Fundo
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/07/2024

Bem-aventurado Inácio de Azevedo, presbítero, e companheiros, mártires, memória - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: Is 10,5-7.13-16 Salmo: Sl 94(93) - O Senhor não rejeita o seu povo.
evangelho
Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas a sábios e entendidos, e as revelaste aos simples - Mt 11,25-27

Naquela ocasião, Jesus exclamou: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas a sábios e entendidos, e as revelaste aos simples. Sim, Pai! Porque assim foi de teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Deus jamais desvia o olhar do povo, da multidão e de cada ser individual. Caminhemos à luz da Palavra e sejamos sustentados por sua oração por nós.
Com o coração aberto, desarmado, confiante acolhamos o que o Senhor nos quer falar neste momento.

Peçamos: “Ó Jesus, Mestre Divino, iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta oração com a Palavra produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe como é a oração de Jesus. Qual sua relação com o Pai? Por quem Ele louva o Pai? O que Ele pede de nós?

Evangelho: Mt 11,25-27 Naquela ocasião, Jesus exclamou: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas a sábios e entendidos, e as revelaste aos simples; sim, Pai, porque assim foi de teu agrado. Meu Pai me confiou tudo. Com efeito, ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

“Nos versículos anteriores ao texto de hoje, Jesus havia feito críticas aos habitantes de algumas cidades, indiferentes a sua proposta de salvação. Aqui, nesta bela prece, Jesus louva a Deus por revelar o Reino aos pequeninos, por encontrar acolhimento entre os pobres e marginalizados, que anseiam pela libertação que Deus tem para lhes oferecer. A sabedoria humana não garante a posse da verdade; o que garante a verdade que salva é ter um coração aberto a Deus e a suas propostas: “Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna” (Jo 6,68). Deus revela-se em seu amor, manifesto no Filho. Conhecer a Deus é mais do que saber sobre ele; é estar envolvido com Deus e perceber seus apelos.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A partir desta oração de Jesus que ensinamento eu acolho para minha vida? De que modo esta oração que saiu do coração do Filho de Deus, Senhor da Vida, fortalece sua caminhada de fé?
Que luz Jesus lhe revela, com sua pessoa e sua mensagem?
De que maneira esta passagem o/a compromete? Quais sentimentos a palavra despertou em você?

Oração (Vida)

Só os pequeninos são livres o suficiente para aceitar o Senhor. Peçamos, pois, para nós esta mesma simplicidade de vida, que tanto facilita a explosão da verdadeira fé!
Neste momento deixe sua fé explodir em oração. Fale com Jesus, fale com o Pai, louve-o e agradeça por tudo o que ele já tem feito em sua vida. Faça seu hino de Louvor...

Contemplação (Vida e Missão)

Somente Deus pode pedir de nós preferência total, confiança absoluta. Qual é sua resposta ao Deus da Vida? Como você quer, de fato, aderir ao apelo que esta oração lhe faz?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Há sábios inteligentes que não receberam a revelação de Deus, por isso não conhecem nem o Pai nem o Filho, e há pequenos aos quais a revelação foi feita. Jesus agradece ao Pai por ter ocultado “essas coisas” aos sábios e tê-las revelado aos pequeninos. “Essas coisas” são tudo o que Jesus tem dito e feito até então e também o conhecimento do Pai. Somente o Pai conhece o Filho e somente o Filho conhece o Pai e “aquele a quem o Filho o quiser revelar”. As palavras de Jesus podem conter uma crítica às autoridades religiosas do seu tempo, aos fariseus e saduceus, e um elogio ao povo simples que o escutava e seguia. A crítica continua válida a todos aqueles que, por terem estudado alguma coisa, ou por terem alguma posição social, acreditam saber tudo. Estes muitas vezes elogiam a si mesmos e olham com desprezo o povo simples. Deus se revela a quem quer, a letrados e a iletrados. Quem porém, receber uma revelação deve saber que está recebendo uma missão. Dizia Paulo aos Gálatas: “Deus se dignou revelar o seu Filho em mim para que eu o evangelizasse entre os pagãos”. Quem sabe por revelação deve ajudar aquele que não sabe. A revelação está nas Sagradas Escrituras e na Tradição, interpretadas pelo Magistério da Igreja. Esta revelação está à disposição de todos os que têm fé. Estes são sábios pequeninos que estudam a revelação e a ensinam aos outros.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.