Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/03/2024

5º Domingo da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Jr 31,31-34 Salmo: Sl 51(50) - Cria em mim, ó Deus, um coração puro. 2ª Leitura: Hb 5,7-9
evangelho
Quem quiser me servir, que me siga, e onde eu estiver, ali estará também meu servidor, e, se alguém me servir, o Pai o honrará - Jo 12,20-33

Havia alguns gregos entre aqueles que tinham subido para adorar durante a festa. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe disseram: “Senhor, queremos ver Jesus”. Filipe foi dize‑lo a André, e André e Filipe o disseram a Jesus. Jesus lhes respondeu: “É chegada a hora em que será glorificado o Filho do Homem. Amém, amém, eu vos digo: se o grão de trigo caído na terra não morrer, permanece só, mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama sua vida a perde, mas quem odeia sua vida neste mundo vai guarda‑la para a vida eterna. Quem quiser me servir, que me siga, e onde eu estiver, ali estará também meu servidor, e, se alguém me servir, o Pai o honrará. Agora, minha alma está agitada, e que direi? Pai, salva‑me desta hora? Mas foi para isso que vim, para esta hora. Pai, glorifica teu nome”. Veio, então, uma voz do céu: “Já o glorifiquei e ainda o glorificarei”. A multidão que estava ali e ouvira a voz dizia que fora um trovão. Outros diziam: “Um anjo falou com ele”. Jesus respondeu: “Não foi por minha causa que esta voz aconteceu, mas por vossa causa. É agora o julgamento deste mundo. Agora, o Príncipe deste mundo será lançado para fora. E eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. Dizia isso para assinalar de que morte estava para morrer.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos no 5º Domingo da Quaresma. Faço o sinal da cruz e coloco-me diante de Deus, por meio de sua Palavra, com tudo o que sou e tenho. Deixo que sua graça me plenifique e a sua luz ilumine minha mente para que a Palavra renove minhas atitudes e fortaleça a minha fé.


Oração: Nós vos pedimos Pai de bondade, que corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo. Amém.

Leitura (Verdade)

Jesus aproxima-se definitivamente de sua Paixão e Morte. Diante desta realidade, que Jesus sabia que iria passar e que Ele aceita por amor a nós, nos convida a estar em seu caminho, em seus passos: “Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo”.

Evangelho: Jo 12,20-33 Havia alguns gregos entre aqueles que tinham subido para adorar durante a festa. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe disseram: “Senhor, queremos ver Jesus”. Filipe foi dize‑lo a André, e André e Filipe o disseram a Jesus. Jesus lhes respondeu: “É chegada a hora em que será glorificado o Filho do Homem. Amém, amém, eu vos digo: se o grão de trigo caído na terra não morrer, permanece só, mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama sua vida a perde, mas quem odeia sua vida neste mundo vai guarda‑la para a vida eterna. Quem quiser me servir, que me siga, e onde eu estiver, ali estará também meu servidor, e, se alguém me servir, o Pai o honrará. Agora, minha alma está agitada, e que direi? Pai, salva‑me desta hora? Mas foi para isso que vim, para esta hora. Pai, glorifica teu nome”. Veio, então, uma voz do céu: “Já o glorifiquei e ainda o glorificarei”. A multidão que estava ali e ouvira a voz dizia que fora um trovão. Outros diziam: “Um anjo falou com ele”. Jesus respondeu: “Não foi por minha causa que esta voz aconteceu, mas por vossa causa. É agora o julgamento deste mundo. Agora, o Príncipe deste mundo será lançado para fora. E eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. Dizia isso para assinalar de que morte estava para morrer.

