Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/05/2024

Ascensão do Senhor, Solenidade - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 1,1-11 Salmo: Sl 47(46) - Aclamai a Deus com vozes alegres. 2ª Leitura: Ef 1,17-23 ou Ef 4,1-13
evangelho
Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura - Mc 16,15-20

E disse‑lhes: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado. Estes são os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome, falarão em novas línguas, pegarão serpentes em suas mãos e, se beberem algum veneno, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre doentes e ficarão sãos”. Então o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao céu e sentou‑se à direita de Deus. Eles saíram para proclamar em toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a Palavra pelos sinais que a acompanhavam.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Solenidade da Ascensão do Senhor. Dia das Mães. Dia Mundial das Comunicações Sociais. Início da Semana de oração pela unidade dos cristãos.
A Ascensão de Jesus é a volta de Cristo para junto do pai. A subida de Jesus aos céus não significa sua ausência, pois continua presente entre nós, como o Ressuscitado, glorioso e Senhor do Céu e da Terra.
Ao deixar este mundo Jesus nos convoca para continuarmos seu Projeto de Salvação como cristãos comprometidos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda a criatura”.


Oremos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Contemplemos a palavra de Cristo aos Apóstolos, momentos antes de sua Ascensão. Observamos o que Ele recomenda, o compromisso batismal, e as obras que os discípulos de Jesus podem e devem fazer.

Evangelho: Mc 16,15-20 E disse‑lhes: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado. Estes são os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome, falarão em novas línguas, pegarão serpentes em suas mãos e, se beberem algum veneno, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre doentes e ficarão sãos”. Então o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao céu e sentou‑se à direita de Deus. Eles saíram para proclamar em toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a Palavra pelos sinais que a acompanhavam.

“A solenidade da Ascenção do Senhor é a plenitude do Mistério Pascal, em que Cristo leva a humanidade para o seio do Deus Trino. O triunfo de Cristo é o ponto aonde deve chegar cada ser humano na plenitude de suas potencialidades. O evangelista destaca a missão dos discípulos, após a partida de Jesus para o encontro definitivo com o Pai. Lutar contra o mal, curar as dores, praticar a justiça, instaurar a paz, trabalhar pela solidariedade em oposição ao egoísmo e ao desamor. O anúncio do Evangelho é para todos os povos e para todos os tempos. Nenhum batizado pode mais ficar parado olhando para o céu; é missão do cristão impregnar os corações e a sociedade com os valores do Evangelho.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Cristo quer ver seus discípulos partindo corajosamente para anunciar as maravilhas do amor de Deus.
Como você compreende o mandato de Jesus: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado?
Você se sente comprometido/a com a missão de Jesus?
Como cristão você se sente responsável no uso dos meios de Comunicação Social?

Oração (Vida)

Ore pelas mães, pedindo proteção, saúde, libertação e bênção.
Pai querido, peço que abençoe as mães que estão passando por dor e sofrimento; as que lutam contra tantas adversidades; as mães corajosas capazes de dedicação diante dos desafios; as mães gravidas, as mães doentes, lembre outras mães....
Agradeça e louve ao Senhor pela nobre missão das mães de gerar a vida humana. Que possamos celebrar este dia com amor e gratidão, reconhecendo a beleza e a força do amor materno. Oração: Ave Maria, cheia de graça...

Contemplação (Vida e Missão)

Qual atitude desejo viver neste dia para estreitar sempre mais meu compromisso com a proposta de Jesus: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado”?

Bênção

Se você estiver junto a sua mãe, faça essa oração de bênção para ela:

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus deu aos apóstolos suas últimas recomendações. Foi em seguida arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Entramos na última semana do Tempo Pascal com a celebração da solenidade da Ascensão de Jesus ao céu. Ele sobe ao céu e envia o Espírito Santo. A solenidade de Pentecostes será a próxima celebração. O Livro dos Atos nos conta que Jesus foi levado para o céu e uma nuvem o encobriu, mas um dia ele voltará e será o fim dos tempos. Foi Deus quem o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, lemos na Carta aos Efésios. Com o salmista cantamos: “Que todas as nações batam palmas ao Senhor que se eleva ao toque da trombeta”. E agora nos resta cumprir o que ele nos mandou: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a toda criatura”. O Pai ressuscitou Jesus Cristo dos mortos e o fez sentar-se à sua direita no céu. Jesus agora está acima de tudo, neste mundo e no futuro. Deus o fez cabeça da Igreja, que é o seu corpo. Antes, porém, de subir ao céu, Jesus deu aos apóstolos suas últimas recomendações: que não se afastassem de Jerusalém e esperassem a realização da promessa do Pai, e receberiam então o poder do Espírito Santo para serem suas testemunhas em todo o mundo. Nessa última conversa, Jesus envia a sua Igreja em missão: “Vão pelo mundo afora e anunciem o Evangelho a todas as pessoas”. A ordem é muito clara e direta. O campo de trabalho dos apóstolos e, com eles, de todos os discípulos de Jesus, é o mundo inteiro. Estas palavras dão à Igreja um dinamismo próprio. Os membros da Igreja não são estáticos, não ficam parados. Movimentam-se e movimentam-se. São como o vento. Não se cansam. Expulsam demônios, falam novas línguas, curam doentes. São capazes de ir até os confins da terra por causa de Cristo e de seu Evangelho. Depois da Ascensão do Senhor, seus discípulos missionários caminham com a certeza de que já estamos com ele no céu, porque junto dele está o que é próprio nosso, nossa humanidade. Ele era só divino; fez-se humano e, quando voltou ao Pai, levou consigo o que era humano. Por isso sua Ascensão já é nossa vitória. Nós, de certa maneira, já estamos com ele na glória. Que o Pai nos dê o Espírito da sabedoria e da revelação!

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.