Fundo
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/09/2021

24ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Tm 6,2c-12 Salmo: Sl 49(48) - Deus é minha riqueza.
evangelho
Os Doze iam com ele - Lc 8,1-3

Depois disso, Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, chamada Madalena, de quem saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e muitas outras mulheres, que os ajudavam com seus bens.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos convida ao seguimento de Jesus. Ele pisou as estradas empoeiradas da Palestina, indo ao encontro das pessoas, caminhando lado a lado com elas. Coloquemo-nos à disposição do Senhor para escutar a sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos nossos esforços, as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia.

Leitura (Verdade)

Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Relembre outros textos bíblicos que abordam a presença e a ação das mulheres.

Evangelho: Lc 8,1-3 Depois disso, Jesus percorria cidades e povoados proclamando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os Doze iam com ele, e também algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças: Maria, chamada Madalena, de quem saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e muitas outras mulheres, que os ajudavam com seus bens.

“Após a significativa cena da pecadora, ungindo os pés e os cabelos de Jesus, Lucas mostra o Mestre continuando sua missão, libertando seus discípulos dos males do corpo e da alma. E Jesus vai formando o seu grupo, os apóstolos, que, pela primeira vez, são denominados os Doze. Sua comunidade é formada por marginalizados. Diferentemente de todos os outros mestres e rabinos, Jesus inclui em seu grupo mulheres, sendo que algumas delas foram curadas de suas enfermidades físicas e morais. Lucas diz que elas ajudavam o grupo em suas necessidades materiais. Estavam em igualdade de condições com os apóstolos. Duas categorias sociais recebem de Jesus um tratamento diferenciado e não convencional: mulheres e crianças.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Mantenha em mente o significado do Evangelho, retome-o e coloque-se à disposição para escutar o que o Senhor quer lhe dizer por meio dele. Este é o momento de meditação da Palavra, no qual você é convidado(a) a escutar o Senhor e a permitir que sua Palavra se misture com a sua vida. Perceba como homens e mulheres estão igualmente presentes no discipulado de Jesus. Todos, sem distinção de gênero, classe ou raça, somos participantes da missão de Jesus.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o momento de encontro com o Deus de amor e misericórdia. Coloque-se na presença do Senhor sem medo e faça a sua oração, entregando-lhe tudo que você é e tem. Se desejar, reze também um Salmo ou a oração do Pai-nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o poder de Jesus e sua força libertadora como quero estar junto dele neste dia e deixar que Ele expulse de mim tudo o que me impede de amar com liberdade de coração?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida

Ir. Carmen Maria Pulga

A pequena comunidade itinerante formada pelos doze apóstolos e por algumas mulheres é também sinal do Reino que está chegando. Pelo que se sabe do modelo social da época, as mulheres não gozavam de tanta liberdade, ou talvez nossas informações sobre usos e costumes da época sejam mais imaginadas do que reais. O fato é que estavam todos juntos, andando com Jesus, iniciando um modelo de Igreja, que em parte se perdeu. Maria de Mágdala, de quem saíram sete demônios. Ou era muito doente? O número sete é simbólico, e Mágdala não tinha boa fama. Joana, alguém com acesso à corte de Herodes. Susana, desconhecida. E não só. Ainda muitas outras mulheres. Elas não estão ausentes nem na companhia de Jesus nem no relato do Evangelho. E estão muito presentes nas comunidades. Não necessitam de um mandato especial para arregaçarem as mangas e pôr-se à disposição de quem precisa. Sabem cuidar e gostam de fazer qualquer serviço. Esse primeiro grupo formado por homens e mulheres, sendo itinerante, não devia ter estruturas hierarquizadas. Uma Igreja “em saída” parece mais perto da eclesiologia de Jesus do que uma Igreja sedentária. Aliás, Nietzsche escreveu em “Ecce Homo”, para espanto dos crentes, que “o sedentarismo é o autêntico pecado contra o Espírito Santo”. Ele se referia a questões de saúde, mas a afirmação pode se aplicar à comunidade itinerante.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.