Fundo
Sábado, 17 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/02/2023

4ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Hb 12,4-7.11-15 Salmo: Sl 103(102) - A lealdade do Senhor é desde sempre.
evangelho
Que sabedoria é esta que lhe foi dada? - Mc 6,1-6

Saiu dali e veio para sua pátria, e seus discípulos o seguiram. Como era sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos, ouvindo‑o, admiraram‑se, dizendo: “De onde lhe vêm estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes prodígios que acontecem por suas mãos? Não é este o artesão, o filho de Maria, irmão de Tiago, Joset, Judas e Simão? E não estão suas irmãs aqui junto a nós?” E escandalizavam‑se dele. Dizia‑lhes Jesus: “Não há profeta sem honra senão em sua pátria, em sua parentela e em sua casa”. E não pôde fazer ali nenhum prodígio, a não ser uns poucos enfermos que, impondo‑lhes as mãos, curou. Admirava‑se da falta de fé deles e percorria os povoados do entorno ensinando.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial




Em nossa oração veremos que Jesus está em Nazaré, sua terra, e provoca a admiração das pessoas que ouvem seus ensinamentos na sinagoga. Ao mesmo tempo, Ele observa a resistência e a falta de abertura para o acolherem como o Enviado do Pai. Com fé, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe o que diz o texto.
O Senhor nos educa com sua Palavra. Ela é luz e força para nossa caminhada de fé.

Evangelho: Mc 6,1-6 Saiu dali e veio para sua pátria, e seus discípulos o seguiram. Como era sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos, ouvindo‑o, admiraram‑se, dizendo: “De onde lhe vêm estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E estes prodígios que acontecem por suas mãos? Não é este o artesão, o filho de Maria, irmão de Tiago, Joset, Judas e Simão? E não estão suas irmãs aqui junto a nós?” E escandalizavam‑se dele. Dizia‑lhes Jesus: “Não há profeta sem honra senão em sua pátria, em sua parentela e em sua casa”. E não pôde fazer ali nenhum prodígio, a não ser uns poucos enfermos que, impondo‑lhes as mãos, curou. Admirava‑se da falta de fé deles e percorria os povoados do entorno ensinando.
Jesus está na sua terra natal, onde todos conhecem seus laços e sabem dos seus primeiros passos. Por ser familiar a todos, Jesus não é compreendido como sendo o Filho de Deus. Ao invés de ser elogiado e destacado, torna-se motivo de escândalo e de vergonha. No entanto, Jesus compreende a reação e confirma que um profeta é aceito em todos os lugares, exceto na sua pátria. A falta de reconhecimento da divindade de Jesus repercute na ausência de milagres. Sim, Jesus não conseguiu realizar nenhum milagre, porque não acreditaram que ele era o enviado do Pai. Nem mesmo a rejeição dos seus conterrâneos impediu que ele prosseguisse seu caminho. A condição para que um milagre aconteça é justamente a fé. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Avalie sua fé na divindade de Jesus histórico, o Nazareno.
Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz.

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos nosso dia e pedimos que o Espírito Santo nos conceda a graça do discernimento para buscarmos a Luz verdadeira, que deve orientar a nossa vida, nosso agir e nossas decisões.
Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? O que você deseja colocar em prática neste dia? Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

A bênção do Pai, o amor do Filho e a luz do Espírito Santo estejam sobre mim e sobre toda a humanidade. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Nazaré era uma aldeia sem expressão, com mais ou menos quatrocentos habitantes, perdida nas serras da Galileia e nunca citada no Antigo Testamento. Jesus é conhecido de todos e está em meio a sua parentela. O homem simples, que não estudou aos pés de nenhum rabi, ensina com sabedoria. O carpinteiro, cujas mãos têm habilidade com a madeira, realiza milagres, que só podem provir de Deus. Isso gera muitas perguntas. Os parentes e conhecidos ficam escandalizados com sua sabedoria e com o poder dos milagres. É o escândalo da encarnação. Ao afirmar que conhece sua origem, na verdade, o povo de Nazaré revela sua ignorância. Não podem conceber que o Messias provenha de uma origem tão simples e humilde. No esquema teológico de Marcos, aparece o tema da cegueira, da resistência e da incredulidade. O demônio, as doenças e os espíritos impuros se opõem a Cristo. Os fariseus, os herodianos, as multidões, os discípulos, os parentes e o povo da aldeia de Jesus não conseguem acreditar nele. Na verdade, eles se perguntam sobre a sua identidade. Jesus se admira com a falta de fé deles.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.