Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/05/2024

6ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 17,15.22–18,1 Salmo: Sl 148 - Céu e terra louvam o Criador.
evangelho
Por isso eu vos disse que o Espírito recebe do que é meu e vos anuncia - Jo 16,12-15

Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não podeis suportá-las agora. Quando vier o Espírito da verdade, este vos conduzirá em toda a verdade, pois não falará por si mesmo, mas falará quanto ouviu e vos anunciará as coisas que estão por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vos anunciará. Tudo quanto tem o Pai é meu. Por isso eu vos disse que o Espírito recebe do que é meu e vos anuncia.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que hoje nos convida a permanecer nele fieis à sua Palavra. Promete morar em nós Ele, o Pai e o Espírito de Amor fazendo, no segredo de nosso ser, sua morada, Templos do Altíssimo. Deixemos que Deus more em nós, nos habite e nos transforme.

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com atenção acolhendo as promessas maravilhosas que Jesus oferece para aqueles que permanecem no seu amor.

Evangelho: Jo 16,12-15 “Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não podeis suportá-las agora. Quando vier o Espírito da verdade, este vos conduzirá em toda a verdade, pois não falará por si mesmo, mas falará quanto ouviu e vos anunciará as coisas que estão por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vos anunciará. Tudo quanto tem o Pai é meu. Por isso eu vos disse que o Espírito recebe do que é meu e vos anuncia.”

“O Espírito Santo é quem oferece a verdade, possibilitando a compreensão das palavras e ações de Jesus, mesmo que ele não esteja fisicamente presente na comunidade. O Espírito age confortando a fé, testemunhando o amor de Deus nos corações dos que creem, confirmando-os na verdade, oferecendo a força para enfrentar as contrariedades. É o Espírito Santo que nos faz compreender o verdadeiro significado dos mistérios do Pai, manifestados em seu Filho. Essa é uma das missões do Espírito: revelar toda a verdade sobre Jesus, sobre o Pai, sobre ele mesmo. Ele nos mergulha no mistério de Deus Uno e Trino. Caminha conosco no ritmo de nossa história, acendendo luzes à medida que precisamos delas.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus é um “Mestre da vida”. Ele ensina a viver. Não veio para ensinar ciência, economia, tecnologia ou qualquer outra arte, senão a arte de bem viver, de viver com ternura, misericórdia, justiça, amor e nos ensina a construir um mundo mais humano, justo e fraterno. Ele abre a nossa vida para uma esperança definitiva no Mistério de Deus.
Que desejos movimentam suas energia e suas buscas?
Que sentimentos habitam em você?
Que projetos são a motivação de seu agir?

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o/a cercam.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

As verdades fundamentais ensinadas por Jesus, transmitidas pelos apóstolos e seus sucessores, são sempre as mesmas. A elas adere quem tem fé, as conserva incorruptas e as transmite às gerações seguintes. Para serem transmitidas precisam ser comunicadas e, para comunicarem, precisam de uma linguagem. Todos sabemos por experiência que a linguagem sofre mudanças. Criam-se termos novos. Expressões do passado não são compreendidas hoje. A comunicação de ideias abstratas precisa de mediações. As verdades teológicas se serviram da filosofia para se fazer entender. Assim falamos de transubstanciação para dizer que a substância do pão é mudada em substância do corpo, evitando falar em transformação, que seria mudança de forma. Outras ciências ajudam a mediação, iluminadas pelo Espírito Santo, que é o Espírito da Verdade. Jesus transmitiu o que o Pai lhe disse. Não entendemos tudo de uma vez. Vamos compreendendo sempre mais guiados pelo Espírito Santo. Ele guia e ilumina a nossa inteligência, que foi criada por Deus, para encontrarmos sempre de novo a melhor maneira de falar de Deus e de sua ação no nosso mundo. O implícito na doutrina vai se tornando mais explícito. A formulação teórica adquire novos matizes na execução prática. A verdade é eterna e o ser humano, mutável, e os dois devem conviver e dialogar.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.