Fundo
Sábado, 08 de Novembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/11/2025

31ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Rm 16,3-9.16.22-27 Salmo: Sl 144(145) - Quero bendizer teu nome.
evangelho
Portanto, se não fostes fiéis com a riqueza injusta, quem vos confiará aquela verdadeira? - Lc 16,9-15

“Eu vos digo: fazei-vos amigos por intermédio da riqueza injusta, para que, quando esta acabar, eles vos acolham nas tendas eternas! Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. Portanto, se não fostes fiéis com a riqueza injusta, quem vos confiará aquela verdadeira?” [...].

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
É mais um dia que o senhor nos convida a participarmos do seu amor.
Acolhamos a Palavra como discípulos missionários a serviço do Reino e abramo-nos à ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Amém!”


“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O texto de hoje tira as conclusões da parábola do administrador infiel contada por Jesus no texto anterior, onde Jesus elogiava a esperteza do gestor em encontrar saída para uma situação de vulnerabilidade, e admoesta usarmos semelhante esperteza para conseguirmos a salvação eterna.
Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, grifando as palavras que mais chamaram sua atenção. Qual é o ensinamento que Jesus nos dá por meio deste Evangelho?

Evangelho: Lc 16,9-15 “Eu vos digo: fazei-vos amigos por intermédio da riqueza injusta, para que, quando esta acabar, eles vos acolham nas tendas eternas! Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. Portanto, se não fostes fiéis com a riqueza injusta, quem vos confiará aquela verdadeira? Se não fostes fiéis com o que é alheio, quem vos dará o que é vosso? Nenhum criado pode servir a dois senhores, pois ou odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza […] Deus conhece vossos corações: o que é elevado entre os homens é abominável diante de Deus.”

“É polêmica a máxima de Jesus: “Não podeis servir a Deus e à riqueza”. Sabe-se que há pessoas com grandes posses que usam de influência, prestígio e bens que possuem em favor de causas humanitárias, ecológicas e sociais; e que, na vida pessoal, são exemplos de sobriedade, justiça e ausência de ostentação. Na história da Igreja, diversos reis e rainhas, de numerosas nações, receberam o título de santos e santas justamente por terem colocado a fortuna real a serviço dos necessitados. Por via das dúvidas, Jesus esclarece o que é “servir à riqueza”: ser injusto, desfrutar de bens vindos da injustiça, ser infiel no que é alheio… E ele deixa outras práticas para o exame de consciência de quem o escuta.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Durante a leitura, que palavra ou expressão o/a tocou mais profundamente?
De que forma o texto fortalece sua caminhada de fé?
Se sentir necessidade, leia o Evangelho novamente, para fazer a sua meditação e acolher os ensinamentos de Jesus para a sua vida.
Como, e para que fins, você usa sua expertise, sua competência?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Ore com o coração.
Fale com Deus, sobre nossa humanidade atual, tão experta e tão injusta. Reze pelas necessidades sociais em tantas áreas nas quais a vida é tratada com esperteza, mas quem sabe também com injustiça. Abra o seu coração e faça a sua oração, que pode ser de súplica, louvor ou agradecimento. Reze e expresse-se com confiança e autenticidade.

Contemplação (Vida e Missão)

Depois de meditar e rezar com a Palavra, usar de nossos talentos para o bem comum, a Salvação e comprometer- se com a justiça é uma boa prática para este dia.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O evangelho de hoje continua a fala de Jesus acerca do uso das riquezas. O dinheiro injusto, realidade deste mundo, deve ser transformado em ajuda e em partilha aos necessitados. Eles são amigos da mesma família cristã onde estarão unidos em comunhão com Deus nas moradas celestes. Mais que o dinheiro, o Mestre confiou sua missão para os discípulos continuarem sendo fiéis no pouco de cada dia. Quem serve ao dinheiro se torna escravo dele e insensível ao próximo. Quem serve ao Senhor é capaz de usar o dinheiro em favor de todos e ter um coração indiviso, livre e disposto a amar a Deus e aos irmãos. Os fariseus ouvem e zombam com desprezo de Jesus. O Mestre denuncia a postura de exaltação e de justificação religiosa deles. Anseiam por prestígio. São avarentos e amigos do dinheiro, porque veem nele também um sinal das bênçãos de Deus. Mas o Senhor conhece o interior deles e percebe a idolatria em seus corações, algo abominável para ele. O que deve haver de mais elevado no coração do ser humano é a humildade e a misericórdia, pois revelam a essência do próprio Deus.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.