Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/10/2023

28ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rm 4,13.16-18 Salmo: Sl 105(104) - Para sempre se lembra de sua aliança.
evangelho
Eu vos digo: todo aquele que se pronunciar por mim diante dos homens, o Filho do Homem se pronunciará por ele diante dos anjos de Deus - Lc 12,8-12

Eu vos digo: todo aquele que se pronunciar por mim diante dos homens, o Filho do Homem se pronunciará por ele diante dos anjos de Deus. Mas quem me renegar diante dos homens será renegado diante dos anjos de Deus. E todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem perante as sinagogas, os chefes e as autoridades, não vos preocupeis em como vos defender nem com o que direis, pois o Espírito Santo vos ensinará, naquele momento, o que deveis dizer.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na liturgia de hoje, a Palavra de Jesus é motivadora e também nos interroga: “Todo aquele que se pronunciar por mim diante dos homens, o Filho do Homem se pronunciará por ele diante dos anjos de Deus”. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus e nos deixarmos conduzir pelo Espírito Santo que habita em nós.
Reze com esta canção:




Leitura (Verdade)

Faça a leitura do texto quantas vezes julgar necessário e repita as palavras ou frases que mais chamaram sua atenção.

Evangelho: Lc 12,8-12 Eu vos digo: todo aquele que se pronunciar por mim diante dos homens, o Filho do Homem se pronunciará por ele diante dos anjos de Deus. Mas quem me renegar diante dos homens será renegado diante dos anjos de Deus. E todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos conduzirem perante as sinagogas, os chefes e as autoridades, não vos preocupeis em como vos defender nem com o que direis, pois o Espírito Santo vos ensinará, naquele momento, o que deveis dizer.

“A preocupação de Jesus com seus discípulos é realmente minuciosa e instigante. Ele não apresenta uma vida marcada pela facilidade, mas regida pela autenticidade. Além disso, Jesus prepara os seus para que não se amedrontem diante de tudo que pode acontecer, por causa do seguimento dele. Além disso, garante que o Espírito Santo estará presente, inspirando o que dizer e o que fazer. É interessante dar-se conta do quanto Jesus esclarece a partir de possíveis situações, para que o bem e a verdade, no desfecho final, sejam os grandes vencedores. Blasfemar contra o Espírito Santo é negar que Jesus é o Filho de Deus e que, ao voltar ao Pai, enviou o Espírito. Sem o Espírito Santo, Deus não é Deus.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Iluminados pela Palavra de Jesus somos capazes de compreender o infinito amor do Pai e a força de seu Espírito nos advertindo, nos iluminando e guiando pelo caminho da Verdade e da Vida, que é Deus.
Como eu testemunho o Evangelho de Jesus na sociedade atual?
Reconheço a presença e o poder do Espírito Santo em minha vida?
Quais sentimentos a Palavra provocou em mim?

Oração (Vida)

Senhor, ajuda-me a acolher e testemunhar tudo o que Jesus nos ensinou.

Oração: Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Avaliar nossas atitudes à luz do Batismo e formular o propósito para este dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

O medo deve ser superado com o testemunho público em favor de Jesus Cristo. Nossa atitude, como cristãos no mundo, decidirá nosso último destino diante de Deus. Há sempre o risco da negação da fé por causa das perseguições e dos sofrimentos cotidianos. A blasfêmia contra o Espírito Santo é o completo fechamento da pessoa ao dom do Espírito e ao testemunho dos cristãos. Quem peca contra o Espírito não reconhece a obra redentora de Deus; não é capaz de testemunhá-la; e, pior, atribui ao maligno aquilo que é obra de Deus. No horizonte de Lucas, está também a rejeição de Israel a Jesus como Messias. O pecado contra Jesus é perdoável por provir de não crente, enquanto o pecado contra o Espírito Santo é uma apostasia dos discípulos que já eram cristãos. É, portanto, uma intransigência obcecada e pertinaz contra o Espírito, a forma extrema de rebeldia, de antagonismo ao amor de Deus. Os cristãos serão perseguidos e conduzidos diante das autoridades para confessarem ou rejeitarem sua fé. Quem tem o Espírito Santo e não o renega é capaz de enfrentar a perseguição. Assim faz o mártir, o confessor da fé.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.