Evangelho do dia 31/01/2023
São João Bosco, Memória - Ano A - Branca

Quem me tocou as vestes? - Mc 5,21-43
Tendo Jesus novamente atravessado de barco para a outra margem, reuniu‑se uma numerosa multidão junto dele, e estava à beira do mar. Veio, então, um dos chefes da sinagoga, de nome Jairo. Tendo‑o visto, prostrou‑se a seus pés e pediu‑lhe insistentemente: “Minha filhinha está nas últimas; vem impor as mãos sobre ela, para que seja salva e viva”. E foi com ele. Uma numerosa multidão o seguia e o apertava. Uma mulher que tinha um fluxo de sangue havia doze anos – e muito sofrera com muitos médicos, e gastara tudo o que possuía e nada adiantara, ao contrário, piorando –, tendo ouvido a respeito de Jesus, veio no meio da multidão, por detrás, e tocou suas vestes. Dizia, pois: “Se eu tocar, mesmo que seja suas vestes, ficarei curada”. E logo estancou a fonte de seu sangue e percebeu que estava curada do flagelo. E logo Jesus, tendo tomado consciência de que dele saíra um poder, voltou‑se em meio à multidão e dizia: “Quem me tocou as vestes?” Diziam‑lhe seus discípulos: “Vês a multidão que te aperta e dizes: ‘Quem me tocou?’ ” E olhava em torno para ver quem fizera aquilo. A mulher, temendo e tremendo, sabendo o que lhe acontecera, veio e prostrou‑se diante dele e disse‑lhe toda a verdade. Ele lhe disse: “Filha, tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre de teu flagelo”. Enquanto estava falando, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, dizendo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodas o Mestre?” Jesus, sem fazer caso do que fora dito, disse ao chefe da sinagoga: “Não temas; somente crê”. E não deixou ninguém seguir com ele, senão Pedro, Tiago e João, o irmão de Tiago. Eles chegaram à casa do chefe da sinagoga, e Jesus viu o alvoroço: os que se lamentavam e murmuravam alto. Entrando, ele lhes disse: “Por que estais alvoroçados e vos lamentais? A criança não morreu, mas dorme”. E zombaram dele. Ele, porém, tendo colocado todos para fora, tomou o pai da criança, a mãe e os que estavam com ele e entrou onde estava a criança. Tendo segurado a mão da criança, disse‑lhe: “Talitha qum”, o que traduzido é: “Mocinha, eu te digo, levanta‑te”. Logo a mocinha ergueu‑se e andava. De fato, tinha doze anos. E ficaram extremamente extasiados. E recomendou‑lhes expressamente que ninguém o soubesse, e disse que fosse dado de comer a ela.
A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.Oração Inicial
A fé é dom que o Senhor nos dá sem medida, mas é como uma semente e, cabe a nós cultivá-la!
Quando nos abrimos à ação da graça divina tudo muda em nossa vida. Deus quer seus filhos livres e com plena dignidade.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, guia-me nos passos de Jesus, ajuda-me a compreendê-lo.”
Leitura (Verdade)
Leia atentamente o Evangelho, observando as atitudes de Jesus e a reação das pessoas.
