Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/05/2024

6ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 18,23-28 Salmo: Sl 47(46) - Deus reina sobre os povos.
evangelho
O que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dará - Jo 16,23b-28

Amém, amém, eu vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dará. Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, de modo que vossa alegria seja completa. Essas coisas eu vos digo por comparações; vem a hora em que já não mais vos falarei por comparações, mas o que se refere ao Pai eu vos anunciarei claramente. Naquele dia, pedireis em meu nome, e não vos digo que pedirei ao Pai por vós, pois o próprio Pai vos ama, porque vós me tendes amado e acreditado que saí de junto de Deus. Saí de junto do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e vou para o Pai.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós. Seu amor, que vem do Pai, faz circular a vida em nós e nutre nosso espirito. Que Ele nos fortaleça na disposição para seguirmos o seu exemplo.


Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Neste texto do evangelho Jesus nos ensina em nome de quem devemos elevar nossa oração. Observe quem é o intercessor e qual é a raiz, a fonte deste amor.

Evangelho: Jo 16,23b-28 “Amém, amém, eu vos digo: o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dará. Até agora, não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, de modo que vossa alegria seja completa. Essas coisas eu vos digo por comparações; vem a hora em que já não mais vos falarei por comparações, mas o que se refere ao Pai eu vos anunciarei claramente. Naquele dia, pedireis em meu nome, e não vos digo que pedirei ao Pai por vós, pois o próprio Pai vos ama, porque vós me tendes amado e acreditado que saí de junto de Deus. Saí de junto do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e vou para o Pai.”

“Jesus é o canal das bênçãos que nos são dadas pelo Pai. A partir de Jesus, ninguém terá acesso ao Pai senão por ele. A oração em nome de Jesus abre o coração do Pai. O intercessor já é o próprio Deus, presente e atencioso às nossas necessidades. Quando a prece brota dessa comunhão com Jesus e com o Espírito Santo, o fruto é a alegria. Jesus insiste que o Pai nos ama porque amamos Jesus e acreditamos que ele saiu do Pai. Ele fala do Pai de uma maneira tão filial e tão generosa que nos confirma: meu Pai é vosso Pai também: Pai-Nosso. Ele nos deixa essa maravilhosa experiência de Deus, nosso Pai. É impossível chamar a Deus de “Pai” e não sentir o coração transbordar de alegria e confiança.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus nos confirma que é o amor do Pai quem nos atende. E não há alegria maior do que sermos amados por Deus.
Você prova essa alegria da intimidade com o Pai, o Filho e o Espírito Santo?
Você permanece fiel a Deus, mesmo nos sofrimentos e decepções do cotidiano?
Acredita, de fato, no amor de Deus? Que Ele atende nossos pedidos de acordo com nosso bem maior?
Deixe que a Palavra de Deus se torne vida em sua vida. Releia o texto, caso sinta necessidade.

Oração (Vida)

A oração é um momento em que nos colocamos diante de Deus e pedimos vida nova, apresentamos a Ele o que desejamos, as realidades que queremos que Ele transforme. É em nome do Senhor Jesus que a oração cristã encontra sua força e eficácia. E Ele, o Filho de Deus que se fez igual a nós quem nos insere nesse fluxo de amor que brota do Pai. Em Cristo, temos a fusão do diálogo entre a divindade e a humanidade. Reze ao Senhor com confiança, converse com Ele...

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus conversa com os seus de forma íntima e amiga, uma conversa de despedida, porque ele vai para o Pai. Já ouvimos o que se espera de nós, o tipo de gente que devemos ser, servidores de todos, que ocupam o último lugar; já ouvimos falar de perseguições e sofrimentos. Hoje ouvimos de Jesus: “Vocês até agora nunca pediram nada a meu Pai em meu nome. Peçam e vão receber, e a alegria de vocês será completa”. Peçam o que quiserem em nome de Jesus, “por nosso Senhor, Jesus Cristo, vosso Filho”. “Vocês me amaram e acreditaram que eu saí do Pai, por isso o Pai ama vocês.” Nem será preciso que Jesus interceda por nós. Essa é agora a nossa condição. Jesus fala do Pai de uma maneira tão pessoal que nos anima a rezar o Pai-Nosso. Foi Jesus quem nos ensinou a chamar a Deus de Pai. Enviou Maria Madalena para dizer aos irmãos: “Subo a meu Pai e vosso Pai, a meu Deus e vosso Deus”. Gostaríamos de entender mais e de compreender melhor. Podemos, porém, admirar, contemplar extasiados as maravilhas de Deus em Jesus Cristo, até o dia em que deixaremos o mundo e iremos ao Pai, repetindo com Paulo: “Meu desejo é partir e estar com Cristo, pois isso me é muito melhor”.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.