Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/12/2023

2ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 35,1-10 Salmo: Sl 85(84) - O Senhor, realmente, fala de paz.
evangelho
Levanta-te, toma tua maca e vai para tua casa! - Lc 5,17-26

Certo dia, enquanto ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da Lei, vindos de todos os povoados da Galileia e da Judeia, e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com ele para realizar curas. Alguns homens, carregando numa maca um homem paralisado, procuravam introduzi-lo e colocá-lo diante de Jesus. Não encontrando modo de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram no telhado e, através das telhas, desceram-no com a maca, no centro, diante de Jesus. Vendo a fé deles, disse: “Homem, teus pecados te são perdoados”. Os escribas e os fariseus começaram a raciocinar: “Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão somente Deus?” Mas Jesus, percebendo seus raciocínios, disse-lhes: “Por que raciocinais assim em vossos corações? Que é mais fácil? Dizer: ‘Teus pecados te são perdoa- dos’, ou dizer: ‘Levanta-te e caminha’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados, eu te digo – disse ao paralítico –: levanta-te, toma tua maca e vai para tua casa!” No mesmo instante, levantou-se diante deles, tomou a maca onde estava deitado e foi para sua casa glorificando a Deus. O êxtase se apoderou de todos, e glorificavam a Deus; cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Advento é um tempo de encontro com Jesus. O Advento nos coloca sempre na perspectiva de Deus que vem ao nosso encontro. Ele veio, vem e virá ao nosso encontro, até o dia do encontro definitivo. Por isso, esse tempo litúrgico é marcado por chamadas à conversão e a esperança.


Que o Espírito Santo venha em nosso auxílio e nos mostre o que a Palavra deseja realizar na vida de cada um de nós.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe atentamente o que faz Jesus com o paralitico: Com que poder Jesus faz “coisas maravilhosas”? Quem são os que criticam as maravilhas de Deus?

Evangelho: Lc 5,17-26 Certo dia, enquanto ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da Lei, vindos de todos os povoados da Galileia e da Judeia, e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com ele para realizar curas. Alguns homens, carregando numa maca um homem paralisado, procuravam introduzi-lo e colocá-lo diante de Jesus. Não encontrando modo de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram no telhado e, através das telhas, desceram-no com a maca, no centro, diante de Jesus. Vendo a fé deles, disse: “Homem, teus pecados te são perdoados”. Os escribas e os fariseus começaram a raciocinar: “Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão somente Deus?” Mas Jesus, percebendo seus raciocínios, disse-lhes: “Por que raciocinais assim em vossos corações? Que é mais fácil? Dizer: ‘Teus pecados te são perdoa- dos’, ou dizer: ‘Levanta-te e caminha’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados, eu te digo – disse ao paralítico –: levanta-te, toma tua maca e vai para tua casa!” No mesmo instante, levantou-se diante deles, tomou a maca onde estava deitado e foi para sua casa glorificando a Deus. O êxtase se apoderou de todos, e glorificavam a Deus; cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias”.

“Os portadores de todos os tipos de enfermidades desejam se encontrar com Jesus. As multidões chegam de todos os lugares. A grande maioria pede somente a cura. Jesus não se limita a devolver a saúde, mas alcança também o perdão dos pecados. Dessa forma, ele cura o corpo e, também, a alma. Na cena do Evangelho, percebe-se a dificuldade de aproximar o paralítico de Jesus. Não havendo outra alternativa, o enfermo é introduzido no recinto onde Jesus se encontra, através do telhado. Nas horas difíceis é necessário ser ainda mais criativo: se não for possível de um jeito, encontra- -se outra saída. Jesus realiza coisas extraordinárias, mas é necessário colocar-se em movimento. Ele ajuda quem se ajuda” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Advento é tempo propício para reavaliarmos nossas atitudes e a aceitação da verdade de Cristo.
Como acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida?
Minha fé é capaz de fazer o que esses amigos do paralitico fizeram? Sim, não, por quê?
O que você deseja mais: o perdão de Deus ou a cura de seus limites físicos?

Oração (Vida)

Senhor na expectativa de ser nova criatura “dá-me um coração grande para amar, dá-me um coração forte para lutar.
Senhor, dai-me um coração para amar a todas as pessoas, de todas as culturas e raças, de todas as crenças e religiões, pois nesta rica diversidade, Tu estás no meio de nós!
Senhor, concede-me a graça do conhecimento interno de Jesus, para mais amá-lo, seguí-lo e adorá-lo em toda minha vida!
Senhor, que minhas intenções e ações, enfim, todo o meu ser, seja orientado sempre mais para o serviço e louvor de Deus e de meus irmãos e irmãs.

Contemplação (Vida e Missão)

Como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe revelou? Não dispensar o exame de consciência diário.

Bênção

Que o Deus onipotente e misericordioso me ilumine com o advento de seu Filho, em cuja vinda eu creio, e derrame sobre mim as suas bênçãos.
Que durante esta vida ele me fortaleça na fé; me alegre na esperança e me torne solícito(a) na caridade.
Abençoe-me Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo.
A alegria do Senhor seja minha força e minha paz. Que o Senhor me acompanhe com sua presença protetora. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Lucas nos introduz na temática do perdão dos pecados. O Messias cura os doentes, expulsa o maligno e perdoa pecados. Mas, além disso, há uma catequese sobre a fé da comunidade eclesial, daqueles que estão ao redor. Jesus está ensinando. O ambiente é de hostilidade, pois os intérpretes da lei mosaica vêm de Jerusalém para observá-lo. Alguns homens trazem um paralítico, mas não conseguem levá-lo à presença de Jesus. A multidão e o telhado os impedem. Às vezes, é preciso arrancar as telhas que escondem a presença do Senhor e nos impedem de experimentar seu olhar misericordioso. Somente com criatividade e ousadia pode-se usufruir da presença libertadora do Filho de Deus. Jesus percebeu a fé deles. Essa expressão pode incluir o doente e os carregadores. Quantos irmãos e irmãs se tornam testemunhas, mistagogos, pedagogos da fé, mediação para o encontro com Cristo! Jesus nunca aceitou uma associação mecânica entre pecado e doença, mas ele percebe que as paralisias daquele homem têm a causa em uma vida carcomida pelo pecado. Perdão dos pecados e cura física: aí está o processo integral de sua libertação.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.