Fundo
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/08/2023

17ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Lv 25,1.8-17 Salmo: Sl 67(66) - Ó Deus, que os povos te agradeçam.
evangelho
É João Batista; foi ressuscitado dos mortos; por isso realiza prodígios - Mt 14,1-12

Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar da fama de Jesus e disse a seus servidores: “É João Batista; foi ressuscitado dos mortos; por isso realiza prodígios”. Com efeito, Herodes tinha mandado prender João, acorrentá-lo e colocá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, pois João lhe dizia: “Não te é lícito tê-la por mulher”. Ainda que quisesse matá-lo, tinha medo da multidão, que o considerava um profeta. Ora, enquanto se celebrava o aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos e agradou tanto a Herodes que este prometeu, sob juramento, dar-lhe o que pedisse. Ela, instigada por sua mãe, disse: “Dá-me agora mesmo, numa bandeja, a cabeça de João Batista”. O rei se entristeceu; mas, por causa do juramento e dos convivas, ordenou que lhe fosse dada, e mandou decapitar João no cárcere. Trouxeram a cabeça numa bandeja, entregaram-na à moça, que a levou à sua mãe. Vieram os discípulos de João, pegaram o cadáver e o sepultaram; depois foram informar a Jesus.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A fama de Jesus chegou ao conhecimento do governador Herodes, o mesmo que havia mandado matar João Batista. A pessoa de Jesus, sua força profética, perturba a consciência de Herodes: será que João ressuscitou dos mortos? Um relato do Evangelho que nos faz refletir sobre as consequências de nossos atos.


Peçamos ao Espírito Santo que nos oriente para bem compreendermos os ensinamentos de Jesus.
Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Tomemos a sério nossas atitudes, sobretudo nas relações com o próximo. O que fazemos ao nosso irmão chega ao coração de Deus e tem consequências que reverberam em nós, tanto para o bem ou para o mal.

Evangelho: Mt 14,1-12: Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar da fama de Jesus e disse a seus servidores: “É João Batista; foi ressuscitado dos mortos; por isso realiza prodígios”. Com efeito, Herodes tinha mandado prender João, acorrentá-lo e colocá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, pois João lhe dizia: “Não te é lícito tê-la por mulher”. Ainda que quisesse matá-lo, tinha medo da multidão, que o considerava um profeta. Ora, enquanto se celebrava o aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos e agradou tanto a Herodes que este prometeu, sob juramento, dar-lhe o que pedisse. Ela, instigada por sua mãe, disse: “Dá-me agora mesmo, numa bandeja, a cabeça de João Batista”. O rei se entristeceu; mas, por causa do juramento e dos convivas, ordenou que lhe fosse dada, e mandou decapitar João no cárcere. Trouxeram a cabeça numa bandeja, entregaram-na à moça, que a levou à sua mãe. Vieram os discípulos de João, pegaram o cadáver e o sepultaram; depois foram informar a Jesus.

“O poder de Herodes não poupa a vida de ninguém. João Batista, como todos os profetas, não silencia diante da vida incoerente que Herodes levava. Entre mudar de atitude ou silenciar o profeta, Herodes silencia aquele que possuía o dom de ser certeiro, ao denunciar tudo o que era injusto. De Herodes até hoje, muitos perderam a vida pelo simples fato de denunciar o que não corresponde ao projeto de Deus. Interesses obscuros continuam gerando muitas vítimas, nos diferentes lugares do planeta. Quem segue Jesus não se sente confortável diante das estruturas que beneficiam poucos em detrimento de muitos. Sejamos testemunhas vivas da justiça de Deus! Não há necessidade de barulho, mas de atitudes”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Herodes está sofrendo com sua consciência por ter matado um profeta, um homem de bem, um consagrado do Senhor. Seu castigo foi o remorso. Geralmente, o remorso leva a um arrependimento, mas, no caso de Herodes, era apenas pavor, medo de ser castigado ainda em vida.
João Batista, o homem que batizou Jesus, foi uma pessoa integra, sem nenhum compromisso com a falsidade. Deu a vida por ser verdadeiro e corajoso na defesa do projeto de Deus.
Como avalio a integridade de meu caráter?
Sou capaz de sacrificar minha imagem social, minha reputação, em prol da justiça e da verdade?

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender do mistério de Cristo e apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Depois, se desejar, pode concluir com esta prece:
Senhor, dá-me uma consciência forte para que eu possa reconhecer o mal pelo que é e me arrepender das atitudes que percebo possam ofender o próximo ou que me levam a falsificar a verdade para salvar minha pele ou minha reputação. Ajuda-me a escolher o que é bom e rejeitar o que é contrário à tua vontade.
Deus de amor, Deus de compaixão. Cubra-me com o teu manto de proteção e divida comigo a tua infinita sabedoria. Rega a minha vida com o teu amor e com o teu cuidado, assim caminharei sem desviar do teu caminho!

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Herodes mandou decapitar João; os fariseus e saduceus fazem oposição aberta a Jesus; os adversários armam-lhe ciladas. Ele, então, se retira a lugares isolados diante do perigo (14,13). Essa seção que se abre prepara o Discurso sobre a Igreja (c. 18). Cristo coloca as bases da nova comunidade messiânica, diante da rejeição de Israel. A crise da Galileia revela o esfriamento das multidões e maior resistência dos adversários e das autoridades. A cena da morte de João Batista, já anunciada, de certo modo, no versículo 2, dá o contexto imediato da missão de Jesus. A narrativa é um misto de paixão amorosa, vingança, medo, manipulação, dança banal e vida ceifada. O ódio do casal Herodes e Herodíades a João se deve ao fato de este se opor ao relacionamento deles, por ela ser ex-esposa do seu irmão Filipe, o que é proibido pela Lei. Em uma festa de aniversário, acontece o banquete da morte. Resta a cabeça do profeta em uma bandeja. Isso se opõe radicalmente ao milagre da multiplicação dos pães, verdadeiro banquete dos pobres, ceia da vida. O martírio de João é antecipação da morte de Jesus.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.