Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/12/2023

Santa Luzia, Virgem e Mártir - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: Is 40,25-31 Salmo: Sl 103(102) - Ó minha alma, bendize o Senhor.
evangelho
Meu jugo é suave e minha carga, leve - Mt 11,28-30

Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e vos darei descanso. Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou tolerante e humilde de coração; e encontrareis repouso para vossas vidas, pois meu jugo é suave e minha carga, leve.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos vivenciando tempo do advento. Tempo de nos prepararmos bem para acolher o Senhor, que vem para salvar as nações! O nosso espírito se enche de uma alegre esperança, pois ele vem para restaurar a todos com a sua graça. Adorar o Cristo presente neste mistério de amor, no contexto do advento, é um convite a abrirmos nossos olhos, nossos ouvidos e nossos corações para a manifestação gloriosa de Deus na história da humanidade e na história de cada um de nós. Experimentemos a sua presença amorosa entre nós. Acolhamos, no silêncio interior, o mistério exposto diante de nossos olhos. .


“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Neste tempo de oração com a Palavra, abramo-nos para receber essa bênção, que o Senhor oferece também a nós por meio de seu Espírito.”

Leitura (Verdade)

Receba as palavras de Jesus no hoje de sua vida: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e vos darei descanso.

Evangelho: Mt 11,28-30 Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e vos darei descanso. Tomai meu jugo e aprendei de mim, que sou tolerante e humilde de coração; e encontrareis repouso para vossas vidas, pois meu jugo é suave e minha carga, leve.”

“O cansaço acompanha, mais do que nunca, a humanidade. Muitos lutam arduamente para ter pão e todos para ter paz. Jesus conhecia a fadiga daqueles que carregavam pesados fardos impostos pela Lei. E ninguém jamais conseguiu perscrutar o coração humano como Jesus fez e continua fazendo, através do Espírito Santo. É ele quem nos convida a descansar em seu colo para recuperarmos as forças e continuarmos a caminhada. Hoje, talvez, o maior cansaço nem seja físico, mas existencial. É muito difícil dar conta do vazio que rouba as forças e escurece o horizonte. Uma vida sem sentido é muito pesada e até complicada. Voltemos o olhar e o coração para Jesus: só ele pode dar um norte para nossos passos”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Tomo consciência de que estou na presença de Deus e de que Ele deseja encontrar-se comigo. Sinto-me acolhido/a.
Em teu coração, “Jesus doce, Jesus amor” como gostava de se dirigir a Ti Santa Catarina de Sena, eu entrego minha preocupações, aflições, medos e ansiedade. Tudo o que é nefasto para minha saúde espiritual, emocional e biológica. Em teu colo busco cura, proteção e segurança. Mostra-me, doce Jesus, o que devo evitar, o que devo mudar e o que devo fortalecer para ter mais vida e vida plena em teu coração, em tua paz e alegria.
Em silêncio, na intimidade com o Mestre, reveja como são seus pensamentos, sentimentos, escolhas e decisões.

Oração (Vida)

“Ó verbo, esplendor do Pai, na plenitude dos tempos, descestes do céu para redimir o mundo. Vosso evangelho de paz nos livre de toda a culpa, infunda a luz em nossas mentes e esperança em nossos corações. Quando vierdes como um juiz, entre os esplendores do céu, acolhei-nos à vossa direita na assembleia dos bem-aventurados. Glória ao Pai, ao filho e ao espirito santo, como no princípio agora e sempre. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplação é saber como aderir de coração e mente ao Senhor, que por sua palavra nos transforma em novas criaturas, disponíveis a cumprir a vontade de Deus.

Bênção

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.
Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.
Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus, com profunda ternura e compaixão, quer aliviar o sofrimento dos que estão fatigados e cansados. O fardo e a canga são as duas palavras que simbolizam a carga imposta sobre os ombros das pessoas. Isso provoca cansaços de todos os tipos. No trabalho da roça, o fardo, de cevada ou de trigo, era algo bastante comum. Quanto à canga, o jugo, não somente os animais como também as pessoas podiam eventualmente portá-la como sinal de escravidão ou para carregar cargas equilibradas entre os dois lados. Desse uso, passa-se ao símbolo: o jugo é símbolo da Lei, da escravidão e da tirania estrangeira. Na resposta de Jesus, tudo começa com um convite: “Vinde a mim...”. É o começo da passagem da escravidão para a liberdade, para o acolhimento do Evangelho do Reino que liberta. O convite é universal, é para todos, pois há muitas pessoas que estão cansadas: cansaço físico, mas sobretudo cansaços psíquicos, emocionais e espirituais. A promessa de Jesus é: “eu vos aliviarei, eu vos darei descanso”. A canga que Jesus oferece é o amor, acolhido com liberdade. O amor é o pleno cumprimento da Lei. É um fardo doce e suave, é uma justiça superior. Jesus traz um novo modo de viver a justiça e a misericórdia do Reino. Ele age dessa forma porque essa é a sua identidade: ele é manso e humilde de coração. A ética de normas e proibições é substituída pela ética da liberdade do Evangelho. É o tempo da graça.