Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/05/2024

6ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 18,9-18 Salmo: Sl 47(46) - Deus é rei de toda a terra.
evangelho
Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis - Jo 16,20-23a

Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis”. Alguns de seus discípulos diziam entre si: “Que é isto que nos diz? ‘Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis’, e: ‘Porque vou para o Pai’?” Eles diziam: “Que significa isto que ele diz: ‘Um pouco’? Não sabemos o que quer dizer”. Jesus percebeu que eles queriam interroga‑lo e lhes disse: “É porque vos disse isso que vos interrogais uns aos outros: ‘Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis’? Amém, amém, eu vos digo: Chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza porque chegou sua hora. Mas, quando nasce a criança, já nem mais se lembra da aflição por causa da alegria de ter trazido alguém ao mundo. Também vós, agora, sentis tristeza, mas novamente vos verei e vosso coração se alegrará, e vossa alegria ninguém poderá tirá‑la de vós. Naquele dia, já não me perguntareis nada.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A medida que se aproxima a festa da Ascensão do Senhor, observamos a tristeza e a expectativa tomando conta do ambiente no qual se movem os primeiros discípulos de Jesus. Ele vai preparando os discípulos para a despedida deste mundo. Fala da morte que se aproxima e que a tristeza da despedida haverá de se transforma em alegria pela presença de uma nova vida, a de ressuscitado.

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.



Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, dá-me a graça de caminhar cada dia seguindo os passos de Jesus e me doar na gratuidade. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do texto e destaque as palavras que se repetem, procurando entender a afirmação de Jesus: “Ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria.”

Evangelho: Jo 16,20-23a Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis”. Alguns de seus discípulos diziam entre si: “Que é isto que nos diz? ‘Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis’, e: ‘Porque vou para o Pai’?” Eles diziam: “Que significa isto que ele diz: ‘Um pouco’? Não sabemos o que quer dizer”. Jesus percebeu que eles queriam interroga‑lo e lhes disse: “É porque vos disse isso que vos interrogais uns aos outros: ‘Mais um pouco e não mais me vereis, e ainda um pouco e novamente me vereis’? Amém, amém, eu vos digo: Chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza porque chegou sua hora. Mas, quando nasce a criança, já nem mais se lembra da aflição por causa da alegria de ter trazido alguém ao mundo. Também vós, agora, sentis tristeza, mas novamente vos verei e vosso coração se alegrará, e vossa alegria ninguém poderá tirá‑la de vós. Naquele dia, já não me perguntareis nada.

“Em meio a um mundo de tantas palavras vazias, ouvimos a promessa de Jesus de que a nossa tristeza se transformará em alegria. E insiste: “Também vós, agora, sentis tristeza, mas novamente vos verei e vosso coração se alegrará”. Tão segura e íntima é a alegria que vem do Evangelho que Jesus a compara ao vínculo entre mãe e filho, que ninguém poderá cortar. Uma alegria nova, cheia de luz e de esperança, como o começo de uma nova vida, banhada de futuro. “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento” (Evangelii gaudium, n. 1).” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Hoje passamos por tantas dificuldades e o Senhor nos consola carinhosamente por meio deste Evangelho. Deixemo-nos tocar por Ele.

Como sua fé o/a fortalece nas adversidades?
Em silêncio, prove este carinho do Senhor a lhe confirmar que do sofrimento pode nascer algo novo. Uma nova vida cheia de esperança e alegria.

Oração (Vida)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de autenticidade e de serviço em prol do teu reinado sobre toda a criação.
Rezo pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as vítimas de tragédias, as que exercem responsabilidade com o povo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Jesus está para partir. A Ascensão se aproxima. “Vocês vão chorar, vão sentir tristeza, mas eu verei vocês de novo.” Assim falou Jesus aos seus amigos para consolá-los. “Verei vocês de novo, o seu coração se alegrará, naquele dia não me perguntarão mais nada.” Já sabemos que ele virá no Espírito Santo, que é o Espírito da Verdade. Ele nos ensinará todas as coisas, e assim não teremos mais o que perguntar. Quando disse isso, Jesus devia estar se referindo à sua vinda no fim dos tempos, porque, no céu, não teremos mais nada para perguntar, pois estaremos na visão da glória de Deus. No entanto, enquanto estamos por aqui, mesmo depois de Pentecostes, temos ainda muitas coisas para perguntar. Vivemos com dúvidas. Tomamos decisões sem estar seguros do que estamos fazendo. O próprio papa recebe questionamentos em forma de dúvidas. É verdade que temos uma Igreja, temos um papa para confirmar a nossa fé, temos teólogos de todo tipo que nos ajudam com suas reflexões e temos a nossa consciência. No meio de tudo isso, o que de fato garante a autenticidade da nossa vida cristã são as obras de misericórdia. A autenticação de nossa fé e de tudo o que fazemos e dizemos é feita pela caridade, que dissipa todas as dúvidas.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.