Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/10/2023

São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Ef 2,19-22 Salmo: Sl 19A(18) - Sua mensagem dirige-se à terra inteira.
evangelho
Dele saía um poder que curava a todos - Lc 6,12-19

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar e passou a noite toda em oração a Deus. Quando chegou o dia, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado “o zelote”, Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor. Jesus desceu com eles e se deteve num lugar plano. Havia ali um grande número de seus discípulos e uma imensa multidão do povo, de toda a Judeia, de Jerusalém e da região litorânea de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e para que os curasse de suas doenças. Os atormentados por espíritos impuros ficavam curados, e toda a multidão procurava tocá-lo, porque dele saía um poder que curava a todos.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a discórdia da paz. Que vossa santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma. Amém.”




Ò Deus, que, pela pregação dos Apóstolos nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso Evangelho, concedei que pela intercessão deles, cresçamos em santidade, e , como comunidade de fé, acolhamos com amor todos os que vos busca e deseja. Amém.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? De quem parte a iniciativa do chamado? Qual o significado de ser apóstolo?

Evangelho: Lc 6,12-19 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar e passou a noite toda em oração a Deus. Quando chegou o dia, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado “o zelote”, Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor. Jesus desceu com eles e se deteve num lugar plano. Havia ali um grande número de seus discípulos e uma imensa multidão do povo, de toda a Judeia, de Jerusalém e da região litorânea de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e para que os curasse de suas doenças. Os atormentados por espíritos impuros ficavam curados, e toda a multidão procurava tocá-lo, porque dele saía um poder que curava a todos.

“Aprendemos com Jesus que, antes de pequenas ou grandes decisões, é necessário retirar-se, concentrar-se e rezar. Jesus, antes de escolher os doze apóstolos, retira-se em oração para não errar na escolha. Ele poderia dar conta da grande obra da evangelização, mas quis formar multiplicadores e deixar para eles o legado que recebera do Pai. Seguimos Jesus de diferentes formas, mas a oração deve vir antes de qualquer coisa. Inseridos no ativismo, muitas vezes esquecemos que a oração é uma prioridade e que precisamos reservar um tempo para orar. Quem reza já está agindo, pois abre seu coração para o Espírito Santo. Sem oração, a evangelização não alcança seu intuito. A oração é uma medicação”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Somos herdeiros da fé proclamada, vivida e testemunhada pelos apóstolos.
Você sente-se incluído/a no grupo dos escolhidos para esta missão?
Tem em você as disposições do discípulo/a de Jesus?
Sua fé de cristão batizado lhe sustenta a convicção de que é colaborador/a no projeto do Reino de Deus?
A sua oração produz força de transformação para mudar seus sentimentos ou alguma atitude ao seu redor?

Oração (Vida)

“Divino Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade. Que minhas orações sejam pontes de amor, que unam meu coração ao coração de Deus, nosso Pai, e ao coração de meus irmãos. Que meu fervor espiritual se renove sempre, para que minha alma frutifique na fé, na esperança e na caridade. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Dentre os muitos discípulos, Jesus escolhe alguns. Constitui um grupo: os Doze. Este número possui um forte conteúdo teológico, vinculado às tribos de Israel. Os Doze são base do novo povo de Deus. Jesus os envia em missão. Por isso, deu-lhes o nome de apóstolos, isto é, enviados, missionários. Dentre eles, Simão e Judas. Simão é chamado de Zelota ou Cananeu, provavelmente por sua vinculação com a corrente do zelotismo, que se caracterizava pelo uso da violência e da resistência armada ao Império Romano. Judas é caracterizado apenas como “de Tiago”, o que pode ser filho ou irmão; e é distinto de Judas Iscariotes, o traidor. Além das listas dos Doze, nos Evangelhos, Judas aparece em João 14,22: “Por que te manifestarás a nós e não ao mundo?”. Uma carta é atribuída a Judas. Jesus associa os apóstolos a sua missão. Eles vão aonde Jesus deve ir. Sua missão é: anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus, curar os doentes e expulsar o espírito maligno presente no mundo. O martírio de São Judas e São Simão é muito bem atestado.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.