Evangelho: Mc 5,21-43 Tendo Jesus novamente atravessado de barco para a outra margem, reuniu‑se uma numerosa multidão junto dele, e estava à beira do mar. Veio, então, um dos chefes da sinagoga, de nome Jairo. Tendo‑o visto, prostrou‑se a seus pés e pediu‑lhe insistentemente: “Minha filhinha está nas últimas; vem impor as mãos sobre ela, para que seja salva e viva”. E foi com ele. Uma numerosa multidão o seguia e o apertava. Uma mulher que tinha um fluxo de sangue havia doze anos – e muito sofrera com muitos médicos, e gastara tudo o que possuía e nada adiantara, ao contrário, piorando –, tendo ouvido a respeito de Jesus, veio no meio da multidão, por detrás, e tocou suas vestes. Dizia, pois: “Se eu tocar, mesmo que seja suas vestes, ficarei curada”. E logo estancou a fonte de seu sangue e percebeu que estava curada do flagelo. E logo Jesus, tendo tomado consciência de que dele saíra um poder, voltou‑se em meio à multidão e dizia: “Quem me tocou as vestes?” Diziam‑lhe seus discípulos: “Vês a multidão que te aperta e dizes: ‘Quem me tocou?’ ” E olhava em torno para ver quem fizera aquilo. A mulher, temendo e tremendo, sabendo o que lhe acontecera, veio e prostrou‑se diante dele e disse‑lhe toda a verdade. Ele lhe disse: “Filha, tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre de teu flagelo”. Enquanto estava falando, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, dizendo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodas o Mestre?” Jesus, sem fazer caso do que fora dito, disse ao chefe da sinagoga: “Não temas; somente crê”. E não deixou ninguém seguir com ele, senão Pedro, Tiago e João, o irmão de Tiago. Eles chegaram à casa do chefe da sinagoga, e Jesus viu o alvoroço: os que se lamentavam e murmuravam alto. Entrando, ele lhes disse: “Por que estais alvoroçados e vos lamentais? A criança não morreu, mas dorme”. E zombaram dele. Ele, porém, tendo colocado todos para fora, tomou o pai da criança, a mãe e os que estavam com ele e entrou onde estava a criança. Tendo segurado a mão da criança, disse‑lhe: “Talitha qum”, o que traduzido é: “Mocinha, eu te digo, levanta‑te”. Logo a mocinha ergueu‑se e andava. De fato, tinha doze anos. E ficaram extremamente extasiados. E recomendou‑lhes expressamente que ninguém o soubesse, e disse que fosse dado de comer a ela.
“Jesus se compadece diante do sofrimento. Além de consolar, com sua acolhida, ele realiza a cura mediante a fé. Nem todos os que seguiam Jesus faziam parte do povo que aguardava a salvação. Porém, muitos acreditavam e reconheciam que ele era o enviado de Deus, pois realizava milagres. O chefe da sinagoga suplicou por sua filha e foi atendido. A mulher que sofria pela falta de saúde foi curada por acreditar e tocar em Jesus. O segredo, portanto, está em reconhecê-lo como Senhor e em seguir seus ensinamentos. A grande maioria, hoje, quer milagres, mas não se dispõe a cultivar nem a crescer na fé. Deus quer fazer milagres, mas nem sempre encontra as condições necessárias, que passam pela vivência da fé”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Jesus era ativo na sua comunidade. Seu ensinamento causava admiração. Sua preocupação era a libertação dos marginalizados de sua época.
Não basta apenas admirar as atitudes de Jesus; é preciso ser livre para segui-lo e ter também a preocupação de libertar todos aqueles que estão presos em suas amarras. Você é livre para seguir Jesus e assumir com coragem a sua proposta?
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Você escutou o Senhor, e, nesta etapa da leitura orante, o Senhor também quer escutar você. Aproxime-se dele sem medo e abra seu coração, conte-lhe o que se passa com você. Deus, presente no Filho pela ação do Espírito Santo, o/a acolhe com o amor e o carinho de um Pai que espera o seu filho voltar e contar-lhe o que sente e do que precisa. Reze ao Senhor, agradeça-lhe sua vida.
Contemplação (Vida e Missão)
Ver os pontos positivos em todas as situações é uma sugestão de proposta para este dia.
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
A Igreja celebra a memória de São João Bosco, apóstolo da juventude. Jesus realiza a cura da hemorroíssa e a ressurreição da filha de Jairo, o chefe da sinagoga. A sinagoga é responsável pela interpretação da Lei mosaica. Ela já não consegue oferecer luz e vida. Simplesmente declara a impureza e exclui. Está morrendo e se esvai em sangue, como as duas mulheres. Jesus se deixa tocar, toma pela mão e ordena com autoridade e misericórdia: “Levanta-te!”. Isso só pode acontecer por causa da fé, inclusive do chefe da sinagoga.
