Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/03/2024

São José, Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria, Padroeiro da Igreja Universal - Ano B - Branca
1ª Leitura: 2Sm 7,4-5a.12-14a.16 Salmo: Sl 89(88) - Sua descendência será perpétua. 2ª Leitura: Rm 4,13.16-18.22 Evangelho Opcional: Lc 2,41-51a
evangelho
José, filho de Davi, não tenhas receio em receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo - Mt 1,16.18-21.24a

E Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. A origem de Jesus, Cristo, foi assim: Maria, sua mãe, estando comprometida com José – mas antes de viverem juntos –, encontrou‑se grávida por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo mas não querendo difama‑la publicamente, decidiu repudia‑la em segredo. Mas, enquanto ele refletia sobre isso, o anjo do Senhor apareceu‑lhe em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tenhas receio em receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”. Quando José despertou do sono, fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Celebramos hoje a solenidade de São José, esposo da Virgem Maria. José é apresentado nos Evangelhos como homem de fé, do silêncio, justo, pai adotivo de Jesus; o carpinteiro de Nazaré, descendente de Davi (de quem devia nascer o Messias).


“Peçamos a graça de acolher Jesus em nossa vida com a mesma disponibilidade de José e Maria. São José, alegres louvamos teu exemplo de doação paternal ao nosso amado Jesus. Homem da obediência e do silêncio, ensinai-nos por teu exemplo a colocarmos nossa confiança nas mãos do Pai Celestial.”

Leitura (Verdade)

José, o pai adotivo de Jesus ou seja, o pai neste momento histórico em que Jesus foi um ser humano feito igual um de nós. Nisto está a dificuldade dos judeus de aceitarem a identidade divina de Jesus, pois eles o julgavam apenas segundo a carne.

Mt 1,16.18-21.24ª: E Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. A origem de Jesus, Cristo, foi assim: Maria, sua mãe, estando comprometida com José – mas antes de viverem juntos –, encontrou‑se grávida por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo mas não querendo difamá‑la publicamente, decidiu repudia‑la em segredo. Mas, enquanto ele refletia sobre isso, o anjo do Senhor apareceu‑lhe em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tenhas receio em receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados”. Quando José despertou do sono, fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado.

“O Evangelho de hoje é um texto que, à luz do Antigo Testamento (Jz 13; Dt 22,23-27, Nm 5,11-31 etc.), mostra a passagem para a nova realidade do Reino. José é um homem justo que, pela lei do Antigo Testamento, deveria denunciar Maria, e ela seria apedrejada. Não querendo expor sua noiva, José entra em sintonia com a nova justiça que seu Filho irá instaurar no coração da humanidade: a misericórdia. Ao festejar São José, a Igreja celebra essa pessoa que vivenciou as virtudes do Reino e que colaborou para que Jesus pudesse instaurá-lo. Homem simples e justo, ele desempenha com perfeição seu papel na história da salvação. Ao lado de Maria, iluminado pela luz da fé, o casal nos deu Jesus, o Salvador.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
Como compreendo a missão de José?
José é considerado o justo, o fiel por que acompanhou Jesus e Maria na alegria e nas dificuldades, que não foram poucas desde a gestação de Maria até a adolescência de Jesus. Como está sua fidelidade no caminho de Jesus?

Oração (Vida)

Com as palavras que estão em seu coração, apresente ao Senhor as famílias que passam por dificuldades na educação de seus filhos. Pais que procuram seus filhos, às vezes adolescentes, perdidos na droga, no vício. Pais desempregados que sofrem a angústia de não ter como providenciar uma vida digna pera seus filhos...

Conclua: São Jose, junto com Maria provastes a aflição de ver seu filho tantas vezes correndo perigo de vida. Sê o protetor de todos os pais: no momento em que os filhos procuram um sentido para viver, no momento em que se perdem arriscando a própria vida. Sê o protetor de todos os pais que buscam construir um lar segundo a vontade de Deus. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Após esta meditação o que você se propõe viver neste dia?
Peça aos pais de Jesus que intercedam junto ao seu Filho para o seu crescimento numa busca da vontade de Deus. Procure o silêncio e a justiça como opções seguras de estar no caminho de Jesus.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Teu pai e eu estávamos angustiados à tua procura.” São José, o pai na Sagrada Família, homem justo, agraciado com revelações em sonhos. Sua missão não foi fácil, mas houve sempre um anjo por perto para orientá-lo. Era conhecido como carpinteiro. Pelo mais, pouco sabemos de sua vida e nada de sua morte. Existe uma devoção a São José da Aparição, não por ter ele aparecido, mas pelo anjo que lhe apareceu diversas vezes em sonhos. Na França, conserva-se o relato de uma aparição de São José em 1660.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.