Evangelho do dia 07/06/2021
10ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde

Evangelho do dia 07/06/2021
10ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde

Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus - Mt 5,1-12
Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar: “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
Oração Inicial
Nesta semana a liturgia nos mostra a multidão sedenta da Palavra de Jesus. Abramos também nossos ouvidos, nosso coração para a Palavra.
Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo.
Leitura (Verdade)
Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os versículos que mais chamam sua atenção. O texto de hoje fala sobre as bem-aventuranças. “Felizes ...”, diz o Evangelho de Mateus.
Evangelho: Mt 5,1-12: Vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e ele começou a ensinar: “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós.
“O anúncio das bem-aventuranças é feito diante de multidões sofridas, compostas dos últimos da sociedade. É uma proposta revolucionária e que altera toda a escala de valores. Elas proclamam a libertação, e não o conformismo e a alienação. Tornam presente no mundo a justiça do próprio Deus. Justiça para aqueles que são inúteis ou incômodos para uma estrutura social, baseada na riqueza que explora e no poder que corrompe. Avante, vós, os pobres, a caminho vós, os últimos da sociedade, não aceitem as “mal-aventuranças”, que são o modo de viver dos poderosos deste mundo. Na realidade, as bem-aventuranças se constituem no retrato falado do próprio Jesus. Ele nos convida a participar de sua cruzada. O Bem vencerá o Mal. (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Releia-o com muita atenção, repasse-o em sua mente, desejando que toque o seu coração. Escute o que o Senhor tem a lhe dizer por meio de sua Palavra. Deixe que o Evangelho se misture com a sua vida, abra-se a ele sem medo e veja o caminho que Deus lhe indica.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento em que você é convidado(a), por meio da leitura orante, a dirigir a sua oração ao Senhor. Aproxime-se dele sem medo, faça a sua oração. Ore pelos que não conhecem a paz e a alegria de estar no caminho de Deus.
Contemplação (Vida e Missão)
De que forma a Palavra de Deus estará presente em seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Quem é feliz aos olhos de Deus? Quem é bem-aventurado diante dele? Os pobres em espírito e os perseguidos por causa da justiça. Destes é o Reino dos Céus. E quem mais junto deles? Os mansos e os aflitos, os que têm fome e sede de justiça e os misericordiosos, os puros de coração e os que promovem a paz. Estes agradam a Deus, gente de qualquer raça, nação ou religião. Os cristãos, porém, são bem-aventurados quando perseguidos e caluniados por serem seguidores de Jesus. Eles terão uma grande recompensa nos céus. Se, nesta terra, perseguições e calúnias fazem parte de sua herança, que sua companhia seja feita de mansos, misericordiosos e pacíficos, gente de coração puro, que busca a justiça, solidários na pobreza e na aflição. Bem-aventurado o mundo se em seu meio se multiplicarem os bem-aventurados. Iniciamos hoje a leitura semanal de Mateus com o Sermão da Montanha.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.