Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/11/2023

São Carlos Borromeu, Bispo - Ano A - Branca
1ª Leitura: Rm 11,1-2a.11-12.25-29 Salmo: Sl 94(93) - Porque o Senhor não deixa seu povo.
evangelho
Quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado - Lc 14,1.7-11

Certo sábado, ele entrou na casa de um dos chefes dos fariseus para tomar uma refeição – eles o observavam com atenção. Jesus contou uma parábola aos convidados, ao notar como eles escolhiam os primeiros lugares. Disse-lhes: “Quando alguém te convidar para uma festa de casamento, não te acomodes no primeiro lugar, para não acontecer que, tendo sido convidado alguém mais importante do que tu, aquele que vos convidou, a ti e a ele, venha te dizer: ‘Dá o lugar a este’. Então, envergonhado, deverás ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar, de modo que, quando vier, aquele que te convidou te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. Então será para ti uma honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo aquele que se enaltecer será humilhado, e quem se humilhar será enaltecido.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho, Jesus instrui seus discípulos e a cada um de nós, através de parábolas. As parábolas de hoje nos educam com uma lição tirada de um fato bem social.
Reze o Sl 131 sentindo-se convidado/a pelo Senhor ao banquete de sua Palavra:
“Senhor Deus, eu (diga seu nome), já não me sinto orgulhoso/a, deixei de olhar os outros com arrogância. Não vou atrás de coisas grandes e extraordinárias que estão fora do meu alcance. Assim como a criança que acabou de mamar fica tranquila nos braços de sua mãe, assim minha alma fica quieta, satisfeita e tranquila, e meu coração está calmo dentro de mim. (Diga seu nome), ponho a minha confiança e a minha esperança em Deus, o Senhor, agora e sempre.” (cf. Sl 131). Amém.



Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. O que o texto diz? Qual a grande lição que Jesus nos deixa?

Evangelho: Lc 14,1.7-11 Certo sábado, ele entrou na casa de um dos chefes dos fariseus para tomar uma refeição – eles o observavam com atenção. Jesus contou uma parábola aos convidados, ao notar como eles escolhiam os primeiros lugares. Disse-lhes: “Quando alguém te convidar para uma festa de casamento, não te acomodes no primeiro lugar, para não acontecer que, tendo sido convidado alguém mais importante do que tu, aquele que vos convidou, a ti e a ele, venha te dizer: ‘Dá o lugar a este’. Então, envergonhado, deverás ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar, de modo que, quando vier, aquele que te convidou te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. Então será para ti uma honra diante de todos os que estiverem contigo à mesa. Porque todo aquele que se enaltecer será humilhado, e quem se humilhar será enaltecido.

“O aprendizado da humildade deve acompanhar o processo existencial, pois se trata do ideal de vida dos seguidores de Jesus. Os fariseus e doutores da Lei desconheciam a cortesia e o respeito ao próximo. Jesus se utiliza de parábolas para explicitar que a humildade é uma atitude que fica bem em todos os lugares e momentos. Querer honrarias, buscar os melhores lugares e permanecer sempre em evidência não são coisas somente do tempo de Jesus. A humanidade evoluiu muito, mas algumas posturas ainda necessitam de mudanças radicais. A fé supõe autenticidade e transparência. Ser humilde é a condição para acolher as graças de Deus. Um coração orgulhoso dificilmente encontrará refúgio e proteção no Senhor”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Estamos diante de um texto que nos lança um grande apelo: a renúncia à sociedade competitiva e a adesão à nova sociedade do Reino, fundada na humildade, no serviço e na partilha. É a lógica contrária à da sociedade em que estamos inseridos. É um estilo de vida que segue os critérios de Jesus e de seu Evangelho, que vê a relação entre as pessoas permeadas pelo serviço humilde. A humildade, embora uma virtude pouco apreciada, nos é possível quando nos colocamos diante de Deus e reconhecemos que tudo nos vem Dele.
Como criar em nosso coração essa atitude de humildade?
Que mudança de atitudes essa parábola lhe sugere?
Qual convite o Senhor lhe faz neste dia?

Oração (Vida)

“Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte para amar todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa. Um coração grande e forte, constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Paulo VI).
“Maria, Mãe de Jesus e minha, acolhei-me entre os que amais, nutris, santificais e guiais na escola de Jesus Cristo Divino Mestre. Vós conheceis nos planos de Deus os filhos que ele chama, e por eles intercedeis, obtende-me graça, luz e conforto. Iluminai minha mente, fortificai minha vontade e santificai meu coração para que eu possa corresponder plenamente ao amor do Pai.” Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em você neste dia?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Estamos em uma unidade que tem o banquete como elemento central. Os convidados buscam os primeiros lugares. Jesus, então, lhes conta uma parábola sobre uma festa de casamento. Não são orientações práticas aos convidados e aos anfitriões, nem regras de boas maneiras apenas. Há estratégias várias dos comensais para assegurar os melhores postos. Há uma busca incessante de posições de prestígio e honra. A verdadeira honra não deve se conseguir por meio do próprio esforço, de estratégias, do “passar a perna” nos outros. O respeito dos outros não se ganha por jogos, carreirismo e estratégias antiéticas. A raiz desse comportamento está no fato de alguém achar que tem méritos diante de Deus. O critério de avaliação de Deus é completamente outro. Aliás, ele tem uma predileção especial pelos últimos, pelos mais jovens, pelos pobres e excluídos, pelos considerados escória da humanidade. Jesus se junta com gente que não poderia exigir nenhuma honraria. A atitude do cristão tem que ser de humildade. Exemplo máximo disso é a própria vida de Jesus Cristo e sua lógica de poder: quem quiser ser grande, seja o servo de todos e o último de todos.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.