“No relato deste domingo, deparamo-nos com algo intrigante: pessoas de fora do convívio dos judeus, um grupo de pagãos, vão a Jerusalém para a festa da Páscoa e desejam ver Jesus. Eles se aproximam de Filipe e manifestam esse desejo. Filipe pede a companhia de André e os dois vão ter com o Mestre, manifestando o pedido. É a força da comunidade para uma experiência mais íntima com o Mestre. Na resposta de Jesus aos gregos, a comunidade de João e as comunidades de todos os tempos, recolhem a mensagem de que ver Jesus implica envolver-se com seu projeto de vida. Jesus fala de sua morte que se aproxima, da necessidade de o grão ser enterrado para brotar em sementes de amor, justiça, solidariedade.’ (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Relendo a própria história percebemos a paciência infinita de Deus para conosco. Com tantos ensinamentos de Jesus sobre o amor compassivo e misericordioso do Pai, quanto eu já assimilei desta sabedoria? Compreendi que esta sabedoria é o que Deus mais ama?
Por que nossas incompreensões e até disputas “de poder, poder de opinião, às vezes” dentro de nossas comunidades, famílias, grupos, etc.?

Oração (Vida)

Rezo a exortação do apóstolo Paulo: “não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gl 6,9). Reze pelas iniciativas comunitárias, pelas políticas públicas, pela unidade das nações. Deus é Pai de todos sem acepção de pessoas.

Se desejar conclua com a oração do Pai-nosso

Contemplação (Vida e Missão)

O lema da Campanha da Fraternidade -2024 é: “Fraternidade e amizade social” e o lema: “Vos sois todos irmãos e irmãs” (Mt23,8). Com que atitude quero estar em comunhão com a Igreja neste objetivo? Verbalize o que você determina como gesto concreto.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Judeus vindos da Grécia ou gregos convertidos ao judaísmo subiram a Jerusalém para a festa da Páscoa. Queriam ver Jesus. Falam com Filipe, que fala com André, e os dois falam com Jesus. A resposta é um longo discurso no estilo do Evangelho de João. Jesus fala da sua morte que se aproxima. Será a hora da sua glorificação. Para produzir frutos, o grão de trigo que cai na terra precisa morrer. Se não morrer, fica sozinho. Se morrer, multiplica-se nos muitos grãos que surgirão depois. Jesus precisa morrer para que o mundo tenha vida. Foi para isso que ele veio. Pode ser difícil para a sua humanidade, que se angustia, mas tudo será para a glorificação do nome do Pai. Fará preces e súplicas com clamor e lágrimas, sem deixar, porém, de obedecer. Com sua morte, a morte será vencida. Será expulso o chefe deste mundo que introduziu a morte no mundo. Jesus será elevado da terra, será levantado na cruz, a cruz será uma ponte de ligação entre o céu e a terra. Atraídos por ele, todos poderão fazer a passagem por esta ponte. Poderão celebrar a Páscoa da passagem deste mundo para o Pai. Jesus crucificado é o verdadeiro sumo sacerdote, pontífice que faz de sua cruz a ponte de salvação eterna para todos os que o escutam. Quem quiser servir Jesus, deverá segui-lo e procurar estar onde ele estiver, aqui e na eternidade. Além de nos preparar para o Tríduo sagrado da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, este texto de São João conclui a primeira parte do seu Evangelho, que alguns chamam de “Livro dos Sinais”. Sete sinais revelam a pessoa de Jesus, que se desloca no seu mundo vivendo situações humanas muito significativas para a formação de seus discípulos. Eles devem estar onde Jesus está. Na segunda parte do Evangelho, a afirmação se repete, apontando não mais para esta terra, mas para a casa do Pai. Que os discípulos estejam onde Jesus está na sua glória e onde ele esteve na sua vida mortal! O profeta Jeremias vê que no futuro o Senhor fará uma nova aliança com o seu povo. Já tinha feito a importantíssima aliança do Sinai, quando tirou o povo do Egito. Essa aliança foi muitas vezes rompida pelo povo, mas Deus continuou fiel. A nova aliança não será como a do Sinai. A aliança do Sinai foi gravada em pedras, fora do ser humano. Na nova aliança, a Lei será colocada e gravada no coração das pessoas. No coração estão as decisões livremente tomadas, estão os projetos de vida, estão as intenções. Ninguém precisará ensinar o seu irmão a conhecer o Senhor. Todos o conhecerão espontaneamente. Ele será o Deus do seu povo e eles serão o povo de Deus. Deus não mais se lembrará dos pecados do povo. Tudo estará perdoado.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.