Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/10/2023

30ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 8,12-17 Salmo: Sl 68(67) - Nosso Deus é um Deus de salvações.
evangelho
Mulher, foste libertada de tua enfermidade - Lc 13,10-17

Certo sábado, ele estava ensinando em uma sinagoga. Havia ali uma mulher que, fazia dezoito anos, possuía um espírito de enfermidade. Era encurvada e não podia de modo algum se manter erguida. Quando a viu, Jesus a chamou e lhe disse: “Mulher, foste libertada de tua enfermidade”. Ele colocou as mãos sobre ela e, imediatamente, ela se endireitou e glorificava a Deus. O chefe da sinagoga, indignado por Jesus ter feito a cura no sábado, disse à multidão: “Há seis dias em que se deve trabalhar. Vinde nesses dias para serdes curados, e não no sábado!” Mas o Senhor respondeu-lhe: “Hipócritas! Cada um de vós, no sábado, não desata seu boi ou burro da manjedoura para levá-lo a beber? E esta, que é filha de Abraão, a quem Satanás atou há dezoito anos, não devia ser desatada de sua corrente no sábado?” Enquanto dizia isso, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e toda a multidão se alegrava por todas as coisas maravilhosas que ele fazia.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Nosso Deus é Deus da vida, acolhe com amor todos os que clamam por sua misericórdia, tem infinita compaixão pelos doentes e os sofredores que se abrem ao seu amor e sua ternura.
Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”



Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e reflita sobre os personagens, sobre o diálogo que desenvolvem, sobre o lugar e tempo em que se dá a narrativa, sobre a situação das pessoas, sobre as ações de Jesus etc.

Evangelho: Lc 13,10-17 Certo sábado, ele estava ensinando em uma sinagoga. Havia ali uma mulher que, fazia dezoito anos, possuía um espírito de enfermidade. Era encurvada e não podia de modo algum se manter erguida. Quando a viu, Jesus a chamou e lhe disse: “Mulher, foste libertada de tua enfermidade”. Ele colocou as mãos sobre ela e, imediatamente, ela se endireitou e glorificava a Deus. O chefe da sinagoga, indignado por Jesus ter feito a cura no sábado, disse à multidão: “Há seis dias em que se deve trabalhar. Vinde nesses dias para serdes curados, e não no sábado!” Mas o Senhor respondeu-lhe: “Hipócritas! Cada um de vós, no sábado, não desata seu boi ou burro da manjedoura para levá-lo a beber? E esta, que é filha de Abraão, a quem Satanás atou há dezoito anos, não devia ser desatada de sua corrente no sábado?” Enquanto dizia isso, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e toda a multidão se alegrava por todas as coisas maravilhosas que ele fazia.

“A fé em Jesus colocava em movimento os doentes de todos os segmentos. As multidões se aglomeravam, pois desejavam apenas tocar em Jesus para ser curadas. Para ele não havia dia específico para fazer o bem. Ao curar a mulher encurvada, no dia de sábado, Jesus não desobedece à Lei, mas confirma a verdadeira Lei, que consiste no amor irrestrito aos pobres e sofredores. Fazer o bem é a essência da existência e condição para a felicidade. Que o legalismo, ainda hoje insistente, não nos torne cegos e paralíticos diante do grito ensurdecedor daqueles que se encontram à margem da dignidade. A prática da caridade desconhece limitadores e fronteiras, pois ela vai além do horizonte. Faz bem fazer o bem.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A cura que Jesus realiza não atinge somente o físico, mas restaura o ser humano por completo, em todas as suas dimensões. Jesus devolve a dignidade para que todo ser humano possa voltar a ser obra boa, plena, com sentido no seu viver. Qual caminho o Senhor lhe indica por meio de sua Palavra?
Escute o que Ele tem a lhe dizer. Não queira ser escravo da lei, mas aposte no amor.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Este é o momento da oração, em que você abre o seu coração ao Senhor. Viva este momento com muita confiança, pois Deus é misericórdia e perdão e está pronto para escutá-lo/a. Apresente as suas intenções, preces e louvores ao Senhor, pois Ele cura todas as feridas.
Faça orações também pelos doentes espiritual, psíquica ou fisicamente. (familiares, membros da comunidade de fé, colaboradores no trabalho, os esquecidos nas filas dos hospitais...

Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o/a levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

A cena do Evangelho de hoje acontece em uma sinagoga, onde Jesus ensina, em um sábado. Depois de Jesus, a figura central da narrativa é uma mulher. No tempo de Jesus, elas eram bastante marginalizadas. A mulher do trecho do Evangelho de hoje está oprimida por sua doença há muitos anos: encurvada, não tem perspectiva, não pode olhar para a frente ou para o alto. A intervenção libertadora de Jesus a reintegra plenamente no povo eleito, como filha de Abraão, e lhe devolve a dignidade de filha de Deus. Ela se endireita e começa a louvar a Deus. Plasticamente, é a cena de uma criatura, de pé, com a vida voltada para o alto, para o mistério do infinito amor. O sábado torna-se novamente a plenitude da criação. O rigorismo legalista do chefe da sinagoga reage: certamente, ele faz menção aos trabalhos proibidos de se realizar no sábado. Para ele, o boi e o jumento são mais importantes do que a mulher. Os inimigos de Jesus se envergonham; as multidões se alegram. O sábado torna-se kairós, tempo especial do agir salvífico de Deus. E Jesus é Senhor do sábado e da vida.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.