Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/10/2023

28ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 4,1-8 Salmo: Sl 32(31) - Tu és um esconderijo para mim.
evangelho
Não temais; vós valeis mais do que muitos pardais - Lc 12,1-7

Entretanto, havendo-se reunido uma imensa multidão, a ponto de se comprimirem uns aos outros, Jesus começou a dizer, em primeiro lugar a seus discípulos: “Precavei-vos do fermento dos fariseus, ou seja, da hipocrisia. Nada há encoberto que não venha a ser revelado, nem nada escondido que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão será ouvido à luz do dia, e o que tiverdes falado ao ouvido nos quartos será proclamado sobre os telhados. Eu vos digo, meus amigos: não temais aqueles que matam o corpo e, depois disso, não podem fazer mais nada. Eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de fazer morrer, tem autoridade para lançar na Geena. Sim, eu vos digo: a este deveis temer. Não se vendem cinco pardais por duas moedas de cobre? E, no entanto, nenhum deles é esquecido diante de Deus. Além disso, até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais; vós valeis mais do que muitos pardais.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”


Quem espera no Senhor alcança a paz. O próprio Senhor servirá àqueles que nele esperam: “Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá”.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho indicado para o dia de hoje, destacando os verbos e os personagens que surgem. O texto mostra Jesus fazendo um alerta à multidão. O que Ele diz às pessoas?

Evangelho: Lc 12,1-7 Entretanto, havendo-se reunido uma imensa multidão, a ponto de se comprimirem uns aos outros, Jesus começou a dizer, em primeiro lugar a seus discípulos: “Precavei-vos do fermento dos fariseus, ou seja, da hipocrisia. Nada há encoberto que não venha a ser revelado, nem nada escondido que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão será ouvido à luz do dia, e o que tiverdes falado ao ouvido nos quartos será proclamado sobre os telhados. Eu vos digo, meus amigos: não temais aqueles que matam o corpo e, depois disso, não podem fazer mais nada. Eu vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de fazer morrer, tem autoridade para lançar na Geena. Sim, eu vos digo: a este deveis temer. Não se vendem cinco pardais por duas moedas de cobre? E, no entanto, nenhum deles é esquecido diante de Deus. Além disso, até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais; vós valeis mais do que muitos pardais.

“É maravilhoso poder crer em um Deus que sabe até quantos cabelos cada pessoa tem na cabeça. Deus nos ama de forma minuciosa, única e especial. Importa-se conosco, pois quer a nossa felicidade. O jeito de ser dos fariseus serve de referência para Jesus, ao mostrar como não deve agir um discípulo seu. Ao explicitar que nada há de encoberto que não venha a ser descoberto, Jesus apresenta a opção pela verdade, que liberta e permite uma experiência profunda de liberdade. Acontece que a compreensão de Jesus contempla não somente o corpo como também, e principalmente, a alma. Para crescer na fé é imprescindível saber equacionar o corpo e a alma e viver intensamente o amor de Deus no cotidiano.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como eu acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que eu vivo hoje?
A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor?
Quais são os meus medos? Em quem e em quê ponho minha confiança? Jesus é , de fato, seu amigo?

Oração (Vida)

Ninguém pode matar o amor, quando alicerçado em Deus. Vamos rezar com Francisco de Assis:
Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o/a levou a experimentar? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração. Entregue aos cuidados de Deus alguns de seus medos.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Reúne-se uma multidão, mas Jesus fala aos discípulos. Ele reflete sobre três temas: a hipocrisia dos fariseus, a ousadia da pregação evangélica e a confiança em Deus. Ele começa utilizando a imagem do fermento: massa azeda e cheia de impurezas; presente, mas disfarçado e imperceptível. A hipocrisia é a dissimulação do íntimo com a exterioridade. Contra esse fermento maléfico, somente a força da pregação do Evangelho, à luz do dia e de sobre os telhados, sem meias-palavras. Somente o Evangelho purifica a mentira, pois Cristo é a Verdade. Somente ele destrói todas as máscaras. Mas isso tem consequências: a perseguição e o martírio. Jesus, então, repete com insistência: “Não tenhais medo!”. Ao citar os pardais e os cabelos de nossa cabeça, duas coisas pequeninas e quase desprezíveis, Jesus quer nos dizer: se Deus cuida dessas coisas, imagine se ele não vai cuidar dos missionários e missionárias! Há cruz no horizonte, mas há também madrugada alegre do sepulcro vazio e da presença vivificadora de Cristo Ressuscitado. Boa missão a todos! Confiemo-nos em Deus, pois ele cuida de nós!

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.