Fundo
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/01/2025

Conversão de São Paulo Apóstolo - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 22,3-16 ou At 9,1-22 Salmo: Sl 116(117) - Proclamai o evangelho a toda criatura.
evangelho
Indo por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura. - Mc 16,15-18

E disse-lhes: “Indo por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado. Estes são os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome, falarão em novas línguas, pegarão serpentes em suas mãos e, se beberem algum veneno, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre doentes, e ficarão sãos”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Senhor, ilumina minha alma, acalma minha mente, equilibra minhas emoções para que neste momento de oração eu esteja conscientemente na tua presença.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Festa da Conversão de São Paulo Apóstolo. “Indo por todo o mundo anunciai o evangelho a toda criatura!” Mais do que um chamado, este é um mandato de Jesus para todo cristão.



Senhor Jesus, assim como falaste com Saulo de Tarso e o transformaste no grande apóstolo Paulo. Toca também o meu coração, a minha inteligência e a minha vontade, transformando-me em verdadeiro/a missionário/a da tua Palavra.

Leitura (Verdade)

A Palavra de Deus é capaz de penetrar o âmago da alma e transformar qualquer pessoa. Deixe-se seduzir pelo Evangelho de Jesus, como Paulo apóstolo se deixou seduzir pela voz do Mestre.

Evangelho: Mc 16,15-18 Jesus disse-lhes: “Indo por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado. Estes são os sinais que acompanharão aqueles que crerem: expulsarão demônios em meu nome, falarão em novas línguas, pegarão serpentes em suas mãos e, se beberem algum veneno, não lhes fará mal; imporão as mãos sobre doentes, e ficarão sãos”.

“Indo por todo o mundo” é uma visão de contínuo movimento. O Senhor contempla as gerações povoando a terra até o fim dos tempos. Se ele houvesse dito “ide”, estaria enviando apenas os doze primeiros a proclamar a salvação. Ao dizer “indo”, ele enxerga cada um e cada uma de nós em comunhão com a história da Criação, vê o Evangelho iluminando a vida de cada criatura e ecoando por todos os tempos, em todas as línguas do mundo. Quem recebe o batismo vê, na luz de Deus, o mesmo que Jesus viu e toma para si o convite de proclamar, libertar e curar de todos os males. Recusar essa aventura da fé equivale a excluir-se. Por isso é tão urgente atrairmos as pessoas de volta ao projeto de Deus.” (Viver a Palavra – 2025 - Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

São Paulo apóstolo de Jesus Cristo ajudai-me e dai-me a graça de amar a Jesus e a sua Palavra acima de qualquer outro valor.
Em que consiste a missão que o Senhor confia aos que Ele chama?
Quem são os destinatários da missão?
Quais sinais acompanharão aqueles que crerem?
Após a conversão Paulo viveu e anunciou o Evangelho de Jesus Cristo. Como está sua caminhada neste sentido?

Oração (Vida)

No dia em que celebramos a conversão do apóstolo Paulo, rezemos pedindo a sua intercessão: “Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria! Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz. Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor. Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai as pessoas para que acolham o Cristo, divino Mestre. Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo como o Caminho, a Verdade e a Vida, busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo. Iluminai, animai e abençoai a todos! Amém”. São Paulo apóstolo, rogai por nós!

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
Repetir muitas vezes durante o dia: São Paulo apóstolo convertei-me e defendei-me de todo o mal. Amém.

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Ir. Carmen Maria Pulga

À narrativa do sepulcro vazio, foram acrescentadas, de forma sintetizada, três aparições de Jesus ressuscitado: a Maria de Mágdala, a dois discípulos anônimos e aos Onze. Entre espanto, medo e alegria, há o anúncio de que o Mestre está vivo; porém, a falta de fé perdura e os tornam ainda incrédulos. É preciso o Senhor censurá-los e estabelecer um mandato missionário. Quem teve uma profunda experiência com o Ressuscitado, deve sair de si, ultrapassar os vários obstáculos e desafios e anunciar a Boa-Nova, independentemente de quem a acolha. Os mesmos sinais que acompanharam o Mestre agora farão parte da missão dos discípulos, que continuarão os passos de Jesus. Dentre eles, hoje destacamos Paulo de Tarso, que, após seu encontro com o Ressuscitado, deixa de ser perseguidor dos cristãos e passa a ser um grande missionário. Ele ultrapassa os limites do mundo judaico e, como “apóstolo dos gentios”, expande o evangelho para a Ásia e a Europa, fundando várias comunidades. A exemplo de Paulo e tantos discípulos, deixemos ecoar o mandato missionário de Jesus em nossa caminhada cristã!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.

