Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/11/2023

30º Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 8,26-30 Salmo: Sl 13(12) - Eu confio em tua lealdade.
evangelho
Há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos - Lc 13,22-30

Jesus passava por cidades e povoados ensinando, enquanto prosseguia o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os que se salvam?” Ele disse-lhes: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque, eu vos digo, muitos tentarão entrar e não conseguirão. Depois que o dono da casa se tiver levantado e tiver fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater a porta, dizendo: ‘Senhor, abre-nos!’, ele vos responderá: ‘Não sei de onde sois’. Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos contigo, e em nossas praças tu ensinaste’. Mas ele vos dirá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós lançados fora. E virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e tomarão lugar no banquete, no Reino de Deus. Há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Só Deus é santo. Os santos, nossos irmãos, são aqueles que se deixaram iluminar pela luz de Deus. Eles levaram Deus e seu projeto a sério. Vieram da grande tribulação, superaram os pecados e dificuldades. Hoje festejamos todos os outros santos, aqueles e aquelas que não figuram no calendário, mas seguiram o caminho da santidade. No Brasil, a festa de todos os santos passou a ser celebrada no domingo seguinte ao dia 1º.

Mas, hoje, queremos recordar os santos que são de nossa devoção, mas também os santos que viveram ou vivem conosco na família, na comunidade de fé e na comunidade de nosso trabalho.
Coloque-se em sintonia com as leituras desta liturgia e peça a Jesus que fique com você, para compreender bem e com profundidade sua mensagem de hoje.



Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia novamente o Evangelho, com calma. Durante a leitura, permita que a Palavra toque profundamente sua vida.

Evangelho: Lc 13,22-30 Jesus passava por cidades e povoados ensinando, enquanto prosseguia o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, são poucos os que se salvam?” Ele disse-lhes: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque, eu vos digo, muitos tentarão entrar e não conseguirão. Depois que o dono da casa se tiver levantado e tiver fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater a porta, dizendo: ‘Senhor, abre-nos!’, ele vos responderá: ‘Não sei de onde sois’. Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos contigo, e em nossas praças tu ensinaste’. Mas ele vos dirá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim, todos vós que praticais a injustiça!’ Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus, e vós lançados fora. E virão do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e tomarão lugar no banquete, no Reino de Deus. Há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

“A busca por facilidades parece estar no cotidiano da humanidade de todos os tempos. Querer sempre o caminho mais curto, mesmo que não seja garantido, é uma prática corriqueira. Jesus, no entanto, apresenta-se como o próprio caminho, mas com acesso exigente, isto é, com a necessidade de passar pela porta estreita. Não se trata de impor um radical sofrimento, mas de compreender serenamente as exigências para participar do Reino de Deus. As atitudes expressam externamente as opções existenciais. Quando se tem fé, não é difícil passar pela porta estreita, pois o que nos espera justifica qualquer esforço. Muitos continuam buscando os primeiros lugares, e Jesus recorda que os últimos serão os primeiros.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus não responde a pergunta. Em vez de dizer quantos se salvam, ele deixa claro que a salvação não pertence a nenhum povo especial ou a nenhum grupo privilegiado. Ela é de todas as pessoas que lutam para entrar pela porta estreita.
Jesus diz que há dois caminhos: um é estreito e o outro é largo. A que portas Jesus se refere?

São, na verdade, dois projetos de vida. Em direção a qual deles você caminha? Que significado tem para você a festa de todos os santos?
Você se alegra e testemunha a fé de quem crê que lhe aguardam um novo céu e uma nova terra, onde não haverá mais dor, lágrimas, pobreza, injustiças etc.?
Lutemos, portanto, para entrar pela porta estreita, a porta da casa do Reino.

Oração (Vida)

“Senhor Jesus, vós nos dissestes: ‘Na casa de meu Pai há muitas moradas e eu vou preparar-vos um lugar e depois vos levarei comigo”. Ajudai-nos a caminhar na estrada que leva para às suas moradas.
Agora, ore com seu coração, com seus sentimentos que Jesus o/a ajude a perseverar no caminho estreito e chegar fielmente até a porta que nos introduz no Reino do Pai......

Contemplação (Vida e Missão)

Com toda a Igreja contemple essa multidão vestida de branco seguindo a Jesus Ressuscitado, Ele, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Que sentimentos invadem seu coração neste momento? Que propósito de vida nova surge dentro de você?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A caminho de Jerusalém, Jesus escuta a pergunta de um anônimo sobre os que se salvam. É a ocasião para uma catequese sobre a porta estreita. Não são poucos os que se salvam. Na verdade, é uma grande multidão (Ap 7,4.9). Jesus, contudo, põe critérios, simbolizados pela “porta estreita”. A ideia que parece aflorar é a do resto de Israel: um povo justo, piedoso e fiel. Não basta uma vinculação exterior, formal ou nominal a Cristo Jesus. É necessária conversão: atitudes novas e prática da justiça. A porta, em João, é o próprio Cristo, a passagem para dentro e para fora: “Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá, e encontrará pastagem” (10,9). Aqui, em Lucas, é o critério de entrada no Reino. No caminho da cruz, a porta estreita, fundamentalmente, é a capacidade de doar a vida pelos outros. Muitos não entrarão e enfrentarão a vergonha definitiva. Por outro lado, abre-se o horizonte da universalidade: os de fora, os gentios, também têm acesso ao Reino. Há, na verdade, os últimos que se tornam primeiros. Em nossos dias, quem são os últimos que têm acesso ao Reino?

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.