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.Evangelho do dia 31/01/2023
São João Bosco, Memória - Ano A - Branca

Quem me tocou as vestes? - Mc 5,21-43
Tendo Jesus novamente atravessado de barco para a outra margem, reuniu‑se uma numerosa multidão junto dele, e estava à beira do mar. Veio, então, um dos chefes da sinagoga, de nome Jairo. Tendo‑o visto, prostrou‑se a seus pés e pediu‑lhe insistentemente: “Minha filhinha está nas últimas; vem impor as mãos sobre ela, para que seja salva e viva”. E foi com ele. Uma numerosa multidão o seguia e o apertava. Uma mulher que tinha um fluxo de sangue havia doze anos – e muito sofrera com muitos médicos, e gastara tudo o que possuía e nada adiantara, ao contrário, piorando –, tendo ouvido a respeito de Jesus, veio no meio da multidão, por detrás, e tocou suas vestes. Dizia, pois: “Se eu tocar, mesmo que seja suas vestes, ficarei curada”. E logo estancou a fonte de seu sangue e percebeu que estava curada do flagelo. E logo Jesus, tendo tomado consciência de que dele saíra um poder, voltou‑se em meio à multidão e dizia: “Quem me tocou as vestes?” Diziam‑lhe seus discípulos: “Vês a multidão que te aperta e dizes: ‘Quem me tocou?’ ” E olhava em torno para ver quem fizera aquilo. A mulher, temendo e tremendo, sabendo o que lhe acontecera, veio e prostrou‑se diante dele e disse‑lhe toda a verdade. Ele lhe disse: “Filha, tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre de teu flagelo”. Enquanto estava falando, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, dizendo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodas o Mestre?” Jesus, sem fazer caso do que fora dito, disse ao chefe da sinagoga: “Não temas; somente crê”. E não deixou ninguém seguir com ele, senão Pedro, Tiago e João, o irmão de Tiago. Eles chegaram à casa do chefe da sinagoga, e Jesus viu o alvoroço: os que se lamentavam e murmuravam alto. Entrando, ele lhes disse: “Por que estais alvoroçados e vos lamentais? A criança não morreu, mas dorme”. E zombaram dele. Ele, porém, tendo colocado todos para fora, tomou o pai da criança, a mãe e os que estavam com ele e entrou onde estava a criança. Tendo segurado a mão da criança, disse‑lhe: “Talitha qum”, o que traduzido é: “Mocinha, eu te digo, levanta‑te”. Logo a mocinha ergueu‑se e andava. De fato, tinha doze anos. E ficaram extremamente extasiados. E recomendou‑lhes expressamente que ninguém o soubesse, e disse que fosse dado de comer a ela.
Oração Inicial
A fé é dom que o Senhor nos dá sem medida, mas é como uma semente e, cabe a nós cultivá-la!
Quando nos abrimos à ação da graça divina tudo muda em nossa vida. Deus quer seus filhos livres e com plena dignidade.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, guia-me nos passos de Jesus, ajuda-me a compreendê-lo.”
Leitura (Verdade)
Leia atentamente o Evangelho, observando as atitudes de Jesus e a reação das pessoas.
