Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/03/2024

Segunda-feira da Semana Santa - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 42,1-7 Salmo: Sl 27(26) - O Senhor é minha luz e minha salvação.
evangelho
Foi para o dia de meu sepultamento que ela o guardou, pois sempre tendes os pobres convosco; a mim, porém, não tendes sempre - Jo 12,1-11

Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde estava Lázaro, que ele ressuscitara dos mortos. Fizeram‑lhe ali um banquete. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam reclinados com ele. Então Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro, de elevado preço, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos, e a casa ficou repleta do perfume. Judas Iscariotes, um de seus discípulos, aquele que estava para entrega‑lo, disse: “Por que esse perfume não foi vendido por trezentos denários e dado aos pobres?” Ele, porém, disse isso não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa comum, pegava para si o que ali era posto. Disse, então, Jesus: “Deixa‑a. Foi para o dia de meu sepultamento que ela o guardou, pois sempre tendes os pobres convosco; a mim, porém, não tendes sempre”. Grande multidão dos judeus ficou sabendo que Jesus estava ali e veio, não somente por causa dele, mas também para ver Lázaro, que ele ressuscitara dos mortos. Os sumos sacerdotes, porém, decidiram que matariam também Lázaro, porque muitos dentre os judeus, por causa dele, passavam a crer em Jesus.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciamos a Semana Santa, e daqui três dias, o tríduo Pascal em preparação ao Domingo da Ressurreição, Solenidade da Páscoa.
O Evangelho nos relata que Jesus encontra-se em Betânia, na casa de amigos íntimos Lázaro, Maria e Marta. E aqui acontece o gesto delicadíssimo de Maria para com Jesus: ela derrama nos pés dele uma generosa quantidade de perfume precioso e caro e os enxuga com os cabelos.
Prepare seu espírito, acolhendo a Palavra com esta canção orante:



Oração: Nós vos pedimos Pai de bondade, que corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito santo. Amém.

Leitura (Verdade)

Observe bem os lugares, os personagens, objetos e atitudes de cada um.

Evangelho: Jo 12,1-11 Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde estava Lázaro, que ele ressuscitara dos mortos. Fizeram‑lhe ali um banquete. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam reclinados com ele. Então Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro, de elevado preço, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos, e a casa ficou repleta do perfume. Judas Iscariotes, um de seus discípulos, aquele que estava para entrega‑lo, disse: “Por que esse perfume não foi vendido por trezentos denários e dado aos pobres?” Ele, porém, disse isso não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa comum, pegava para si o que ali era posto. Disse, então, Jesus: “Deixa‑a. Foi para o dia de meu sepultamento que ela o guardou, pois sempre tendes os pobres convosco; a mim, porém, não tendes sempre”. Grande multidão dos judeus ficou sabendo que Jesus estava ali e veio, não somente por causa dele, mas também para ver Lázaro, que ele ressuscitara dos mortos. Os sumos sacerdotes, porém, decidiram que matariam também Lázaro, porque muitos dentre os judeus, por causa dele, passavam a crer em Jesus.

“Jesus estava em Jerusalém por ocasião da Páscoa dos judeus. Os amigos de Betânia o convidaram para um jantar, onde foi acolhido com um gesto próprio da cultura judaica: honrar hóspedes ilustres com óleo perfumado. João, querendo acentuar a importância desse acontecimento, faz um relato carregado de objetos simbólicos: casa, óleo, perfume, preço, quantidade. Elementos que apontam para a morte e sepultura de Jesus. Maria deu o melhor de si. Judas reage ao gesto da mulher, camuflando os próprios interesses. A reação de Judas nos ensina que o egoísmo conduz o ser humano a atitudes nefastas, como o roubo e a traição. A atitude de Maria aponta para uma vida plena de sentido: a ressurreição”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Dois personagens fortes nos questionam neste evangelho: Maria e Judas. Os dois usufruíam da intimidade com Jesus, no entanto, têm atitudes tão opostas. perguntemo-nos;
Tenho disponibilizado o melhor que há em mim para o Senhor e para os irmãos?
Ou reajo com desculpas para salvaguardar meus interesses pessoais e minha falta de generosidade em relação a Deus e ao serviço do próximo?

Oração (Vida)

Deixe seu coração expressar seu amor maior, o amor a Deus. Faça-o com louvor e gratidão por Ele ter doado sua vida por nossa salvação.

Agora expresse em forma de preces seu amor ao próximo. Olhe para os mais necessitados (pobres e ricos). Olhe para os rostos sofridos no meio da multidão. Perceba quem, o Espírito Santo que murmura em seu coração, lhe apresenta para que você abrace sua causa.

“Senhor, vosso amor não somente nos deu um coração capaz de amar, mas nos presenteou com duas mãos capazes de fazer tanto bem. Que nossas mãos sejam semelhantes às vossas, Senhor, que saibamos construir o bem em nosso coração e com nossas mãos torná-lo visível para os que nos rodeiam. Que ao longo deste dia nossas mãos possam estar direcionadas apenas para fazer o bem e aí, então, poderemos juntá-las em prece. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando este os exemplos que o Evangelho me apresenta hoje como me coloco à disposição da proposta e dos ensinamentos de Jesus?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Maria, irmã de Marta e de Lázaro, prepara o corpo de Jesus para a sepultura. Ela unge os pés de Jesus com um perfume caro. Judas Iscariotes a critica pelo desperdício. Jesus a defende. Lázaro, que Jesus fizera voltar a esta vida, estava na casa. Muitos judeus iam a Betânia por causa de Jesus, mas também para ver Lázaro, o que começou a preocupar os chefes dos sacerdotes. Decidiram então matar Lázaro. Lázaro acabara de morrer e de voltar à vida e já devia morrer de novo. Diz a tradição que ele viveu ainda muitos anos e depois morreu ou em Chipre ou em Marselha. A ressurreição de Lázaro não é a que queremos para nós.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.