Fundo
Quinta-feira, 10 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 10/07/2025

14º Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: Gn 44,18-21.23b-29, 45,1-5 Salmo: Sl 104(105) - Lembrai-vos das maravilhas que fez.
evangelho
Indo, proclamai que o Reino dos Céus está próximo - Mt 10,7-15

Indo, proclamai que o Reino dos Céus está próximo, curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios! De graça recebestes, de graça dai! Não procureis ouro, prata ou cobre para levar em vossos cintos; nem bolsa para o caminho, nem duas túnicas, nem calçado, nem cajado, pois o trabalhador é digno de seu sustento! Sempre que entrardes em uma cidade ou em um povoado, procurai alguém digno de confiança e permanecei lá até partirdes! Ao entrardes em uma casa, saudai-a com a paz! Se a casa for digna dela, a paz que desejais venha sobre ela; mas, se não for digna, que a paz volte para vós! E, se alguém não vos receber nem escutar vossa palavra, saindo da casa ou da cidade, sacudi a poeira de vossos pés! Amém, eu vos digo: no dia do juízo haverá mais tolerância para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Meu Senhor e meu Deus, creio firmemente que estás aqui, que me vês, que me ouves; adoro-Te com profunda reverência. Peço-Te perdão dos meus pecados e a graça para fazer com fruto este tempo de oração.

“Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha Tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Faze, ó Pai, que pela leitura orante da Palavra, os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém! “




Escutar com os ‘ouvidos do coração’ sua Palavra é deixar que ela entre em nossa vida e nos torne mensageiros da Boa Nova de Jesus, que liberta e salva.

Leitura (Verdade)

Ao rezar a oração do Pai-Nosso estamos sempre pedindo: “venha a nós o vosso Reino!” Esse Reino que nos veio na Pessoa do Filho de Deus, o Verbo encarnado. O anúncio do Reino, hoje, se realiza nos critérios e ensinamentos indicados pelo próprio Senhor Jesus.

Evangelho: Mt 10,16-23 “Indo, proclamai que o Reino dos Céus está próximo, curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios! De graça recebestes, de graça dai! Não procureis ouro, prata ou cobre para levar em vossos cintos; nem bolsa para o caminho, nem duas túnicas, nem calçado, nem cajado, pois o trabalhador é digno de seu sustento! Sempre que entrardes em uma cidade ou em um povoado, procurai alguém digno de confiança e permanecei lá até partirdes! Ao entrardes em uma casa, saudai-a com a paz! Se a casa for digna dela, a paz que desejais venha sobre ela; mas, se não for digna, que a paz volte para vós! E, se alguém não vos receber nem escutar vossa palavra, saindo da casa ou da cidade, sacudi a poeira de vossos pés! Amém, eu vos digo: no dia do juízo haverá mais tolerância para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade”.

“Há algumas décadas, ganhou repercussão um ditado inusitado: “Eu queria ser civilizado como os animais!”. A essa aspiração, Jesus, provavelmente, assinaria embaixo, pois ele disse algo semelhante ao povo de seu tempo. Cautela e prudência, paz e simplicidade, é o que o Mestre quer que seus ouvintes aprendam dos animais, porque a sociedade entendia mais de açoites, rebeliões, violência familiar, mortes, ódio e perseguição. Mesmo sabendo dos perigos, o Senhor envia os discípulos e assegura que o Espírito do Pai lhes dará palavras certas para cada tempo difícil. Se o Senhor vivesse aqui, agora, talvez nada mudasse nesse discurso, nem mesmo os singelos exemplos escolhidos.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp (Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A missão dada por Jesus começa sempre com o desejo da paz, que é a saudação própria do Ressuscitado!
Hoje, o Senhor continua dar a mim, a você e a cada cristão a mesma missão de anunciar o seu Reino. Reino de paz, justiça e amor.
Como o Reino de Deus deve ser anunciado?
Como é minha adesão aos ensinamentos e sinais de Deus em minha vida e na sociedade?
Qual palavra ficou gravada com mais força em mim e para mim?

Oração (Vida)

O que a Palavra suscitou em você?
Aproxime-se de Jesus sem medo e faça a sua oração, seja de louvor, gratidão ou pedido de perdão. Não feche seu coração. O Senhor está com você e deseja escutá-lo/a.

Atendendo o pedido de Jesus rezemos:
“Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelo nosso caminho, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas.
Daí forças para que vos sejam fiéis como os apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Verbalize o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração?
Como pretende atingir, na prática, esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O texto de hoje continua apresentando as instruções de Jesus para a missão dos discípulos. Eles devem estar completamente disponíveis e sem qualquer segurança, renunciando a todo aparato de uma viagem. Por isso não devem levar dinheiro nem qualquer provisão. Jesus apresenta uma postura de entrega total, em um despojamento radical e sem reservas. Nem mesmo sandálias e cajado, típico de um peregrino, devem usar. Precisam ser livres e confiar na hospitalidade dos outros. São chamados a oferecer a paz, símbolo da salvação messiânica, em cada casa; porém, também devem estar preparados para o fracasso, principalmente quando forem rejeitados. A paz oferecida acompanha os missionários e os destinatários são responsáveis em acolhê-la ou não. Por isso, os discípulos sacudirão a poeira dos pés como sinal de ruptura aos que não se abriram à graça de Deus. Ao final, Jesus profere uma sentença severa de condenação, tomando como exemplo Sodoma e Gomorra, cidades destruídas por Deus em vista de sua perdição e rejeição aos seus mensageiros. Estejamos abertos à paz que vem de Deus!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.