Fundo
Sábado, 02 de Agosto de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/10/2021

Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, memória - Ano B - Branca
1ª Leitura: Rm 8,12-17 Salmo: Sl 68(67) - Nosso Deus é um Deus que salva.
evangelho
Mulher, estás livre da tua doença - Lc 13,10-17

Jesus estava ensinando numa sinagoga, num dia de sábado. Havia aí uma mulher que, dezoito anos já, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e totalmente incapaz de olhar para cima. Vendo-a, Jesus a chamou e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Ele impôs as mãos sobre ela, que imediatamente se endireitou e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga, porém, furioso porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado, se pôs a dizer à multidão: “Há seis dias para trabalhar. Vinde, pois, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”. O Senhor respondeu-lhe: “Hipócritas! Não solta cada um de vós seu boi ou o jumento do curral, para dar-lhe de beber, mesmo que seja em dia de sábado? Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não devia ser libertada dessa prisão, mesmo em dia de sábado?” Essa resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos mostra que Jesus é o Senhor da vida e deseja que todo ser humano viva com dignidade. Por isso, Ele liberta e cura a mulher encurvada. Peçamos hoje a graça da cura e da libertação e a abertura para acolhermos a Palavra de Deus, que nos guiará no início de uma nova semana. Prepare seu coração:


Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Qual era a situação vivida pela mulher encurvada? Qual é o gesto de Jesus ao ver a mulher? Como reagem os chefes da sinagoga diante da cura? Qual é a reação da mulher?

Evangelho: Lc 13,10-17 Jesus estava ensinando numa sinagoga, num dia de sábado. Havia aí uma mulher que, dezoito anos já, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e totalmente incapaz de olhar para cima. Vendo-a, Jesus a chamou e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Ele impôs as mãos sobre ela, que imediatamente se endireitou e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga, porém, furioso porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado, se pôs a dizer à multidão: “Há seis dias para trabalhar. Vinde, pois, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”. O Senhor respondeu-lhe: “Hipócritas! Não solta cada um de vós seu boi ou o jumento do curral, para dar-lhe de beber, mesmo que seja em dia de sábado? Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não devia ser libertada dessa prisão, mesmo em dia de sábado?” Essa resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.

“Esse sábado representa a expressão máxima daquilo que Jesus realiza ao curar a mulher: a comemoração da pessoa libertada. O povo se enche de alegria e percebe que o dia santificado é sinal da vida que Deus dá aos homens, e não um dia de simples rituais obrigatórios e vazios. Na presente cena, há uma grande ironia: a oposição à atividade salvadora de Jesus vem do representante da comunidade religiosa. Jesus responde com argumentos práticos que tanto o chefe da sinagoga como o povo entendiam. Mostra a hipocrisia de quem coloca o boi e o burro acima da vida humana. Jesus é o Senhor da Vida e do sábado. A mulher enferma recupera a alegria e o seu lugar na comunidade; não mais encurvada, mas de pé, louvando a Deus.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Retome o Evangelho, leia-o mais uma vez e deixe-se tocar por ele. Faça a sua meditação com as palavras que mais o(a) tocaram e procure escutar o que o Senhor lhe diz por meio deste relato.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração oferecendo ao Senhor os frutos da sua meditação. Apresente o apelo que brotou em seu coração, agradeça a Deus e eleve a Ele os seus pedidos.

Contemplação (Vida e Missão)

Evitar a marginalização de alguém, por qualquer motivo é uma sugestão de prática para este dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Estamos sempre do lado de Jesus, somando com ele, defendendo-o de seus adversários. No entanto, é difícil não estar de acordo com o chefe da sinagoga, que ficou furioso porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. Não podia ter feito em outro dia? “Há seis dias para trabalhar”, disse o chefe da sinagoga ao povo. “Venham nesses dias para serem curados, e não no sábado!”. Jesus o chamou de hipócrita. De fato, imaginemos Jesus dizendo para a mulher encurvada: “Volte amanhã, ou na segunda-feira. Não posso curá-la hoje porque é dia santo, é dia de Deus. Deus descansa no sétimo dia e nós também. Aguente mais um pouco. Fique encurvada mais um dia. Quando não for dia de Deus, eu curo a senhora”. Palmas para Jesus que não disse nada disso e curou a mulher encurvada.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.