Fundo
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 06/11/2020

31ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Fl 3,17-4,1 Salmo: Sl 122(121) - Vamos à casa do Senhor!
evangelho
O administrador desonesto - Lc 16,1-8

Depois, Jesus falou ainda aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. Ele o chamou e lhe disse: ‘Que ouço dizer a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. O administrador, então, começou a refletir: ‘Meu senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar não tenho força; de mendigar tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. Então chamou cada um dos que estavam devendo ao seu senhor. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu senhor?’ Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa e escreve: cinquenta!’ Depois perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem sacas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve: oitenta’. E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu com esperteza. De fato, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Nossa vida exige que avaliemos constantemente nossas atitudes e o caminho pelo qual andamos.


“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho quantas vezes julgar necessário, grifando as palavras que mais chamaram sua atenção. Qual é o comportamento do administrador? Como ele procura resolver seu problema de má administração? Qual é a mensagem central do texto? “Ontem e hoje, a figura do administrador é comum. Ele deve, acima de tudo, ter duas qualidades: competência e fidelidade. Suas atribuições devem levar à prosperidade os bens do patrão, mas sua autonomia pode terminar a qualquer momento. Na parábola, havia indícios claros de má administração, e o administrador foi convidado a prestar contas. Aparentemente Jesus elogia seu comportamento imoral, mas, na realidade, exalta a “coerência” dele. Tinha um projeto imoral e o levou até o fim. Hoje somos nós os administradores das coisas de Deus. Filhos da luz, somos convidados a dar o melhor de nós mesmos na missão. Recebemos dele preciosos talentos; nosso dever é fazê-los frutificar. Vida, família e fé são parte dos bens do Senhor.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Faça a sua meditação, escute o que Jesus tem a lhe dizer e deixe que a Palavra se misture com a sua vida. Aos discípulos de Jesus é pedida a atitude de esperteza e de ousadia na busca dos seus objetivos ou no trabalho pelo Reino. Pensemos por alguns instantes no desafio que é o trabalho de evangelização nos dias de hoje. Os valores do Reino e do Evangelho ainda encontram espaço no coração das pessoas? Que atitudes são pedidas aos cristãos para que o seu testemunho continue revelando o rosto de Cristo?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O templo do Senhor deve ser o nosso coração, e Ele deseja escutar o que temos a dizer. Aproxime-se de Deus e faça a sua oração, mantendo em mente que é com muito amor e carinho que Ele o(a) acolhe. Abra o seu coração e faça a sua oração, que pode ser de súplica, louvor ou agradecimento. Reze e expresse-se sem medo.

Contemplação (Vida e Missão)

Um pequeno gesto de amor pode fazer alguém feliz. Como você que acolher e alegrar os que aproximam de você hoje?

Bênção

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. (...) Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem." (Romanos 12, 12; 21)

Ir. Carmen Maria Pulga

Não nos deixemos paralisar. Vamos fazer alguma coisa depois de termos sido acolhidos por Jesus com os publicanos e pecadores. O que vamos fazer? Jesus nos mostra o caminho a partir do exemplo de outro pecador, o administrador infiel. Ele foi esperto. Com o dinheiro deste mundo fez amigos que o acolheriam quando fosse despedido. Este é o caminho para todos, discípulos e pecadores: fazer amigos partilhando o que temos com quem não tem. Eles nos abrirão as portas do céu. Jesus pediu aos seus discípulos renúncia aos bens deste mundo para que pudessem segui-lo com total liberdade. Os bens materiais devem nos ajudar, e não nos atrapalhar no caminho para a casa do Pai.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.