Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/11/2023

33º Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 1Mc 2,15-29 Salmo: Sl 50(49) - O Deus dos deuses, o Senhor, falou e conclamou a terra.
evangelho
Quando estava perto, vendo a cidade, chorou sobre ela - Lc 19,41-44

Quando estava perto, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: “Se também tu reconhecesses neste dia o que é necessário para a paz...; mas isso agora está oculto a teus olhos. Porque dias virão sobre ti em que teus inimigos levantarão uma trincheira contra ti, te cercarão, te apertarão por toda parte, te arrasarão, a ti e a teus filhos dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo favorável de tua visitação”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Com a confiança e a esperança de que o Senhor nos ilumina para vivermos bem este dia com a sua Palavra, iniciemos a nossa oração. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.



Acolhamos a Palavra como discípulos à serviço do Reino e abramo-nos à ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Amém!”

Leitura (Verdade)

Se tu reconhecesses neste dia o que é necessário para a paz...” Essa é a advertência de Jesus no Evangelho de hoje. Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário, destacando o que calar mais profundamente em teu coração. Qual é a mensagem central do Evangelho?

Evangelho: Lc 19,41-44 Quando estava perto, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: “Se também tu reconhecesses neste dia o que é necessário para a paz […]; mas isso agora está oculto a teus olhos. Porque dias virão sobre ti em que teus inimigos levantarão uma trincheira contra ti, te cercarão, te apertarão por toda parte, te arrasarão, a ti e a teus filhos dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo favorável de tua visitação”

“Jesus chorou ao ver a cidade que poderia ter acolhido a conversão, mas escolheu a indiferença. Ao afirmar que não ficará pedra sobre pedra, Jesus traz presente o risco de destruição em todos os sentidos, quando os valores humanos não se evidenciam nem se concretizam. Reconhecer o tempo favorável não é privilégio de alguns, mas uma oportunidade para todos aqueles que desejam fazer a vontade de Deus. Em um coração repleto de fé, o tempo favorável se faz contínuo e surpreendente. Algumas lágrimas são inevitáveis, mas, assim como a chuva que cessa e o sol volta a brilhar, os sorrisos também retornam e a alma se enche de esperança. O sentimento de Jesus nos faz pensar nos desafios de nossos dias.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Leia novamente o Evangelho e identifique o caminho que Jesus lhe indica. Qual ensinamento Ele lhe transmite por meio da Palavra?
Jerusalém a cidade da “paz” não foi capaz de acolher aquele que podia lhe dar a paz definitiva. E você, está de coração aberto para acolher o “Príncipe da Paz”?

Oração (Vida)

Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Agradeça os convites, apelos, desafios que o Senhor o/a convida a viver neste dia.
Neste momento de oração, coloque-se diante de Deus e reze com todo o seu ser. Ele está com você e deseja escutar a sua voz. Apresente-lhe sua vida e a vida de seus irmãos e irmãs que sofrem. Apresenta-lhe nossas cidades com suas tragédias e rezemos em reparação de tantos pecados que ainda a humanidade comete por não dar ouvidos à Palavra de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “Se também tu reconhecesses neste dia o que é necessário para a paz ”.....
O que a Palavra o/a convida a viver neste dia?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Que essa benção desça sobre você, sua família, seus trabalhos e suas decisões.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus chega a Jerusalém. Está para cumprir-se o mistério insondável de Deus por meio da morte redentora do seu Filho na cruz. Estando na altura do monte das Oliveiras e contemplando a cidade, que está do outro lado do vale do Cedron, Jesus chora. Apesar de o nome da cidade significar “cidade da paz”, as elites político-religiosas de Israel ainda não compreenderam aquilo ou aquele que hoje pode trazer a verdadeira paz a Israel. O termo “hoje” não é simplesmente um advérbio temporal. É um hoje salvífico e kairológico, é o tempo da graça. Perceber a ação salvífica de Deus, na história, está escondido aos olhos de Israel. Jerusalém não conseguiu compreender e acolher o tempo em que ela foi visitada por Deus, não fez os discernimentos corretos e rejeitou Jesus como Messias. Nesse contexto, Jesus apresenta a profecia sobre a destruição de Jerusalém, o que acontecerá no ano 70, por ocasião da Primeira Guerra Judaica. Na compreensão de Lucas, a catástrofe que se abateu sobre Jerusalém, já acontecida quando ele escreveu seu Evangelho, é consequência da rejeição de Israel a Jesus Messias e ao projeto de Deus. E nós, conseguimos perceber a presença de Deus em nossa história pessoal e comunitária?

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.