Evangelho do dia 27/07/2022
17ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde

Evangelho do dia 27/07/2022
17ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde

Ele vai, vende todos os bens e compra a pérola - Mt 13,44-46
“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola.”
Oração Inicial
Mais uma vez a Palavra de Jesus nos ilumina na caminhada cristã. Jesus continua falar em parábolas. Hoje ele nos conduz ao profundo do ser, em nosso santuário interior para descobrir a ‘perola’ preciosa que nos enriquece aos olhos de Deus.
Entreguemos ao Senhor a nossa vida e as nossas interrogações e confiemos que Ele nos dará a luz e a sabedoria para compreender seus ensinamentos.
Leitura (Verdade)
O Reino de Deus é um mistério que precisa de luz e graça divina para compreender suas nuanças. Escutemos esta parábola com os ‘ouvidos do coração.’
Evangelho: Mt 13,44-46 “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas. Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola.”
“Duas pequenas parábolas sobre o Reino de Deus. Como ele é precioso! Como merece todo nosso engajamento, como ele é a direção certa a nossa vida! O Reino é, afinal, este novo momento em que nos unimos em torno de Jesus, acolhendo o amor de Deus que nos salva. O agricultor pode avaliar isso: “É como um tesouro que eu encontrei cavando a terra”. O comerciante pode fazer contas: “É a pérola mais preciosa que eu já conheci”. Não é para ter o tesouro que ele vende tudo. Não é para possuir a pedra que ele vende todos seus bens. O tesouro não é um bem para ser nosso. Dando- -lhe máxima prioridade, nós é que pertencemos a ele, nos integramos ou nos entregamos a ele”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
Deus tem infinitos meios de nos despertar para o verdadeiro sentido da vida. Importa estar em sintonia com ele para compreender os caminhos que nos levam a conquista de nossa verdadeira felicidade.
Como construo minha vida interior?
Onde está a perola que procuro?
Oração (Vida)
“Queremos ser fiéis comunicadores da Palavra, Senhor de todas as nossas esperanças, Tu és o Vivente, aquele que venceu a morte, e mandaste teu Espírito para fazer novas todas as coisas. Tu guias os passos de todos os homens e de todas as mulheres que caminham nas veredas da história; e sustentas o empenho de todos aqueles que participam da obra criadora e renovadora do universo. Nós te ofertamos, Senhor, as alegrias e os sucessos de todos os teus filhos, empenhados nos vários âmbitos da comunicação, te apresentamos as suas incansáveis buscas de ti, para poder anunciar com verdade, justiça, liberdade e amor. Guia Tu, Senhor, quem nos vários areópagos abre novos horizontes de esperança, de vida verdadeira, de solidariedade, de comunicação e de comunhão. Nós olhamos com fé o novo mundo que nos chamas a construir com o nosso trabalho de comunicadores do teu Evangelho e te pedimos para dar asas ao nosso empenho, para podermos contribuir eficazmente para recompor o mundo em paz e unidade. E Tu, Deus da salvação, de amor e de esperança, envolve todos os homens e todas as mulheres que te procuram no teu terno abraço de Pai. Amém” (Agnes Quaglini).
Contemplação (Vida e Missão)
Concentrar nossa busca nos verdadeiros valores é encontrar a pérola. Como quero orientar minha busca neste sentido?
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Quem encontrou um tesouro escondido pode vender tudo o que tem para comprar o campo ou a pérola, pois sabe que o lucro que terá é infinitamente maior do que aquilo que vendeu. Se não se desfizer de tudo, jamais terá o lucro infinito. Quem um dia descobriu o tesouro do Reino, deve relativizar tudo para adquiri-lo, pois o valor do Reino é infinitamente maior do que tudo o que já se tem. Assim agiram os apóstolos que deixaram as redes, o barco, os pais e seguiram Jesus (Mt 4,18ss). Assim agiu Paulo, quando chama de “lixo” o que deixou para trás (Fl 3,7ss). Assim agiu Santo Agostinho, que deixou para trás seu mundo de opulência e pecado. Assim agiu São Francisco de Assis, renunciando à herança de seus pais por causa do evangelho. Cabe, hoje, a quem aderiu a Cristo, entender que o Reino não é algo que se vive ocasionalmente, quando convém. É o bem maior pelo qual é preciso se decidir com todas as energias. Não pode haver nenhum empecilho para isso. Então, é sempre preciso ter presente: o Reino é o bem maior e, para adquiri-lo, é essencial descobri-lo e depois relativizar tudo em vista dele. Caso contrário, o Reino continua escondido. Daí surgem algumas questões: pode alguém ser cristão se ainda não descobriu o valor do Reino? Pode ser discípulo se tem mais apego às coisas do que ao Reino? Pode o discípulo ser acomodado? Ele pode não vibrar com a descoberta do Reino?
Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.