Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/11/2023

Santo André, Apóstolo - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Rm 10,9-18 Salmo: Sl 19A(18) - Sua mensagem dirige-se à terra inteira.
evangelho
Eles, deixando imediatamente a barca e seu pai, o seguiram - Mt 4,18-22

Enquanto caminhava junto ao mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos – Simão, chamado Pedro, e seu irmão André –, que estavam lançando uma rede ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes: “Vinde atrás de mim e vos farei pescadores de homens”. Eles, deixando imediatamente as redes, o seguiram. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos – Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João –, que estavam na barca com seu pai, Zebedeu, aprontando suas redes, e os chamou. Eles, deixando imediatamente a barca e seu pai, o seguiram.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Memória litúrgica de Santo André, Apóstolo, irmão de Pedro.
Peçamos a graça de acolhermos a Palavra de Deus e nos deixarmos conduzir pelos ensinamentos de Jesus e pelo testemunho de seus primeiros seguidores que tiveram a fé, o amor e a coragem de dar plenamente sua vida em prol do Evangelho.


"Ó Deus todo-poderoso, sustentados em vossa misericórdia, fazei-nos caminhar destemidos ao encontro de vosso Filho, que vem para nos salvar e nos libertar. Ele, que convosco vive e reina para sempre. Amém. "

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e reflita o que diz o texto bíblico? O que muda na vida das pessoas quando Jesus entra na vida delas?

Evangelho: Mt 4,18-22 Enquanto caminhava junto ao mar da Galileia, Jesus viu dois irmãos – Simão, chamado Pedro, e seu irmão André –, que estavam lançando uma rede ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes: “Vinde atrás de mim e vos farei pescadores de homens”. Eles, deixando imediatamente as redes, o seguiram. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos – Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João –, que estavam na barca com seu pai, Zebedeu, aprontando suas redes, e os chamou. Eles, deixando imediatamente a barca e seu pai, o seguiram.

“O projeto de Jesus desconhece o individualismo. Ele faz questão de convidar apóstolos para que a obra tenha continuidade além dos tempos. Ao dirigir o convite, Jesus não leva em conta as aparências e muito menos a formação. Ele se fixa no coração daqueles rudes pescadores e consegue visualizar o universo de possibilidades que eles têm. Ainda hoje, ele continua chamando e enviando, pois há muito a ser feito e o Reino de Deus precisa alcançar a maior quantidade possível de pessoas. Estejamos atentos para ouvir seu chamado e, assim, dar nossa contribuição para que o Reino de Deus continue sendo o espaço da plenitude da vida, da justiça e da paz. A fé será sempre o melhor caminho a seguir.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O Menino de Nazaré nasceu, cresceu em sabedoria e graça, libertou e curou pessoas, formou discípulos. Juntos vão trabalhar em favor da humanidade. Serão pescadores de gente, de seres humanos. Aquele que existia desde sempre na eternidade decidiu fazer-se um de nós. Podemos vê-lo, ouvi-lo, senti-lo, compreendê-lo. Ele se relaciona, tem amigos, forma grupo. Os primeiros a acompanhá-lo foram os dois irmãos André e Simão, que será Pedro. Diz a tradição que André fundou a Igreja em Constantinopla, a capital do império oriental. Ele é o patrono do Patriarcado Ecumênico, sediado em Constantinopla, que hoje se chama Istambul e é a quarta maior cidade do mundo. Os dois irmãos, Pedro e André, morreram crucificados como Jesus. Pedro, de cabeça para baixo, e André numa cruz em forma de X, chamada de “cruz decussata”. Esses primeiros apóstolos são para nós exemplo de prontidão na resposta ao chamado de Jesus e de perseverança em segui-lo até a morte e morte de cruz. São o fundamento da Igreja de Jesus, que é apostólica porque vem dos apóstolos.

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em você neste dia?

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

A Igreja celebra a festa do Apóstolo André. Ele tinha uma pequena empresa de pesca no lago da Galileia, juntamente com Pedro, Zebedeu e seus dois filhos, Tiago e João. No milagre da multiplicação dos pães, André apresenta o menino que tem os cinco pães e dois peixes. Também resolve a situação dos gregos que querem conversar com Jesus. Foi crucificado na Grécia, onde é particularmente venerado. O texto do Evangelho de hoje apresenta o itinerário do chamado. São muito importantes os cinco verbos com os quais Mateus narra o chamado dos quatro primeiros discípulos: andar, ver, chamar, deixar e seguir. Jesus caminha junto ao mar e vê André em sua situação concreta. Chama-o. Ele abandona as redes e o mar, e o segue. O chamado de Jesus tem como objetivo o seguimento e a missão. André se tornará pescador de homens. O mesmo acontece com João e Tiago, que deixam não somente as redes como também a barca e o pai. Agora, eles são chamados a ser filhos de um único Pai, aquele do céu. André já procurava o Senhor, mas é Jesus quem o encontra. A fé e o seguimento nascem da escuta da voz do Senhor, que passa em nossas vidas e nos chama.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.