Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/11/2023

32º Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Sb 7,22–8,1 Salmo: Sl 119(118) - Senhor, para sempre tua palavra está disposta nos céus.
evangelho
O Reino de Deus está no meio de vós! - Lc 17,20-25

Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus lhes respondeu: “O Reino de Deus não vem com sinais óbvios, nem se poderá dizer: ‘Está aqui!’ ou ‘Está ali!’, pois o Reino de Deus está no meio de vós!” Disse, então, a seus discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem, mas não vereis. E vos dirão: ‘Está aqui!’ ou ‘Está ali!’ Não vades, não procureis. Com efeito, assim como o fulgor do relâmpago brilha de um extremo ao outro do céu, assim será com o Filho do Homem em seu dia. Mas antes é preciso que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Para fazermos uma boa oração, é sempre importante nos colocarmos em atitude de silêncio. Procure, se possível, um ambiente que lhe favoreça esse silêncio.
Iniciemos nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!




Acolhamos a Palavra como discípulos missionários a serviço do Reino e abramo-nos à ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Amém!”

Leitura (Verdade)

Leia o texto do Evangelho de hoje pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque seus personagens. Que ensinamento Jesus nos dá por meio do Evangelho?

Evangelho: Lc 17,20-25 Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus lhes respondeu: “O Reino de Deus não vem com sinais óbvios, nem se poderá dizer: ‘Está aqui!’ ou ‘Está ali!’, pois o Reino de Deus está no meio de vós!” Disse, então, a seus discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem, mas não vereis. E vos dirão: ‘Está aqui!’ ou ‘Está ali!’ Não vades, não procureis. Com efeito, assim como o fulgor do relâmpago brilha de um extremo ao outro do céu, assim será com o Filho do Homem em seu dia. Mas antes é preciso que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.

“O próprio Jesus é a presença do Reino dos Céus, a manifestação da vontade de Deus, que faz acontecer um novo tempo. Jesus, sempre atento aos detalhes, alerta para que não escutem aqueles que dirão onde está o Reino de Deus. Ao longo da história, muitas pessoas se apresentaram como o filho enviado por Deus. O único capaz de confirmar a presença do Reino é Jesus, que volta ao Pai, mas não nos deixa órfãos, pois nos envia o Espírito Santo. Em tempos de tantas fragilidades, que saibamos manter a fidelidade a Deus, fortalecendo nossa decisão de seguir Jesus, em qualquer lugar e ocasião. As dúvidas são normais, mas a fidelidade ao Senhor simplesmente transforma nossa vida e a vida dos irmãos.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Durante a leitura, que palavra o/a tocou mais profundamente? De que forma o texto fortalece sua caminhada de fé?
Se sentir necessidade, leia o Evangelho novamente, para fazer a sua meditação e acolher os ensinamentos de Jesus para a sua vida.
Como você compreende os sinais de Deus em sua vida e na história.?

Oração (Vida)

A presença de Jesus é a presença do Reino entre nós. Por isso Ele confirmou: "O Reino de Deus está entre vós".
Senhor Jesus, eu creio que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença.
Faça a sua oração, oferecendo ao Senhor os frutos desta meditação com a Palavra.
Apresente suas intenções e pedidos a Deus e agradeça-lhe este momento em que você pode fortalecer sua fé.

Contemplação (Vida e Missão)

Depois de meditar e rezar com a Palavra, rezar durante o dia essa invocação: “Senhor Jesus, venha a nós o vosso Reino. Seja feita a vossa vontade”.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro(a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Começa o pequeno Discurso Escatológico de Lucas. Os fariseus perguntam sobre o momento da chegada do Reino de Deus. Eles tentam manter viva a esperança do povo por meio da penitência e do cumprimento estrito da Lei. A preocupação com o reinado de Deus era enorme, sobretudo em tempos de perseguição ou da presença opressora do Império Romano. Aliás, essa é a mesma preocupação dos discípulos de Jesus. Muitos imaginavam o Reino como a restauração política de Israel. A questão estava centrada no quando, o momento preciso de sua manifestação. Jesus, então, ajuda seus discípulos a compreender que o Reino não vem com poder. Não há sinais misteriosos de sua vinda. Não se pode apreendê-lo ou controlá-lo. Na verdade, o Reino já é uma realidade atuante: ele está presente em qualquer lugar ou em qualquer pessoa em que a ação de Jesus é continuada. Jesus é autobasileia: a própria manifestação do Reino, que está no meio dos discípulos e discípulas, no seu interior. É uma experiência de tal modo revolucionária da presença do Espírito Santo que nos faz criaturas completamente novas.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.