Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/10/2023

28ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 3,21-30 Salmo: Sl 130(129) - Ó Israel, aguarda pelo Senhor.
evangelho
Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus começaram a tratá-lo com hostilidade e a indagá-lo sobre várias questões, procurando, com ciladas, apanhá-lo em algo que dissesse - Lc 11,47-54

Ai de vós, que edificais os túmulos dos profetas, aqueles que vossos pais mataram! Assim, sois testemunhas e aprovais as ações de vossos pais; porque eles os mataram e vós edificais os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus disse: ‘Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e matarão e perseguirão alguns dentre eles’, a fim de que seja pedida conta a esta geração do sangue dos profetas, derramado desde a fundação do mundo; desde o sangue de Abel até o de Zacarias, que pereceu entre o altar e a casa de Deus. Sim, eu vos digo: pedir-se-á conta a esta geração. Ai de vós, especialistas da Lei, que ficastes com a chave do conheci- mento! Vós mesmos não entrastes e impedistes os que queriam entrar”. Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus começaram a tratá-lo com hostilidade e a indagá-lo sobre várias questões, procurando, com ciladas, apanhá-lo em algo que dissesse.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Acolher a Palavra do Senhor é acolher nosso próprio futuro, pois o Evangelho de Cristo nos ensina como agir em nossa vida cristã.


Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho observando as admoestações de Jesus e o preço que se paga querendo ser coerente e verdadeiro/a.

Evangelho: Lc 11,47-54 Ai de vós, que edificais os túmulos dos profetas, aqueles que vossos pais mataram! Assim, sois testemunhas e aprovais as ações de vossos pais; porque eles os mataram e vós edificais os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus disse: ‘Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e matarão e perseguirão alguns dentre eles’, a fim de que seja pedida conta a esta geração do sangue dos profetas, derramado desde a fundação do mundo; desde o sangue de Abel até o de Zacarias, que pereceu entre o altar e a casa de Deus. Sim, eu vos digo: pedir-se-á conta a esta geração. Ai de vós, especialistas da Lei, que ficastes com a chave do conhecimento! Vós mesmos não entrastes e impedistes os que queriam entrar”. Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus começaram a tratá-lo com hostilidade e a indagá-lo sobre várias questões, procurando, com ciladas, apanhá-lo em algo que dissesse.

“O compromisso com a missão recebida do Pai faz com que Jesus seja firme na hora de pontuar onde estão as falhas daqueles que se apresentam como detentores da Lei. A facilidade do Mestre em denominar “bem-aventurados” todos aqueles que procuram fazer a vontade de Deus, é também percebida quando ele lida com a muralha protetiva da Lei, da qual os fariseus se intitulam proprietários e defensores. Jesus não aceita aparências sem coerência. Em todos os tempos, a superficialidade acaba fragilizando o essencial, que consiste na adesão ao projeto de Deus. A coerência da fé pode ser percebida na quantidade de obras. As mesmas mãos que se unem em oração, estendem-se para garantir a necessária caridade.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Este é o momento da sua meditação com a Palavra de Deus. Leia o Evangelho novamente, com calma, e, diante da Palavra, escute o que o Senhor tem a lhe dizer...
Como eu me comporto diante de pessoas e situações que apontam incoerências no meu modo de pensar e agir? Sou diferente dos fariseus?
Sou demasiado rigoroso/a com o cumprimento de observâncias secundárias ou dou prioridade à compreensão e ao amor?

Oração (Vida)

Este é o momento de sua oração, por isso, aproxime-se do Senhor sem medo e apresente-lhe suas intenções e necessidades. Se possível, procure um lugar silencioso e converse com Deus, Pai de Misericórdia, que nos acolhe com amor infinito.
Rezemos pelos povos que estão em guerra por radicalismos e desrespeito com a crença de outros. Rezemos pedindo e dando nosso perdão rezando como jesus nos ensinou: Pai-Nosso.....

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje? Como quer se comportar diante dos que pensam diferente, mesmo no que diz respeito a fé?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus continua uma série de acusações contra os grupos dirigentes do judaísmo. Ele usa uma forma literária chamada “invectiva”, caracterizada pela expressão “ai de vós”, típica dos profetas. Os fariseus, intérpretes escrupulosos da Lei mosaica, pretendem ser herdeiros espirituais dos profetas do passado, e até constroem seus túmulos. Para Jesus, isso é um testemunho contra eles, pois comprova que seus pais mataram os profetas. Outra investida de Jesus é por causa do controle do saber. Essa é outra forma de violência contra o povo pobre e simples, tido como ignorante. O muito saber pode inchar, transformar-se em autossuficiência, especialmente se não for partilhado e posto a serviço da vida. Os fariseus veneram os profetas do passado, mas não estão dispostos a reconhecer Jesus como o Messias, o verdadeiro Profeta esperado. Na subida para Jerusalém, a partir desse momento, Jesus passa a ser perseguido e praticamente sela sua morte, como aconteceu aos antigos profetas. Desarmemos, então, o gatilho de todas formas de violência.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.