Evangelho do dia 26/4/2025

Oitava da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 22,3-16 ou At 9,1-22 Salmo: Sl 116(117) - Proclamai o evangelho a toda criatura.
evangelho
Indo por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura - Mc 16,9-15

Tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, manifestou-se, primeiramente, a Maria de Mágdala, de quem expulsara sete demônios. Ela foi anunciar àqueles que com ele estiveram, que estavam aflitos e lamentando-se. Eles, porém, tendo ouvido que estava vivo e que fora visto por ela, não creram. Depois disso, manifestou-se em outra forma a dois deles que caminhavam indo para o campo. Eles, tendo regressado, anunciaram aos demais, mas tampouco creram neles. Enfim, manifestou-se aos Onze enquanto estavam reclinados à mesa e censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram naqueles que o viram ressuscitado. E disse-lhes: “Indo por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura!

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Por meio do Evangelho de hoje, Jesus nos convida a nos mantermos firmes em sua Palavra. Abra seu coração e, junte-se à humanidade, neste momento em que a Palavra de Deus pode nos libertar com sua luz, sua verdade e sua graça. Pois a fé na ressurreição não é uma descoberta humana, científica ou qualquer outra descoberta. A fé na ressurreição é um anúncio a nós endereçado pelo próprio Deus Pai, que na sua infinita misericórdia, nos deu seu Filho e nele nos anunciou a vitória sobre o pecado e sobre a morte.


“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será recriado. Que sejamos sensíveis à ação do vosso Espírito Santo. Amém!”

Leitura (Verdade)

Façamos um momento de silêncio para que a Palavra do Senhor encontre profundidade em nós.
Medite este Evangelho e resgate as palavras mais vigorosas, as mais significativas para você.

Evangelho: Mc 16,9-15 Tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, manifestou‑se, primeiramente, a Maria de Mágdala, de quem expulsara sete demônios. Ela foi anunciar àqueles que com ele estiveram, que estavam aflitos e lamentando‑se. Eles, porém, tendo ouvido que estava vivo e que fora visto por ela, não creram. Depois disso, manifestou‑se em outra forma a dois deles que caminhavam indo para o campo. Eles, tendo regressado, anunciaram aos demais, mas tampouco acreditaram neles. Enfim, manifestou‑se aos Onze, durante uma refeição, e censurou‑lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram naqueles que o viram ressuscitado. E disse‑lhes: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.

“O evangelista Marcos reaviva as memórias de como o Senhor se revelou depois de ressuscitado. Sublinha o quanto foi difícil para os discípulos crer que ele havia vencido a morte e que estava no meio deles. Nós não podemos julgar este grupo que conviveu por tanto tempo com Jesus, aprendeu dele sobre o Reino de Deus e, por fim, chorou o luto de sua morte violenta e humilhante na cruz, porque eles ainda não compreendiam a identidade do Senhor; no máximo, o viam como um profeta de Israel. Nós, que vivemos mais de vinte séculos depois deles, temos o testemunho de multidões incontáveis que transmitiram a certeza de ser ele o Filho de Deus. E, mesmo assim, as dúvidas nos distanciam da fé.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Sempre temos em nós algum fechamento, alguma escravidão que vem do pecado ou dúvidas e incredulidades. Sem medo, mas aberto/a à luz do Senhor reveja sua história, seu caminho e responda para você mesmo/a: estou no caminho de Jesus?
Procuro a verdade de Deus na Bíblia (sua Palavra), e procuro assimilá-la e gravá-la em minha inteligência e em meu coração?
Que tipo de medo ou incredulidade me impedem de ver Jesus nos acontecimentos da vida?
Que significado estas palavras de Jesus têm para você: “Indo por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”?

Oração (Vida)

Procure Jesus, converse com ele. Faça-lhe suas perguntas existenciais, fale com ele sobre suas dúvidas e questionamentos. Reze pedindo luz e sabedoria para viver na alegria do Evangelho, e como nos ensina o Papa Francisco: “que ninguém lhe roube esta alegria”.

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para queles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

O que a Palavra o/a leva a viver hoje? Que sentimento você experimenta neste momento? Qual atitude sua deve mudar ou melhorar para viver a alegria do Evangelho?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Unido à narrativa do sepulcro vazio, o texto de hoje é uma segunda conclusão do evangelho de Marcos. Traz o resumo de três aparições do Ressuscitado, presentes em outros evangelhos. A primeira, no evangelho de João, sintetiza o encontro de Maria de Mágdala com o Cristo ressuscitado. A segunda, pormenorizada em Lucas, trata dos discípulos de Emaús. Aqui Marcos deixa os dois discípulos e o local no anonimato. Em ambas as narrações, os personagens, depois da experiência com o Ressuscitado, vão anunciar essa boa notícia aos demais discípulos, mas eles não acreditam. Ouvir o testemunho parece ser insuficiente. Eles precisam ter a experiência com a ressurreição e vencer a cegueira que os impede de acreditar que o Mestre está vivo. Por fim, a terceira aparição acontece com o grupo dos Onze, encontrada nos demais evangelhos. Na refeição, o Senhor exorta-os a superarem a incredulidade e dureza de seus corações. Isso reflete a comunidade que, ao longo dos anos, vai perdendo o fervor da fé no anúncio da ressurreição. Unidos ao Ressuscitado, os discípulos recebem a missão de anunciar o evangelho ao mundo todo.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.