Evangelho do dia 12/06/2020
10ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde

Evangelho do dia 12/06/2020
10ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde

Ouvistes que foi dito: Não cometerás adultério - Mt 5,27-32
“Ouvistes que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Ora, eu vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela em seu coração. Se teu olho direito te leva à queda, arranca-o e joga para longe de ti! De fato, é melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ser lançado ao inferno. Se a tua mão direita te leva à queda, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ir para o inferno. Foi dito também: ‘Quem despedir sua mulher dê-lhe um atestado de divórcio’. Ora, eu vos digo: todo aquele que despedir sua mulher – fora o caso de união ilícita – faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher que foi despedida comete adultério.”
Oração Inicial
Neste início de nossa oração, apresentemos ao Senhor o desejo de estar com Ele e ouvir os seus ensinamentos por meio da Palavra.
Peçamos as luzes do Espírito Santo e para que Ele venha sobre nós, para assim ouvirmos o que o Senhor tem a nos dizer.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado.”
Leitura (Verdade)
Releia o Evangelho quantas vezes julgar necessário. Destaque os verbos, as afirmações e as orientações que o evangelista dá à sua comunidade. Procure conhecer o contexto em que essas palavras se tornaram admoestações para os cristãos.
“Ouvistes o que foi dito aos antigos, eu porém vos digo!” A partir desta frase surge um novo modo de pensar e agir. O que os antepassados viveram era bom, porém, neste momento há o novo que surge, uma nova moral, um novo jeito de rezar e uma visão nova de todas as coisas. Cristo esclarece que é no coração que surge o pecado. É no coração também que surgem as coisas boas. Nossa vida é o que os pensamentos determinam. As ideias se transformam em atos. A qualidade total em nossa vida sempre começa no coração. A metáfora – arrancar o olho, cortar a mão – diz bem da seriedade da proposta de Jesus. Não podemos ser cristãos pela metade, cristãos do “tanto faz”. Devemos ser cristãos radicais, no melhor sentido do termo.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim? O Senhor me fala por meio de sua Palavra: escuto o que o Evangelho me diz e o atualizo para meu contexto. Como são meus pensamentos..., desejos? Percebo minhas ações como consequência do que alimento em meu coração? Onde moram os verdadeiros inimigos de minha conduta segundo a proposta de Jesus? Busco-os sempre fora de mim ou os encontro também dentro de meus pensamentos e desejos?
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, somos convidados(as) a mudar de vida, e essa mudança é provocada pela ação da Palavra de Deus em nós. Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração de gratidão, louvor ou súplica. Sem medo, diga ao Senhor o que deseja.
Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta? Que atitude deseja viver neste dia?
Bênção
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4,8).
Não cometer adultério nem de fato nem de desejo, e cuidar da vista. Os olhos são a porta da alma. Prestar atenção no que fazem as mãos. Mãos violentas, mãos que matam, mãos que roubam, mãos que afagam, acariciam e ajudam. Há de tudo neste mundo! Levar a sério o casamento. Constituir família para valer. Respeitar-se mutuamente e manter vivo o fogo do amor. Tudo é possível, mas nada é fácil. A mente precisa encher-se de bons princípios. Do coração devem transbordar bons sentimentos. Boa educação, boas leituras, boas amizades, boa alimentação, boa moradia, boa saúde de corpo e de alma. Dependemos do quadro social em que vivemos. Nervosismo dentro de casa, desentendimentos e brigas podem ter sua causa na falta de emprego. Como é importante a solidariedade! Todo mundo se ajudando, criando um bom ambiente. Dizem alguns teólogos que o remédio para a desintegração social provocada pelo Maligno neste mundo é a comunidade de homens e mulheres em torno de Jesus Cristo.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.