino dos Céus já aqui na terra. São os tempos do Messias, ou de Jesus, o Filho de Deus encarnado. João Batista conclui a primeira Aliança do Antigo Testamento. É o último dos profetas, que faz a passagem da Aliança antiga para a nova. O profeta Malaquias termina a sua profecia anunciando o envio de Elias. Elias virá antes do Dia do Senhor, do juízo final, que começa com a vinda do Messias Jesus. Elias é o sinal visível da chegada do Messias. Onde está Elias, que foi arrebatado ao céu? “Se quereis aceitar”, diz Jesus, “João Batista é o Elias que há de vir”. Ele é o sinal visível de que o Messias está chegando, de que o Reino dos Céus está próximo. O Reino sofre violência e os violentos querem apoderar-se dele. Uma interpretação diz que Deus viu toda a criação e era muito boa, mas viu também que a terra se corrompeu por causa da violência dos seres humanos. A violência surge como expressão da má inclinação do ser humano e tenta impedir o estabelecimento do Reino, com sua justiça.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.