Fundo
Quinta-feira, 22 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 15/05/2023

6ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 16,11-15 Salmo: Sl 149 - O Senhor é favorável a seu povo.
evangelho
O Espírito da verdade que vem do Pai, este testemunhará a meu respeito - Jo 15,26-16,4a

"Quando vier o Defensor, que vos enviarei do Pai, o Espírito da verdade que vem do Pai, este testemunhará a meu respeito. Também vós testemunhareis, porque, desde o princípio, estais comigo. Estas coisas vos digo para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas, e vem a hora em que aquele que vos matar pensará estar prestando culto a Deus. E farão estas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim. Estas coisas eu vos digo para que, quando chegar a hora de acontecerem, vós vos recordeis delas, uma vez que eu já vos preveni."

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos ajuda a compreender a missão do Espírito Santo. Guiados pelo Espírito, os discípulos darão testemunho de Jesus e se manterão fiéis ao seu projeto, mesmo diante das perseguições. Que possamos acolher a Palavra em nossa vida e concretizar em nosso dia os ensinamentos de Jesus.


Oração: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor.”

Leitura (Verdade)

Jesus promete aos apóstolos o Espírito de Verdade, que os conduzirá nas sendas do mundo e os iluminará na compreensão e anúncio do Evangelho. Ao ler este Evangelho acolha como sua a promessa de Jesus.

Evangelho: Jo 15,26–16,4a “Quando vier o Defensor, que vos enviarei do Pai, o Espírito da verdade que vem do Pai, este testemunhará a meu respeito. Também vós testemunhareis, porque, desde o princípio, estais comigo. Estas coisas eu vos digo para que não vos escandalizeis. Eles vos expulsarão das sinagogas, e vem a hora em que aquele que vos matar pensará estar prestando culto a Deus. E farão estas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim. Estas coisas eu vos digo para que, quando chegar a hora de acontecerem, vós vos recordeis delas, uma vez que eu já vos preveni.”

Jesus prepara os seus para que não se sintam órfãos nem fiquem sem rumo e sem saber como agir. A unidade com Jesus é a real forma de viver o amor do Pai. Não basta crer em Deus, é necessário viver intensamente a unidade com ele, que interage continuamente com o Filho Jesus e com os que se tornaram seus seguidores. É interessante observar que Jesus preparou, desde sempre, os discípulos para que entendessem a dinâmica do pertencimento. Jamais estaremos sozinhos neste mundo, pois o amor de Deus nos insere em uma comunidade de fé, na qual todos interagem por meio da caridade. Só é dado o nome de “cristão” àquele que faz do amor a Deus e ao próximo o jeito diário de viver e de conviver.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Para acolher o Espírito Santo é preciso deixá-lo agir livremente. É preciso humildade verdadeira e acolhimento na fé. A ação do Espírito de Deus, mesmo quando repercute nas obras e nos projetos humanos, dirige-se ao coração do homem para libertá-lo, abrindo caminho para o amor.
O Espírito Santo é a Vida em nós. Ele é o sopro espiritual como o ar (Jesus o chama de vento –Jo 3,8) que mantém a vida. Pedir a vida, a presença do Espírito Santo é pedir que a vida verdadeira se mantenha em nós.
O que a Palavra lhe comunica neste dia?
Como eu identifico a presença do Espirito Santo em minha conduta?

Oração (Vida)

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração.

Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e iluminai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e dirigi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração, purificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração, fortalecei-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração, santificai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e consolai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e abrasai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e transformai-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e ungi-nos!
Vinde, Santo Espírito, ao nosso coração e enviai-nos!

Contemplação (Vida e Missão)

Deixe-se provocar pela ação de Jesus. Qual será sua ação concreta de hoje, a partir da escuta, meditação e contemplação do evangelho?
Viver e testemunhar a Fé em Cristo, no Amor do Pai e no Sopro do Espirito.
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Tendo chegado à Sexta Semana da Páscoa, aproximando-nos da Festa de Pentecostes, aparece, com mais clareza, a promessa do Espírito Santo, provindo do Pai. “Espírito” significa “sopro e vento”, denotando liberdade, força e dinamicidade. Jesus o chama de “Paráclito”. Essa palavra grega, literalmente, significa “chamado para junto de alguém”. É o advogado, o defensor ou alguém que consola; é alguém que se aproxima do outro para confortá-lo e animá-lo. Os discípulos e discípulas de Jesus precisaram muito disso depois da morte de Jesus.
No texto do Evangelho de hoje, aparecem duas características muito importantes do Espírito Santo: ele é o Espírito da verdade e testemunha de Jesus. Contudo, os discípulos e discípulas do Senhor, na força do Espírito, também são suas testemunhas. Os discípulos serão iluminados pela inteligência da fé para entender existencialmente a mensagem de Jesus. A missão, portanto, é compreendida como testemunho do Espírito e da Igreja. O ambiente da missão de Jesus, e nossa, é marcado pela perseguição, inicialmente, dos judeus. Os cristãos serão expulsos das sinagogas e até mortos, o que aconteceu no período em que João escreveu seu Evangelho.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.