Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/11/2023

São Martinho de Tours, Bispo - Ano A - Branca
1ª Leitura: Rm 16,3-9.16.22-27 Salmo: Sl 145(144) - Grande é o Senhor e muito louvável.
evangelho
Não podeis servir a Deus e à riqueza - Lc 16,9-15

Eu vos digo: fazei-vos amigos por intermédio da riqueza injusta, para que, quando essa acabar, eles vos acolham nas moradas eternas. Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. Portanto, se não fostes fiéis com a riqueza injusta, quem vos confiará aquela verdadeira? Se não fostes fiéis com o que é alheio, quem vos dará o que é vosso? Nenhum criado pode servir a dois senhores, porque ou odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza”. Os fariseus, amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam dele. Jesus lhes disse: “Vós sois os que se justificam a si mesmos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações: o que é elevado entre os homens é abominável diante de Deus.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos este novo dia acolhendo a Boa Nova do Evangelho.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

É uma graça ter acesso à Palavra de Deus, porém ela frutifica somente se vivermos de acordo com seus ensinamentos.

Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje Lucas continua a narrativa sobre a atenção e inteligência que as relações exigem para não cairmos nas armadilhas do egoísmo e da ganância.

Evangelho: Lc 16,9-15 Eu vos digo: fazei-vos amigos por intermédio da riqueza injusta, para que, quando essa acabar, eles vos acolham nas moradas eternas. Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. Portanto, se não fostes fiéis com a riqueza injusta, quem vos confiará aquela verdadeira? Se não fostes fiéis com o que é alheio, quem vos dará o que é vosso? Nenhum criado pode servir a dois senhores, porque ou odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza”. Os fariseus, amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam dele. Jesus lhes disse: “Vós sois os que se justificam a si mesmos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações: o que é elevado entre os homens é abominável diante de Deus.

“Jesus sabe que um coração dividido se torna incapaz de experimentar a felicidade reservada aos filhos e filhas de Deus. A posse e o apego às coisas materiais podem dividir efetivamente a existência humana. Ninguém consegue servir a Deus e ao dinheiro. A fidelidade a Deus permite muita serenidade na hora de lidar com as coisas materiais. Todos necessitam do necessário para garantir a dignidade. A ganância e a insaciável sede de querer sempre mais têm impactado e provocado um processo que já dá sinais: a desumanização. A importância de ser fiel nas pequenas e grandes coisas torna o ser humano capaz da realização e da construção de um mundo melhor. Sejamos grandiosos e éticos no ser e no ter. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Procure um lugar reservado e silencioso para fazer sua meditação a partir do Evangelho. “Riqueza injusta” é tradução de uma expressão bíblica que pode também ser traduzida como “riqueza enganadora”.
Qual convite a Palavra lhe faz hoje?
Qual sua contribuição para que as estruturas atuais sejam mais justas?

Oração (Vida)

Em oração, peçamos que o Senhor nos conceda a graça de permanecermos fiéis testemunhas do Reino e construtores de uma sociedade mais justa e fraterna.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
“Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra? Sintetize em poucas palavras o apelo que o evangelho de hoje despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus afirma: “Usai o dinheiro injusto para fazer amigos”. Parece uma afirmação estranha. Jesus não elogia a injustiça ou a desonestidade, mas a habilidade, a criatividade. O que significa, então, do ponto de vista cristão, ser verdadeiramente esperto? Para Jesus, no Evangelho de Lucas, o dinheiro é iníquo, é injusto. Mas, enquanto estamos na peregrinação da história, ele é um meio necessário. Devemos dar-lhe uma finalidade positiva. Os filhos deste mundo agem com muita astúcia em seus negócios. Quem quiser trabalhar pelo Reino, precisa também ter criatividade. Nós, cristãos, nem sempre sabemos usar aquilo que está ao nosso dispor para conseguirmos o verdadeiro bem: o Reino de Deus, isto é, usar os bens materiais em função da solidariedade, da transformação de estruturas injustas, por algo que conduz ao céu. Assim também devemos fazer com as estratégias de evangelização. Jesus, contudo, deixa clara uma coisa: há uma incompatibilidade fundamental entre Deus e dinheiro. Quem se deixa escravizar por ele, perde o caminho da salvação. Ser de Deus é ser totalmente dependente dele e só dele. Não se pode servir a dois senhores.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.