Evangelho: Mc 5,21-43 Tendo Jesus novamente atravessado de barco para a outra margem, reuniu‑se uma numerosa multidão junto dele, e estava à beira do mar. Veio, então, um dos chefes da sinagoga, de nome Jairo. Tendo‑o visto, prostrou‑se a seus pés e pediu‑lhe insistentemente: “Minha filhinha está nas últimas; vem impor as mãos sobre ela, para que seja salva e viva”. E foi com ele. Uma numerosa multidão o seguia e o apertava. Uma mulher que tinha um fluxo de sangue havia doze anos – e muito sofrera com muitos médicos, e gastara tudo o que possuía e nada adiantara, ao contrário, piorando –, tendo ouvido a respeito de Jesus, veio no meio da multidão, por detrás, e tocou suas vestes. Dizia, pois: “Se eu tocar, mesmo que seja suas vestes, ficarei curada”. E logo estancou a fonte de seu sangue e percebeu que estava curada do flagelo. E logo Jesus, tendo tomado consciência de que dele saíra um poder, voltou‑se em meio à multidão e dizia: “Quem me tocou as vestes?” Diziam‑lhe seus discípulos: “Vês a multidão que te aperta e dizes: ‘Quem me tocou?’ ” E olhava em torno para ver quem fizera aquilo. A mulher, temendo e tremendo, sabendo o que lhe acontecera, veio e prostrou‑se diante dele e disse‑lhe toda a verdade. Ele lhe disse: “Filha, tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre de teu flagelo”. Enquanto estava falando, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, dizendo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodas o Mestre?” Jesus, sem fazer caso do que fora dito, disse ao chefe da sinagoga: “Não temas; somente crê”. E não deixou ninguém seguir com ele, senão Pedro, Tiago e João, o irmão de Tiago. Eles chegaram à casa do chefe da sinagoga, e Jesus viu o alvoroço: os que se lamentavam e murmuravam alto. Entrando, ele lhes disse: “Por que estais alvoroçados e vos lamentais? A criança não morreu, mas dorme”. E zombaram dele. Ele, porém, tendo colocado todos para fora, tomou o pai da criança, a mãe e os que estavam com ele e entrou onde estava a criança. Tendo segurado a mão da criança, disse‑lhe: “Talitha qum”, o que traduzido é: “Mocinha, eu te digo, levanta‑te”. Logo a mocinha ergueu‑se e andava. De fato, tinha doze anos. E ficaram extremamente extasiados. E recomendou‑lhes expressamente que ninguém o soubesse, e disse que fosse dado de comer a ela.
“Jesus se compadece diante do sofrimento. Além de consolar, com sua acolhida, ele realiza a cura mediante a fé. Nem todos os que seguiam Jesus faziam parte do povo que aguardava a salvação. Porém, muitos acreditavam e reconheciam que ele era o enviado de Deus, pois realizava milagres. O chefe da sinagoga suplicou por sua filha e foi atendido. A mulher que sofria pela falta de saúde foi curada por acreditar e tocar em Jesus. O segredo, portanto, está em reconhecê-lo como Senhor e em seguir seus ensinamentos. A grande maioria, hoje, quer milagres, mas não se dispõe a cultivar nem a crescer na fé. Deus quer fazer milagres, mas nem sempre encontra as condições necessárias, que passam pela vivência da fé”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Jesus era ativo na sua comunidade. Seu ensinamento causava admiração. Sua preocupação era a libertação dos marginalizados de sua época.
Não basta apenas admirar as atitudes de Jesus; é preciso ser livre para segui-lo e ter também a preocupação de libertar todos aqueles que estão presos em suas amarras. Você é livre para seguir Jesus e assumir com coragem a sua proposta?
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Você escutou o Senhor, e, nesta etapa da leitura orante, o Senhor também quer escutar você. Aproxime-se dele sem medo e abra seu coração, conte-lhe o que se passa com você. Deus, presente no Filho pela ação do Espírito Santo, o/a acolhe com o amor e o carinho de um Pai que espera o seu filho voltar e contar-lhe o que sente e do que precisa. Reze ao Senhor, agradeça-lhe sua vida.
Contemplação (Vida e Missão)
Ver os pontos positivos em todas as situações é uma sugestão de proposta para este dia.
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
A Igreja celebra a memória de São João Bosco, apóstolo da juventude. Jesus realiza a cura da hemorroíssa e a ressurreição da filha de Jairo, o chefe da sinagoga. A sinagoga é responsável pela interpretação da Lei mosaica. Ela já não consegue oferecer luz e vida. Simplesmente declara a impureza e exclui. Está morrendo e se esvai em sangue, como as duas mulheres. Jesus se deixa tocar, toma pela mão e ordena com autoridade e misericórdia: “Levanta-te!”. Isso só pode acontecer por causa da fé, inclusive do chefe da sinagoga.
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.