Fundo
Terça-feira, 13 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/05/2025

N. Senhora de Fátima - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 11,19-26 Salmo: Sl 86(87) - Ó todas as nações, louvai o Senhor.
evangelho
Minhas ovelhas ouvem minha voz, eu as conheço e elas me seguem. - Jo 10,22-30

Houve, então, a celebração da Dedicação em Jerusalém. Era inverno. Jesus caminhava pelo Templo, sob o pórtico de Salomão. Os judeus o rodearam e lhe diziam: “Até quando nos deixarás em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente!” Respondeu-lhes Jesus: “Já vos disse e não credes. As obras que faço em nome de meu Pai testemunham a meu respeito. Vós, porém, não credes porque não sois de minhas ovelhas. Minhas ovelhas ouvem minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou vida eterna e já mais perecerão,nem ninguém as tirará de minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior que tudo, e ninguém pode tirar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Por meio do Evangelho de hoje, Jesus nos afirma ser Ele o Filho do Deus Altíssimo. São suas obras e suas Palavras que nos asseguram quem Ele é. Somente o mestre divino tem a luz capaz de iluminar nossos caminhos e dar sentido à nossa vida. Sem Ele jamais compreenderemos a revelação de seu imenso amor.

Abra plenamente seu coração, seu eu interior e deixe-se conduzir pela Palavra. A Palavra é luz e nos indica o caminho para Deus. Deixe que a luz do Senhor inunde seu ser e permaneça em você:




Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto – revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo - e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

Leitura (Verdade)

Jesus se encontra no Templo e os judeus insistem em interrogá-lo: “Até quando nos deixarás em dúvida?” Observe e interiorize o que Jesus responde.

Evangelho: Jo 10,22-30 “Houve, então, a celebração da Dedicação em Jerusalém. Era inverno. Jesus caminhava pelo Templo, sob o pórtico de Salomão. Os judeus o rodearam e lhe diziam: “Até quando nos deixarás em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente!” Respondeu-lhes Jesus: “Já vos disse e não credes. As obras que faço em nome de meu Pai testemunham a meu respeito. Vós, porém, não credes porque não sois de minhas ovelhas. Minhas ovelhas ouvem minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou vida eterna e já mais perecerão, nem ninguém as tirará de minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior que tudo, e ninguém pode tirar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um.”

“A esperança messiânica, reavivada pelos profetas ao longo de muitos séculos, era o grande sonho do povo de Israel. A nação pequena e pobre foi várias vezes dominada por países maiores, porém jamais se esqueceu dos tempos de glória e paz que existiram nos reinados de Davi, Salomão e outros reis que se esforçaram por viver o projeto de Deus para o povo escolhido. E a ideia do Messias era a de um descendente de Davi, um rei justo que cuidasse dos pobres, defendesse os humildes e governasse com justiça, conforme os valores da Aliança do povo com Deus. Os sábios do tempo de Jesus se inquietam ao ver o Mestre galileu libertar os oprimidos e manifestam a dúvida sobre se poderia ele ser o messias esperado.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Foi difícil também para os discípulos acreditarem que Jesus era o Messias esperado. É preciso crer e caminhar nos passos de Jesus como se víssemos o invisível.
Quem crê nele, adquire o privilégio de também ser filho no Filho.
Pergunto-me: por que as vezes criticamos ou desmoralizamos pessoas, mesmo conscientes de que suas obras são boas, mas a pessoa não nos é simpática, não bate com nossas expectativas ou nossas interpretação dos fatos?
As declarações de Jesus sobre sua identidade são claras, meu coração está aberto para crer nele? Somos capazes de arriscar na fé, crer em sua Palavra mesmo quando os acontecimentos nos trazem dúvidas?
Peçamos que Deus nos faça verdadeiros discípulos/as de seu Filho Jesus.

Oro pedindo a Deus o dom da sabedoria para obter o discernimento em minhas decisões e a sabedoria na interpretação de suas palavras e propostas.

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de fé e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o/a cercam.

Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A festa da Dedicação do Templo celebrava sua restauração em decorrência da vitória de Judas Macabeu sobre a dominação selêucida de Antíoco IV. Jesus está junto com os judeus sob o pórtico de Salomão, filho de Davi, que construiu o primeiro Templo. A figura do rei sábio e construtor e da vitória dos macabeus talvez tenha despertado na festa um espírito de messianidade. A ocasião é propícia para questionar Jesus sobre sua identidade, em vista dos sinais realizados em seu ministério. A pergunta sobre se ele é o Cristo lembra a mesma pergunta feita pelo sumo sacerdote no Sinédrio (Mt 26,63). A incredulidade de seus adversários não permite compreenderem a missão de Jesus e sua relação com Deus até o fim. A última discussão com os judeus evidencia Jesus como Messias, Filho de Deus e Pastor. Eles não reconhecem sua messianidade, tampouco sua filiação divina. Não creem porque não escutam a voz do pastor e, por isso, não pertencem ao seu rebanho. Jesus, como Messias e enviado de Deus, cuida das ovelhas dadas pelo Pai como verdadeiro pastor capaz de dar-lhes a vida eterna.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.