Fundo
Sábado, 14 de Junho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/08/2022

Santa Clara, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: Ez 12,1-12 Salmo: Sl 78(77) - Observem os preceitos de Deus.
evangelho
O senhor teve compaixão e perdoou-lhe - Mt 18,21-19,1

Pedro dirigiu-se a Jesus perguntando: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes. O Reino dos Céus é, portanto, como um rei que resolveu ajustar contas com seus servos. Quando começou o ajuste, trouxeram-lhe um que lhe devia uma fortuna inimaginável. Como o servo não tivesse com que pagar, o senhor mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher, os filhos e tudo o que possuía, para pagar a dívida. O servo, porém, prostrou-se diante dele pedindo: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. Diante disso, o senhor teve compaixão, soltou o servo e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia uma quantia irrisória. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. O companheiro, caindo aos pés dele, suplicava: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei’. Mas o servo não quis saber. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que estava devendo. Quando viram o que havia acontecido, os outros servos ficaram muito sentidos, procuraram o senhor e lhe contaram tudo. Então o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: ‘Servo malvado, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ O senhor se irritou e mandou entregar aquele servo aos carrascos, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. Quando terminou essas palavras, Jesus deixou a Galileia e foi para a região da Judeia, pelo outro lado do Jordão.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”


Leitura (Verdade)

O Mestre não fica discursando sobre O PERDÃO. Observe que ele vai diretamente nas relações, onde acontece as injustiças e a divisão.
Entre como ouvinte ativo nesta cena, neste diálogo com Jesus. Faça sua perguntas.

Evangelho: Mt 18,21–19,1: Pedro dirigiu-se a Jesus perguntando: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes. O Reino dos Céus é, portanto, como um rei que resolveu ajustar contas com seus servos. Quando começou o ajuste, trouxeram-lhe um que lhe devia uma fortuna inimaginável. Como o servo não tivesse com que pagar, o senhor mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher, os filhos e tudo o que possuía, para pagar a dívida. O servo, porém, prostrou-se diante dele pedindo: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’. Diante disso, o senhor teve compaixão, soltou o servo e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia uma quantia irrisória. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. O companheiro, caindo aos pés dele, suplicava: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei’. Mas o servo não quis saber. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que estava devendo. Quando viram o que havia acontecido, os outros servos ficaram muito sentidos, procuraram o senhor e lhe contaram tudo. Então o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: ‘Servo malvado, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ O senhor se irritou e mandou entregar aquele servo aos carrascos, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. Quando terminou essas palavras, Jesus deixou a Galileia e foi para a região da Judeia, pelo outro lado do Jordão.

“Perdoar não é coisa fácil. Não perdoar é uma forma de punição e até mesmo de vingança a quem errou, traiu, decepcionou. Há muita gente que, por isso, carrega mágoa, ressentimento, ódio no coração. Jesus respondeu a uma pergunta de Pedro sobre o perdão. Contou uma história, com muitas verdades. A primeira: todos erramos e precisamos de perdão. Os dois servos tinham uma dívida. Um devia muito, mas muito mesmo, e não teria nunca com que pagar. Outro devia pouco e também não tinha com que pagar. Segunda verdade: apesar de nossos muitos e graves pecados, Deus nos perdoa. E é essa experiência de perdão que nos leva a perdoar nossos semelhantes. Terceira verdade: se não perdoamos, não seremos perdoados”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deus nos convida ao perdão e à reconciliação para que possamos viver a unidade em torno do mesmo Pai. São dois movimentos exigentes, pois precisamos sair de nós mesmos em direção ao outro a quem ofendemos ou nos ofendeu. Porém, ele é necessário para mantermos relacionamentos saudáveis e curarmos nossas feridas. Mais ainda, o perdão só existe no amor. Portanto, só sabe perdoar quem muito ama.
A reconciliação e o perdão são dons que o Senhor nos concede, de modo que nos tornamos capazes de perdoar, aos outros e a nós mesmos.
Como você avalia sua caminhada neste movimento das relações com Deus, com você mesmo e com os irmãos.?

Oração (Vida)

Agradeçamos ao Senhor seu amor e sua misericórdia para conosco e por ter nos ensinado a perdoar. Entreguemos a Ele as pessoas que sofrem a dor da falta do perdão e da reconciliação. Peçamos ainda: “Senhor, concede-nos um coração aberto à tua graça e ensina-nos a perdoar a quem ainda não amamos com verdadeiro amor fraterno”.

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

PROPOSTA DO DIA: Ir ao encontro de alguém com o qual temos dificuldades de perdoar ou rezar a oração do Pai-Nosso para que obtenhamos a força de perdoar.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os rabinos discutiam sobre o perdão. Diziam: três vezes, sim, mas na quarta vez, não. Lamec fala em vingança até setenta vezes (Gn 4,24). Pedro conhecia essa mentalidade do AT e vai a Jesus, já superando essa visão. Ele fala em perdoar sete vezes. Sete é número simbólico para dizer muitas vezes. Jesus não se contenta com isso. Ele quer o perdão sempre. Setenta vezes sete não é 490, mas quer dizer sempre. Para ilustrar, conta a parábola do ajuste de contas. Os humanos devem reproduzir em sua vida a misericórdia de Deus. Ele perdoa sempre, até as contas impagáveis. Por isso mesmo o cristão, em toda sua vida, deve reproduzir essa bondade de Deus. Quando alguém nega o perdão ao seu semelhante, na realidade está negando o rosto de Deus diante da comunidade. Na Igreja, é preciso que cada fiel seja sempre imagem e semelhança de Deus em tudo que faz.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.