Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/03/2024

5ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95 Salmo: (Sl)Dn 3,52-56 - A vós, louvor, honra e glória.
evangelho
Eu não vim por mim mesmo, mas foi ele quem me enviou - Jo 8,31-42

Dizia, então, Jesus aos judeus que tinham acreditado nele: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Responderam‑lhe: “Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como tu dizes que nos tornaremos livres?” Respondeu‑lhes Jesus: “Amém, amém, eu vos digo, todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, mas o filho permanece para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis realmente livres. Sei que sois descendência de Abraão, mas buscais matar‑me porque minha palavra não encontra lugar em vós. Eu falo o que vi junto do Pai. Vós fazeis o que ouvistes de vosso pai”. Responderam‑lhe: “Nosso pai é Abraão”. Disse‑lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. Mas agora buscais matar‑me, a mim, que vos tenho dito a verdade que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. Vós fazeis as obras de vosso pai”. Disseram‑lhe, então: “Nós não fomos gerados da prostituição, temos um pai: Deus”. Disse‑lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, me amaríeis, pois saí de Deus e aqui estou. Eu não vim por mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito santo. Amém.
Prepare seu coração, com esta música, para a escuta da Palavra.


Repita este refrão meditativo, repita as invocações abaixo até conseguir entrar na intimidade com Deus.
Invocações ao Espírito santo:
Vem Espírito Santo, despertar a nova vida que vejo em mim.
Vem Espírito Santo, leva o meu coração pra mais perto de Ti.
Vem Espírito Santo, desenhar uma nova história em mim.
Vem Espírito Santo, faz de mim prova viva de que é mais feliz quem a Ti amar e contigo recomeçar.

Leitura (Verdade)

O Evangelho nos fala dos que acreditam em Jesus, e também dos que rejeitam a sua Palavra. Quem permanece na Palavra do Senhor conhecerão a verdadeira liberdade de filhos de Deus.
Evangelho: Jo 8,31-42 Dizia, então, Jesus aos judeus que tinham acreditado nele: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Responderam‑lhe: “Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como tu dizes que nos tornaremos livres?” Respondeu‑lhes Jesus: “Amém, amém, eu vos digo, todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, mas o filho permanece para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis realmente livres. Sei que sois descendência de Abraão, mas buscais matar‑me porque minha palavra não encontra lugar em vós. Eu falo o que vi junto do Pai. Vós fazeis o que ouvistes de vosso pai”. Responderam‑lhe: “Nosso pai é Abraão”. Disse‑lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. Mas agora buscais matar‑me, a mim, que vos tenho dito a verdade que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. Vós fazeis as obras de vosso pai”. Disseram‑lhe, então: “Nós não fomos gerados da prostituição, temos um pai: Deus”. Disse‑lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, me amaríeis, pois saí de Deus e aqui estou. Eu não vim por mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.

“Alguns interlocutores de Jesus continuavam fechados em sua compreensão a respeito do Messias; relutavam em dar espaço à novidade libertadora do Reino de Deus. Jesus vai direto ao ponto: minha palavra não encontra espaço em vosso coração, por isso não sois livres. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). Somente Cristo pode nos libertar do pecado que escraviza. Dar espaço à Palavra é aderir à proposta de Jesus, permanecendo comprometidos com seu projeto. É essa verdade, recebida como dom pela revelação, que permite ao ser humano não cair na escravidão. O pecado escraviza, a verdade liberta. Não estará aqui o motivo do vazio existencial de tantos corações? Muitas palavras e pouca verdade.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual palavra do texto encontrou mais sintonia com minha vida?
Ser cristão não é apenas ter o nome inscrito no livro da paróquia ou possuir uma certidão de batismo. Ser cristão batizado é seguir fielmente o caminho de Jesus, é permanecer firme em seus ensinamentos. Permanecer com Jesus na escuta de sua Palavra, na realização de sua vontade, na aceitação do seu Evangelho e na acolhida e no perdão com o próximo.
Avalie como está, e como quer ser, seu discipulado com o Mestre Jesus...

Oração (Vida)

Deixe seu coração expressar seu amor maior, o amor a Deus. Faça-o com louvor e gratidão.
Senhor, meu Deus, quero hoje renunciar a todos os gestos, palavras e pensamentos que geram a desunião ou rejeição. Peço teu perdão por todas as vezes que deixei meu ‘ego’ falar mais alto e usei palavras destrutivas ou tive atitude de rejeição. Peço, Senhor, pelos líderes religiosos e pelos governantes e autoridades de todas as nações, para que entendam que a polarização só desune. Que é possível discordar sem dividir. Rogo, Senhor, para que todo o ser humano abra seu coração para abraçar os sentimentos de compreensão, verdade, perdão. Que a paz reine na mente e no coração de todas as pessoas, a começar por mim. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Identifique os sentimentos que o/a habitam após meditar esse Evangelho. Proponha-se para uma atitude positiva.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A polêmica dos judeus com Jesus é prenúncio de sua morte que se aproxima. Na polêmica, surgem afirmações válidas para sempre: o verdadeiro discípulo permanece na palavra de Jesus, conhece a verdade e a verdade o liberta. É livre quem o Filho liberta. O Filho fala o que viu junto do Pai. Fala a verdade que ouviu de Deus. Foi Deus quem o enviou. Sua palavra não encontra espaço em todos, por isso alguns sempre procuram matá-lo, mas ele ressuscita.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.