Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/03/2024

5ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Ez 37,21-28 Salmo: (Sl)Jr 31,10-13 - Aqui estou para te salvar.
evangelho
Mas retirou‑se dali para a região próxima ao deserto, para uma cidade chamada Efraim, e ali permaneceu com os discípulos. - Jo 11,45-56

Então muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria e viram o que ele fizera creram nele. Alguns dentre eles, no entanto, foram até os fariseus e contaram‑lhes o que Jesus fizera. Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram um conselho e diziam: “Que faremos? Este homem faz muitos sinais. Se o deixarmos assim, todos crerão nele, e virão os romanos e destruirão nosso Lugar e a nação”. Ora, um dentre eles, Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano, disse‑lhes: “Vós nada sabeis, nem considerais que vos convém que um só homem morra pelo povo e que não venha a perecer toda a nação”. Ele disse essas coisas não por si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote daquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação, e não somente pela nação, mas também para que os filhos de Deus dispersos se reunissem na unidade. Então, a partir daquele dia, decidiram mata‑lo. Por isso, Jesus já não mais circulava abertamente entre os judeus, mas retirou‑se dali para a região próxima ao deserto, para uma cidade chamada Efraim, e ali permaneceu com os discípulos.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Acolhamos o Evangelho que nos apresenta Jesus que continua fazendo o bem e anunciando o Reino de Deus por meio de palavras e sinais e, nisso, muitos creem nele; menos os mestres da Lei e os fariseus que, descontentes com a fé do povo em Jesus, decidem matá-lo.



Antífona do dia: “Senhor, não afasteis de mim o vosso auxílio; olhai para mim em minha defesa, pois sou um verme e não um homem, vergonha dos homens e desprezo do povo. “

Leitura (Verdade)

Quem aprende a olhar com os olhos da fé, percebe o bem que está presente, e muda seus pensamentos e suas atitudes.

Evangelho: Jo 11,45-56 Então muitos dos judeus que tinham vindo visitar Maria e viram o que ele fizera creram nele. Alguns dentre eles, no entanto, foram até os fariseus e contaram‑lhes o que Jesus fizera. Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram um conselho e diziam: “Que faremos? Este homem faz muitos sinais. Se o deixarmos assim, todos crerão nele, e virão os romanos e destruirão nosso Lugar e a nação”. Ora, um dentre eles, Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano, disse‑lhes: “Vós nada sabeis, nem considerais que vos convém que um só homem morra pelo povo e que não venha a perecer toda a nação”. Ele disse essas coisas não por si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote daquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação, e não somente pela nação, mas também para que os filhos de Deus dispersos se reunissem na unidade. Então, a partir daquele dia, decidiram matá‑lo. Por isso, Jesus já não mais circulava abertamente entre os judeus, mas retirou‑se dali para a região próxima ao deserto, para uma cidade chamada Efraim, e ali permaneceu com os discípulos.

‘Depois da ressurreição de Lázaro, muitos creram nele; outros foram aos fariseus e sacerdotes para denunciá-lo. O Sinédrio decreta a morte de Jesus: “Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?”. O pecado nos leva ao fechamento para Deus e à injustiça para com os irmãos. Um inocente morreu por nossos pecados. Jesus morreu, perdoando: “Pai, eles não sabem o que fazem”. Esse é o nosso Deus, um Pai de bondade e misericórdia. Muita gente que chegara antes para a festa da Páscoa procurava Jesus, querendo ouvi-lo e vê-lo. A liturgia começa a nos preparar para a solenidade pascal. Como estamos nos preparando para a Semana Santa? Queremos ouvir Jesus e crer nele?”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Ainda que para crer em Jesus precisamos da graça divina, acreditar na pessoa de Jesus será sempre uma opção pessoal e livre. Diante deste evangelho ninguém pode ficar inerte. Ou acolhemos Jesus de coração e nos salvamos ou desprezamos seus ensinamentos, sua proposta de amor e nos condenamos. Diante disto, cabe a pergunta que o Senhor dirige a cada um de nós hoje: Como se encontra seu coração?
Você está comprometido com o Evangelho em meio a sociedade de hoje?
É capaz de animar as pessoas a seguir Jesus Cristo, ou espalha tristeza, desanimo e sofrimento?

Oração (Vida)

Na oração de hoje apresente a Jesus as pessoas doentes, as que não creem, de sua família ou próximas de você.... Senhor, que vos doastes totalmente por amor, ajudai-me a viver o amor e doar-me ao outro sem reservas. Nesta Semana Santa que está para iniciar que eu me torne solidário/a e comprometido/a com o sofrimento de tantos irmãos/as que me cercam ou das quais tenho conhecimento de sua dor. Que as pessoas possam sentir em mim uma centelha de vossa luz, de vosso amor e de vossa compaixão pelo ser humano.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando esse diálogo dos judeus com o povo, a respeito de Jesus que atitude você se propõe viver com mais propósito?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus venceu a morte e ressuscitou Lázaro. A morte tinha se apoderado do amigo de Jesus. Jesus abriu as portas da casa da morte, libertou Lázaro, e a morte quis se apoderar de Jesus. Aí está o sinédrio reunido e decretando a morte de Jesus. “Vocês não entendem nada”, dirá Caifás, “não percebem que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” Sabia Caifás o que estava dizendo? Decidiram então matar Jesus. Jesus, porém, retirou- se no deserto, esperando a sua hora.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.