Fundo
Quarta-feira, 28 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/09/2021

São Jerônimo, memória - Ano B - Branca
1ª Leitura: Ne 8,1-4a.5-6.7b-12 Salmo: Sl 19(18) - Os mandamentos do Senhor são retos.
evangelho
O Reino de Deus está próximo de vós - Lc 10,1-12

O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’. Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Mas quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade que se grudou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’. Eu vos digo: naquele dia, Sodoma receberá sentença menos dura do que aquela cidade”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste dia celebramos a memória de São Jerônimo, grande exegeta e tradutor das Sagradas Escrituras. No início de mais uma leitura orante, abra o seu coração para o diálogo com o próprio Deus por meio de sua Palavra. Deixe-se conduzir pela ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”


Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho em voz alta e pausadamente e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. Observe o tema que perpassa o diálogo? Com quais disposições os personagens da narrativa se colocam no seguimento de Jesus?

Evangelho: Lc 10,1-12 O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’. Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. Mas quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: ‘Até a poeira de vossa cidade que se grudou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’. Eu vos digo: naquele dia, Sodoma receberá sentença menos dura do que aquela cidade”.

“O número 72 simbolizava todas as nações da terra. Este é o campo de ação dos enviados, com meios pobres e à semelhança de cordeiros. A força da Boa-Nova vai triunfar, mas existe a possibilidade de ser rejeitada. Nesse caso, até a poeira das sandálias – como gesto de purificação – deverá ser sacudida. Mas nem por isso a Boa-Nova vai ser detida. Hoje, a Igreja lembra o grande santo da Bíblia: Jerônimo. Ele traduziu, num monumental trabalho de vinte anos, a Bíblia, dos originais aramaico e grego para o latim, a língua do povo. Isso a partir de centenas de manuscritos. Jerônimo dizia: “Ignorar a Bíblia é ignorar Jesus Cristo”. Santo Agostinho complementa: há certa igualdade entre a Palavra e a Eucaristia.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? O convite que Jesus faz aos discípulos é também para mim? Olhando para minha vida, em que áreas percebo a necessidade de uma abertura maior para seguir o Senhor sem lhe impor condições?
Retome o texto mais uma vez. Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.

Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Cuidar das desculpas oportunistas que apresentamos e propor-se a mudar algo prático que precisa ser mudado para aproximar-se mais do caminho de Jesus.

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

A viagem de Jesus para Jerusalém é descrita em paralelo com o seu ministério na Galileia. O que aconteceu na Galileia acontece também na estrada. Jesus foi rejeitado em Nazaré e na Samaria. Enviou em missão os Doze e os 72 discípulos. Herodes entra em cena lá e aqui, e os parentes de Jesus interferem. Os 72 são enviados dois a dois para prepararem a chegada de Jesus em diversos lugares. Partem com recomendações claras: Não levem nada, não parem para saudar ninguém e anunciem que o Reino de Deus está próximo”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.