Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 02/12/2023

34º Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Dn 7,15-27 Salmo: (Sl)Dn 3,82-87 - Filhos dos homens, bendizei ao Senhor.
evangelho
Ficai em alerta, rezando a todo momento - Lc 21,34-36

Tende cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela dissipação e embriaguez e com as preocupações da vida, e aquele dia caia sobre vós de repente, como um laço; pois virá sobre todos os habitantes da face de toda a terra. Ficai em alerta, rezando a todo momento, a fim de que tenhais força para fugir de todas essas coisas que estão para acontecer, e poder manter-vos em pé diante do Filho do Homem.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O Evangelho de hoje nos fala da necessidade de permanecermos despertos e vigilantes, preparados para o encontro definitivo com Cristo, o Filho de Deus.



Oremos: Pai, liberta-me da preocupação demasiada com as coisas materiais, ensina-me a orar e permanecer fielmente em sintonia com teu querer, caminhando lado a lado com teu Filho Jesus. Amém.

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta e detenha-se em alguns elementos presentes na narrativa.
Observe as advertências que Jesus nos faz para manter-nos conscientes da importância e também da fugacidade desta vida.

Evangelho: Lc 21,34-36 “Tende cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela dissipação e embriaguez e com as preocupações da vida, e aquele dia caia sobre vós de repente, como um laço; pois virá sobre todos os habitantes da face de toda a terra. Ficai em alerta, rezando a todo momento, a fim de que tenhais força para fugir de todas essas coisas que estão para acontecer, e poder manter-vos em pé diante do Filho do Homem.”

“O contínuo alerta de Jesus, para que a distração não tire o foco do seguimento e da vivência da vontade de Deus, se faz sempre presente. Em vez de gastar tempo com o excesso de regramento, Jesus convida para estar em alerta. Não se trata de sentir medo em relação ao amanhã, mas de fortalecer a fé na certeza de que não estamos sozinhos, pois Deus estará sempre conosco. Jesus recorda o valor da oração para manter-se em pé, quando as dificuldades se apresentarem e exigirem todas as energias existentes. O cristão não precisa prestar atenção aos que difundem o mal, mas reforçar a fé em Jesus, o único capaz de mostrar o caminho do bem e da salvação. Quem tem fé e reza sem cessar, sempre ficará de pé”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Neste segundo passo da leitura orante, aproxime-se do Evangelho e leia-o novamente. Durante a leitura, deixe-se conduzir pela Palavra e escute, com bastante atenção, a voz do Senhor, que fala com você por meio dela. Procure identificar o caminho que Ele lhe indica...

Oração (Vida)

Ao Senhor entregamos a nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida.
Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos.
Conclua com a oração: “Jesus Mestre, agradeço as luzes que me destes nesta meditação. Perdoai-me pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei e que espero viver, pela vossa graça. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Quais apelos esta oração lhe provocou?
Quais compromissos deseja concretizar em sua vida?
Orar e vigiar com confiança e fé é uma proposta concreta que o próprio Jesus nos pede.

Bênção

Abençoe-nos o Deus bondoso que se revela aos pequeninos. Em sua misericórdia nos dê a graça de caminhar com alegria ao encontro de Jesus que vem para nos salvar. Abençoe-nos o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A palavra de Jesus, ao concluir o Discurso Escatológico, é sobre a vigilância. Jesus dá cinco indicações: três negativas e duas positivas. Primeiro, devemos ter cuidado com a gula, a embriaguez e as preocupações da vida. Jesus quer nos dizer que, quando o ser humano se entrega à simples materialidade, coloca o sentido da vida, o senso de família, do convívio fraterno e o senso de Deus em risco. O perigo é o discípulo se instalar no presenteísmo, sem perspectiva de eternidade e de mistério. Um ser humano sem horizonte, sem esperança e sem Deus é infeliz. Positivamente, Jesus dá dois conselhos: ficarmos atentos e orarmos a todo instante. A vigilância e a oração são duas atitudes de esperança que só podem nascer de uma vida qualificada pela certeza da parusia. A oração faz com que o ser humano retire o centro de sua vida de si mesmo. Ela nos lança no coração de Deus, como seres necessitados dele. É com essa orientação de Jesus que nos abrimos para o Advento e o Natal que se aproximam. O comer, o beber e as preocupações cotidianas nos escravizam e animalizam. Vigilância e oração nos humanizam, nos integram e nos lançam no mistério da sede do infinito.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.