Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/12/2023

Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja - Ano B - Branca
1ª Leitura: Is 26,1-6 Salmo: Sl 118(117) - Bendito quem chega em nome do Senhor.
evangelho
Não é aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’ que entrará no Reino dos Céus, mas aquele que realiza o desígnio de meu Pai, que está nos céus - Mt 7,21.24-27

Não é aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’ que entrará no Reino dos Céus, mas aquele que realiza o desígnio de meu Pai, que está nos céus. Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, veio a enchente, sopraram os ventos e se arremessaram contra a casa; mas ela não desmoronou, pois estava alicerçada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato que edificou sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, veio a enchente, sopraram os ventos e se arremessaram contra a casa; ela desmoronou e foi grande sua ruína.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos no tempo do Advento, vigiemos e cuidemos para que nosso ser se torne sempre mais acolhedor da presença de Deus em nossa vida.
Iniciemos a oração de hoje mantendo em mente o Evangelho que vamos meditar, no qual Jesus afirma: ‘“Não é aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’ que entrará no Reino dos Céus, mas aquele que realiza o desígnio de meu Pai, que está nos céus”.



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, destaque os verbos e personagens que aparecem na narrativa e repita as palavras que mais chamaram sua atenção.

Evangelho: Mt 7,21.24-27 “Não é aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’ que entrará no Reino dos Céus, mas aquele que realiza o desígnio de meu Pai, que está nos céus. Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, veio a enchente, sopraram os ventos e se arremessaram contra a casa; mas ela não desmoronou, pois estava alicerçada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato que edificou sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, veio a enchente, sopraram os ventos; ela desmoronou e foi grande sua ruína”.

“Seguir as regras e normas era para o judeu o caminho da salvação. A vida dependia unicamente da observância da Lei. Jesus inaugura um novo tempo e propõe não a multiplicação de palavras, mas a acolhida e a vivência dos seus ensinamentos. Ao falar da casa construída sobre a areia, ele aborda a superficialidade da fé. Porém, quem constrói sobre a rocha tem sua existência fortalecida, isto é, sua vida torna-se plena de sentido, independentemente da chuva e das tempestades. Jesus é a rocha sobre a qual edificamos nosso ser cristão, sempre abertos para crescer como Igreja, nas diferentes obras de caridade. A humanidade tem sido muito provada. Feliz de quem mantém sua vida alicerçada na rocha do amor.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste passo da leitura orante, coloque-se em uma atitude de escuta para ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer. Escute-o... Quais são os fundamentos sobre os quais se firma a sua fé?
A vontade de Deus não é uma Lei ou obrigação, é antes uma proposta de salvação, de vida e de felicidade. É aceitar o amor que Ele nos oferece. Como você avalia sua conduta com a vontade de Deus?

Oração (Vida)

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus.” Quanta responsabilidade Jesus coloca nestas palavras.
Senhor, que minhas atitudes sejam ‘PALAVRAÇÃO’, realizem o que proclamam, para que eu construa minha caminhada em terra firme, seguindo teus passos, seguro/a em tua mão. Canto preparando meu coração: “Eis-me aqui, Senhor! Eis-me, aqui, Senhor! /
Pra fazer tua vontade, pra viver no teu amor. Pra fazer Tua Vontade, pra viver no Teu amor, eis-me aqui, Senhor!
O Senhor é o pastor que me conduz, por caminhos nunca vistos me enviou Sou chamado a ser fermento, sal e luz, e por isso respondi: aqui estou!”
Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos fez compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revelou. Faze que, como Maria, tua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Tu que vives e reinas com o Pai na unidade do Espírito.

Contemplação (Vida e Missão)

Quais apelos esta oração lhe provocou?
Quais compromissos você deseja concretizar em sua vida? Advento é um tempo de solidariedade. Partilhar com alegria o pouco que temos pode ser uma proposta concreta.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A mera declaração de fé ou o culto não são suficientes para entrar no Reino dos Céus. O critério de Jesus é a prática da vontade de Deus. Ele dá dois exemplos: praticar ou não praticar a Palavra de Deus. Tudo está qualificado pelo Dia do Senhor (v. 22), como é próprio da primeira parte do Advento. No primeiro caso, a pessoa é comparada a alguém que constrói a casa sobre a rocha (petra). Em 16,18, Jesus diz que sobre a rocha, que é a profissão de fé de Pedro, é que a Igreja será edificada. Essa casa, edificada sobre a fé de todos os seus membros e que cumpre a Palavra de Deus, não se despedaça nas dificuldades e perseguições. Cumprir a Palavra é viver segundo a justiça do Reino, apresentada nas bem-aventuranças e em todo o Sermão da Montanha. Não basta profetizar, fazer milagres ou expulsar demônios em nome de Jesus. Falta o essencial: a vivência do amor. A mensagem do Reino de Deus é terreno firme, é rocha estável sobre a qual se pode construir uma vida, se pode arriscar tudo por causa dela. O insensato constrói a casa sobre a areia. Ela é destruída pela primeira enxurrada.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.