Fundo
Quinta-feira, 17 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/08/2021

20ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Jz 6,11-24a Salmo: Sl 85(84) - O Senhor anuncia a paz para seu povo.
evangelho
Muitos que são primeiros serão últimos, e muitos que são últimos serão primeiros - Mt 19,23-30

Então Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. Ouvindo isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Quem, pois, poderá salvar-se?” Jesus olhou bem para eles e disse: “Humanamente isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. Em seguida, Pedro tomou a palavra e disse-lhe: “Olha! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Ora, muitos que são primeiros serão últimos, e muitos que são últimos serão primeiros”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje, como discípulo(a) de Jesus peço que Ele me ensine orar. Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender e praticar os caminhos do seu discipulado.
Oro: Trindade Santa, dai-me a graça de estar bem perto de Jesus para me concentrar em sua Palavra. Faço o sinal da cruz sobre meu corpo, Templo de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Santo Espírito. Amém.”
Agora eu imagino Jesus com os discípulos. Escolho um lugar, no meio desta cena, de onde quero escutar o Mestre.
Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e meus ouvidos.


Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção. A quem Jesus está instruindo? A dificuldade está em ter bens conseguidos com justiça ou na inversão dos valores, colocando a segurança nos bens terrenos? Ao meditar este Evangelho quais são as surpresas de Deus para você?

Evangelho: Mt 19,23-30 Então Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. Ouvindo isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Quem, pois, poderá salvar-se?” Jesus olhou bem para eles e disse: “Humanamente isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. Em seguida, Pedro tomou a palavra e disse-lhe: “Olha! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Ora, muitos que são primeiros serão últimos, e muitos que são últimos serão primeiros”.

“Entrar no Reino de Deus exige fidelidade absoluta. A imagem do camelo e da agulha era usada pelos rabinos. Ao longo da história, muitos se espantaram com a comparação e procuraram uma explicação mais suave. Todos podem ser salvos pela graça de Deus, mas isso não exclui o esforço de cada um. O possível se torna real somente quando o chamado de Jesus a segui-lo é livremente assumido. Um dia, os habitantes de Assis viram um camelo passar pelo fundo de uma agulha: Francisco. Em nossa vida, queiramos ou não, existe uma hierarquia de valores. Se colocarmos Deus em primeiro lugar, todas as outras realidades se ajustarão. Facilmente a riqueza se torna um ídolo e exige exclusividade e adoração.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Eu sou um cristão, uma cristã envolvida com a proposta de Jesus? Como aproveito as oportunidades de fazer o bem que a comunidade e a sociedade me oferecem? Onde busco a sabedoria que dá sentido a vida? O que move minha vida: o dinheiro ou o serviço?

Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de fraternidade e de serviço gratuito em prol do teu reinado sobre toda a criação.
Rezo como missionário(a) pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O jovem rico não foi capaz de se desfazer dos muitos bens que possuía para seguir livremente a Cristo. Jesus então comentou com os discípulos como é difícil para um rico entrar no Reino dos Céus. Pedro, com sua simplicidade e honestidade, perguntou o que os discípulos iriam receber em troca por terem deixado tudo para seguir Jesus. A resposta foi generosa. Os doze apóstolos vão se sentar em doze tronos e julgar as doze tribos de Israel. Os outros todos receberão cem vezes mais e a vida eterna. Valeu a pena! Mas o que foi que Pedro e seus colegas deixaram? Familiares são pessoas com o mesmo valor em qualquer meio. Bens materiais? Um barco e algumas redes? Não importa o objeto. Importa a relação que temos com ele.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.