Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 17/10/2023

Santo Inácio de Antioquia, Bispo e Mártir - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Rm 1,16-25 Salmo: Sl 19A(18) - Os céus enumeram a glória de Deus.
evangelho
Ele entrou e pôs-se à mesa - Lc 11,37-41

Enquanto falava, um fariseu o convidou para almoçar em sua casa. Ele entrou e pôs-se à mesa. Tendo visto que ele não tinha feito as abluções antes de comer, o fariseu ficou admirado. Mas o Senhor lhe disse: “Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas vosso interior está repleto de rapina e maldade. Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmolas o que está dentro e percebereis que tudo é limpo.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra nos faz construir em cada dia nossa vida, e nosso interior se solidifica na verdade de Cristo.



“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia-o o Evangelho pausadamente e observe as orientações dadas por Jesus. Que lições ela nos deixa?

Evangelho: Lc 11,37-41 Enquanto falava, um fariseu o convidou para almoçar em sua casa. Ele entrou e pôs-se à mesa. Tendo visto que ele não tinha feito as abluções antes de comer, o fariseu ficou admirado. Mas o Senhor lhe disse: “Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas vosso interior está repleto de rapina e maldade. Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmolas o que está dentro e percebereis que tudo é limpo”.

“Jesus almoça na casa de um fariseu. Como não podia ser diferente, o fariseu fica admirado por Jesus não cumprir os rigorosos rituais dos judeus. Jesus não perde a oportunidade de comentar o sentido e a finalidade da Lei, que deve estar a serviço do ser humano. Uma lei se justifica se promove a dignidade a partir da liberdade. Nas trocas de observações e constatações, o fariseu e Jesus não chegam a uma conclusão. No entanto, Jesus deixa claro que o que conta mesmo diante de Deus é a interioridade, a qual determina a exterioridade. A vida acontece de dentro para fora, e Jesus se ocupa com a essência de seus seguidores, e não com a excessiva exterioridade e legalidade desumanizante dos fariseus.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?
As orientações de Jesus são direcionadas também para nós, hoje. Permaneça por alguns instantes em silêncio, para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Espírito Santo, que pairas silenciosamente sobre as águas desde o início da criação, purifica-me na força da água do batismo, para que eu seja capaz de viver o silêncio da paz.
Espírito Santo, que falas silenciosamente na harmonia do universo, dá-me a capacidade de acolher meu irmão e minha irmã, no meu silêncio interior.
Espírito Santo, em quem o amor é presente, vem traduzir em meu ser, o teu amor pela sinceridade do coração.
Dá-me a coragem de interromper minhas atividades para trazê-las a ti na oração.
Ensina-me a rezar, a dialogar com o Senhor, ou a parar diante dele silenciosamente para escutá-lo.
Sustenta em minha prece o movimento do Espírito arrastando-me para Deus.
Na impossibilidade de rezar, ajuda-me a manter a oferenda da minha pobreza.
Ensina-me a sair de mim e rezar pelos outros, pela Igreja, pela Pátria, pela humanidade.
Espírito Santo vem converter-me para Deus. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Jesus insiste: o mais importante em nossa vida é nossa atitude interior. " Vós, fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas vosso interior está repleto de rapina e maldade. Insensatos! Quem fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmolas o que está dentro e percebereis que tudo é limpo” .
À luz desta Palavra apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro/a da Boa Nova

Ir. Carmen Maria Pulga

Um fariseu convidou Jesus para uma refeição. Normalmente, eles cumpriam algumas práticas higiênicas, além dos gestos de hospitalidade: oferecer água para lavar os pés, dar um beijo de acolhida e perfumar o hóspede. Em várias casas, havia uma miqweh, uma pequena piscina para os banhos rituais, que devolviam a pureza cultual. Ao menos, o convidado lavava as mãos antes de dirigir-se ao triclínio e deitar-se, em torno da mesinha central, sobre tapetes e almofadas. O homem está admirado, pois Jesus não lavou as mãos antes da refeição. É a ocasião para Jesus propor um discurso, cujo tema é: Deus procura a interioridade que se expressa na caridade, na prática da esmola. Os fariseus se preocupam exageradamente com a pureza externa de pratos e copos, mas não há a mesma preocupação com a pureza interior, dado que seu coração está cheio de rapina e maldades. Na Mishná, livro que condensa as tradições orais dos mestres, há um tratado sobre a pureza (Tohorot). A esmola deve ser uma caridade externa que revela uma atitude interior. Especialmente os livros de Tobias e Eclesiástico incentivam a prática da esmola como caminho de santificação (Tb 4,7.11; Eclo 4,1).

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.